GastronomiaÚltimas Notícias

Casa Di Vina Hotel recria bar de Vinicius de Moraes em Itapuã

Bar do Pique foi fundado pelo poeta e sua esposa para receber os amigos nos anos 70

No ano em que se completa 110 anos de seu nascimento, Vinicius de Moraes recebe uma homenagem pra lá de especial na Bahia, mais especificamente em Itapuã, bairro da capital que ficou marcado em sua obra. Na casa frente mar em que o poeta viveu com sua sétima esposa, a atriz baiana Gessy Gesse, local onde atualmente funciona o Casa Di Vina Boutique Hotel e Restaurante, será inaugurado uma nova versão do Bar do Pique, ambiente fundado pelo casal nos anos 1970 para reunir os amigos.

Publicidade
Fispal

A concepção de reviver o Bar do Pique partiu das empresárias Renata e Luisa Proserpio, também responsáveis pelo hotel boutique Casa Di Vina. “Com a ideia de fazer um ponto de encontro para o restaurante, resolvemos trazer à tona essa história do bar de Vinicius e Gesse numa grande homenagem aos anos 70 na Bahia.

Casa Di Vina Hotel recria bar de Vinicius de Moraes em Itapuã
Empresárias Renata e Luisa Proserpio, responsáveis pelo hotel boutique Casa Di Vina, idelaizaram o projeto de recriar o bar – Divulgação
Renomado bartender baiano assina carta de drinques

Para assinar a nova Carta de Drinques do Bar do Pique, as empresárias convidaram o mixologista Laércio Zulu, natural do Recôncavo Baiano e considerado um dos 50 bartenders mais influentes e inovadores do mundo. ‘Licença Poética’, ‘Regra Três’ e ‘Aquele Abraço’ são alguns dos drinques criados por Zulu exclusivamente para o Bar do Pique, usando ingredientes locais e homenageando a história da casa. Atualmente ele é mixologista do Grupo Saints em São Paulo, responsável por dez operações que vão de choperias a restaurantes de cozinhas internacionais.

Publicidade
Harus
Referências em cada detalhe

Quem assina o projeto arquitetônico é o escritório paulista Superlimão, que optou por seguir a linha do original, com ambiente boêmio, que representa tão bem Vinicius na Bahia. O design teve como referências os relatos e fotos compartilhados por Gesse no encontro com os arquitetos. Para transportar o público à boemia criativa dos anos 1970, foi feito um painel de lambe com mais de cem mensagens e ilustrações da época: um convite a passear “com o olhar esquecido no encontro de céu e mar”. Nas paredes foram reproduzidos rabiscos e filosofias de porta de bar assinados por nomes que marcaram a cultura brasileira como Gal Costa, Antônio Carlos e Jocafi, Maria Creuza, e o produtor musical Roberto Santana, além de poesias do dramaturgo Gil Vicente Tavares escritas especialmente para o projeto.

Publicidade
Clima ao Vivo

Com vista para a Praia de Itapuã e à beira da piscina original do casal, com azulejos assinados por Udo Knoff, o bar traz um balcão escultural em granito Siena e tem traços orgânicos inspirados nas ondas do mar e nas curvas do violão, paixões de Vinicius.

Casa Di Vina Hotel recria bar de Vinicius de Moraes em Itapuã
Vitral em homenagem ao “sol que arde em Itapuã” – Divulgação
O sol que arde em Itapuã

Outra iniciativa de valorização da cultura baiana foi a ideia de refazer o vitral localizado no fundo da casa de Vinicius e Gesse. Instalado em 23 de outubro, o novo vitral em homenagem ao “sol que arde em Itapuã” tem desenho do artista plástico baiano Calasans Neto. “A Casa Di Vina tem como missão resgatar a memória do imóvel, tesouro da cultura brasileira, e compartilhar suas histórias em um memorial aberto gratuitamente a turistas e baianos, que a partir do verão de 2024 também poderão conferir a novidade do Bar do Pique” finalizam Renata e Luisa Proserpio.

Publicidade
Desbravador

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA