Como o ChatGPT impacta na indústria de viagens?
A Inteligência artificial do ChatGPT pode ser forte aliada do setor, mas é preciso ficar atento em como usar
O ChatGPT é uma realidade que vem trazendo impactos para diversos setores empresariais e de mercado. Além de ser uma tecnologia nova, a AI – inteligência artificial é responsável por gerações de textos, esclarecimento de dúvidas e até mesmo planejamento e outros serviços relacionados ao setor de viagens.
O que é o ChatGPT?
De forma simplificada e objetiva, o ChatGPT, lançado em novembro de 2022 pelo laboratório estadunidense OpenAI, é um protótipo de chatbot, ou seja, uma ferramenta digital que tem como objetivo simular a interação humana. Alimentado por inteligência artificial, o ChatGPT se nutre de diversos artigos, textos, reportagens e demais fontes digitais para criar seu banco de dados. Com essas informações, é possível que a ferramenta consiga fazer pesquisas rápidas e formular respostas completas, articuladas e com bastante naturalidade.
Além disso, por se tratar de uma tecnologia ainda em fase experimental, o sistema se alimenta de dados e se aprimora conforme a interação do público. Com os feedbacks gerados pelos usuários, através das conversas com a inteligência, o ChatGPT é capaz de corrigir respostas futuras e se atualizar rapidamente.
Uso do ChatGPT para viagens e hospedagem
Para especialistas em tecnologia e hotelaria, a inteligência utilizada por sistemas semelhantes ao ChatGPT pode trazer benefícios para redes de hotéis ao redor do mundo. Ao alimentar a inteligência artificial com informações voltadas ao setor, como detalhes sobre acomodações, tendências de mercado e até mesmo estratégias do ramo, as futuras pesquisas e informações buscadas dentro da ferramenta serão completas e podem otimizar treinamentos e estratégias, por exemplo.
Além disso, a tecnologia irá permitir que diversos trabalhos manuais sejam automatizados, sendo possível acelerar os processos e garantir excelência em atendimento personalizado aos clientes, como é o caso das interações entre hóspedes de hotéis e equipe de acomodação. Para esses casos, os clientes poderão tirar dúvidas de forma automatizada sobre serviços e disponibilidades de forma instantânea, sem a necessidade de uma equipe disponível para o atendimento.
Para o caso de agências de viagens e planejadores de eventos, a utilização da ferramenta tem como principal funcionalidade tornar o atendimento ao cliente mais eficiente, permitindo que as empresas consigam um roteiro totalmente personalizado em minutos.
Principais empecilhos ao utilizar o ChatGPT atualmente
Mesmo com resultados impressionantes e alcance de mais de 1 milhão de usuários em apenas cinco dias no ar, o ChatGPT possui limitações que precisam ser levadas em conta antes da utilização de forma profissional. A principal e talvez mais preocupante delas seja sua base de dados. Mesmo sendo considerada bastante completa e capaz de fornecer respostas com qualidade de forma rápida e objetiva, esse sistema foi alimentado com informações equivalentes até o ano de 2021. Por isso, algumas informações podem estar desatualizadas e incompletas.
É preciso lembrar que a ferramenta é uma inteligência artificial em fase experimental, e, como diversas outras IAs lançadas, algumas informações podem ser incorretas e imprecisas, sendo necessário a verificação e correção das informações geradas. Além disso, a forma como a pergunta é feita para a ferramenta impacta diretamente no resultado final da resposta gerada. Sendo assim, é preciso que o responsável pela utilização do serviço esteja familiarizado com a linguagem e saiba fazer a utilização do chat.
Como se adaptar ao ChatGPT na indústria de viagens?
É inevitável que a utilização de inteligência artificial neste ramo seja uma realidade não muito distante, por isso ficar atualizado e informado em maneiras benéficas de utilização dentro do mercado é fundamental. Para isso, começar a buscar maneiras inteligentes de implementar a IA em pequenas tarefas do dia a dia pode ser o caminho para inserir a tecnologia e treinar a inteligência em benefício do próprio negócio.
Utilizar a ferramenta para marketing automatizado, como envio de mensagens personalizadas aos clientes ou mesmo e-mails de sugestões de viagens e acomodações, é uma maneira de integrar a ferramenta de forma simples e sem grandes riscos. Além disso, o ChatGPT já funciona para outras ferramentas de sistemas de gestão, como atendimento ao cliente, processos internos, como tarefas repetitivas, agendamentos e coleta de dados e análise.
Por fim, é importante lembrar que investir em tecnologia e se adaptar às diferentes inovações do mercado não significa que o setor irá acabar com as relações pessoais e hospitaleiras. Ter a união de uma boa equipe e de praticidade tecnológica pode ser o futuro do setor de viagens.