Centro histórico de São Luis (MA) poderá ter uma unidade Vila Galé

Direto de Barra de Santo Antônio (AL) – Jorge Rebelo de Almeida, Presidente e fundador da rede Vila Galé informou que assinou um protocolo de intenção com o Governo do Maranhão. O objetivo é implantar uma unidade Vila Galé no Centro histórico de São Luis, onde estava instalada a Defensoria Pública e poderá exigir R$ 80 milhões em investimentos, o que vai contribuir para resgatar a história local. Essa informação foi confirmada numa coletiva de imprensa que terminou agora há pouco em que foi apresentado o Vila Galé Alagoas, a 10ª unidade da rede portuguesa Vila Galé no Brasil. O resort entrou em operação no último dia 22 de junho, exigiu investimento de R$ 150 milhões em recursos próprios e foi implantada na praia do Carro Quebrado, no município de Barra de Santo Antônio, reconhecido como um dos mais belos litorais do Brasil. Possui 513 UH´s – unidades habitacionais disponíveis nas categorias apartamento, apartamento familiar, apartamento superior, suíte, suíte superior, chalé, chalé superior e chalé master.
Esteve presente nessa coletiva Jorge Rebelo de Almeida, Presidente e fundador da rede Vila Galé, seu filho, Gonçalo Rebelo que é o Administrador da rede e José Bastos, Diretor geral do Vila Galé Brasil. E quem iniciou a explanação foi o CEO Jorge que destacou os desafios de implantar o empreendimento em plena pandemia e com prazo de entrega bem apertado. Mas segundo ele, os prazeres da vida devem ser sofríveis e demorados. “Toda nossa equipe de construção e implantação teve que se esmerar muito para cumprir a meta e a implantação foi desafiante e agravada pela pandemia. Mas conseguimos cumprir as metas e entregamos mais um empreendimento apostando no imenso potencial turístico do Brasil”, destacou Almeida.

Oportunidades de investimentos
Ele enfatizou que independente de qual for o resultado das eleições, o Vila Galé vai continuar apostando no potencial turístico do Brasil que tem vários biomas e beleza naturais. “O turismo é uma atividade extremamente nobre e se o país funcionar normalmente, o turismo não precisa nada de especial. Trazer turistas estrangeiros é desafiante num país de dimensões continentais como o Brasil, mas acreditamos que criando a infraestrutura necessária e mantendo os investimentos na divulgação do destino, o Brasil vai crescer muito nos próximos anos”, avaliou Almeida.
De acordo com ele, o processo de licenciamento do Vila Galé Alagoas foi muito eficaz e contou com o apoio do Estado e Prefeitura. “Mesmo com poucos recursos, eles nos apoiaram com a infraestrutura como a pavimentação da estrada de acesso. E estamos muito felizes com essa chegada nesse litoral maravilhoso que vamos consolidar ainda mais o destino. Acreditamos no potencial do Estado e das pessoas, que são muito simpáticas e com vontade de aprender”, afirmou Almeida.

Geração de renda e emprego
Nesse primeiro momento da operação, o Resort está gerando 300 postos de trabalho e a expectativa é que até o final deste ano, chegue a 450 colaboradores. “80% da mão de obra é local e mais 700 pessoas se candidataram as vagas. Levamos em consideração na contratação aspectos comportamentais, como a simpatia, pois a técnica é mais fácil de ser transmitidas. Muitos desses colaboradores nunca tiveram registro em carteira de trabalho. Hoje somos os maiores pagadores de impostos de Barra de Santo Antônio e estamos muito motivados a continuar contribuindo para o desenvolvimento da Região”, revelou José Bastos.
Gonçalo destacou algumas lições que o Vila Galé tirou da pandemia da COVID-19, como valorizar o fator humano, manter o foco e nunca se acomodar diante das dificuldades. E a expectativa dele em relação a performance do Vila Galé Alagoas é muito boa. “As principais operadoras e comercializadoras no Brasil estão bastante otimistas com esse produto. Já temos dois voos charter fechado para trazer portugueses para o réveillon e a procura nos surpreendeu”.

Valorização da cultura
O novo empreendimento possui uma temática que homenageia escritores brasileiros e portugueses, pois a rede Vila Galé acredita que lazer e cultura devem andar de mãos dadas e todos os detalhes foram pensados para celebrar a temática. Os quartos, por exemplo, são uma referência de um escritor. Na recepção, os seis mais célebres escritores mundiais, como Fernando Pessoa, foram homenageados com estátuas realistas. As escritoras também ganharam uma exposição própria e há uma galeria dos 54 prêmios Nobel da Literatura. Grandes poetas também dão nome as salas de eventos como Jorge Amado, Eça de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Pessoa. Os espaços contam com uma moderna infraestrutura para receber eventos de diversos portes, sejam eles pequenas reuniões, encontros de negócios, ou grandes congressos.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Barra de Santo Antônio a convite da Rede Vila Galé para cobrir a apresentação desse empreendimento.