Bom relacionamento é a peça fundamental na Gestão de Compras

Este espaço da Abracohr Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes é para valorizar o gestor de compras. Nesta edição o entrevistado é Cristiano Garcez, é o encarregado de compras da rede Plaza de Porto Alegre.

Cristiano Garcez é o encarregado de compras dos hotéis da Rede Plaza, de Porto Alegre (RS) – Plaza São Rafael Hotel e Plaza Porto Alegre Hotel, está cursando Comércio Exterior, na Faculdade INEDI. Trabalha na Rede há 12 anos e tem oito anos de experiência no setor. Começou na Rede como controlista, passou pelo almoxarifado e logo depois assumiu a área de compras.
Segundo Garcez a tarefa de um comprador de hotel é difícil e de extrema importância, porém bastante gratificante. Quando se tem habilidade, conhecimento de todos os fornecedores, bons relacionamentos, autonomia na empresa, o trabalho torna-se menos complicado e de muito sucesso.

Um ponto bastante importante levantado por ele para trazer bons resultados e rendimento nas negociações de uma compra é fundamental o gestor estar atualizado com os produtos disponíveis no mercado. Preço e qualidade devem ser, obviamente, compatíveis. Pesquisar permanentemente é o grande segredo. Com a grande quantidade de produtos e fornecedores e a constante atualização e modernização dos produtos e a crescente exigência dos clientes (tanto internos quanto externos), de acordo com ele aumenta a dificuldade em definir, tornando o trabalho do setor de compras extremamente estratégico. Consideramos que a qualidade está diretamente ligada ao preço. Buscar o melhor preço com qualidade, jamais diminuir o padrão de qualidade para economizar. A economia virá através de boas negociações.

 

Na visão de Garcez um dos grandes desafios do setor de compras de um hotel é a logística, a entrega no prazo desejado. Muitas vezes alguns  fornecedores criam dificuldades para cumprir acordos. Quando os pedidos são menores, parece que não há interesse, claro que são exceções, mas ainda há esta lacuna entre cliente/fornecedor.

 

A grande dica que Garcez deixa para os gestores de compras de um hotel serem um profissional de sucesso é gostar do que se faz, comprometimento, constante atualização, bons relacionamentos,  agilidade, tanto com fornecedores quanto com colegas e chefias. Estar preparado para acompanhar as oportunidades que surgem, participando de cursos, eventos, feiras, ter foco naquilo que está buscando. Jamais prometer o que não se pode cumprir, ser honesto, ético, enfim, conhecer nosso cliente interno (para saber efetivamente que produtos eles buscam) e ter transparência nos relacionamentos.

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