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Assertividade no mundo corporativo

Artigo de Rhaxwell Nascimento*

O termo assertividade é um substantivo feminino que caracteriza aquele que fala com objetividade e determina algo de maneira categórica. No inglês um termo semelhante é “assurance” que, de certa forma, quer dizer seguro no que faz. Talvez a assertividade seja realmente uma habilidade de pessoas confiantes em si e que não tem dificuldades em expressar a sua opinião.

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Apesar de ser uma competência emocional e que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara sob determinado tema ou situação, por si só não pode ser considerada uma virtude, pois opinião sem base é “achismo”. Quem tem opinião sobre tudo ou é um gênio, ou é um chato.

Assertividade no mundo corporativo
A assertividade é uma habilidade que pode ser aprendida e deve ser desenvolvida Crédito – Geralt – Pixabay

Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e a sua autoestima, demonstra segurança, sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar, mas não pode deixar o ego, tampouco a vaidade dar lugar à razão. Por vezes, uma afirmação como: “não tenho opinião formada sobre isso”, pode denotar uma demostração de equilíbrio, maturidade e autoconhecimento.

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A assertividade não significa que uma pessoa está certa ou errada, mas indica que a pessoa anuncia e defende as suas ideias. O que irá definir o quanto vale a pena essa opinião será basicamente o respeito pelo contraditório, a aceitação à opinião do outro, mesmo havendo total e visceral discordância.

Cabe aqui um importante disposto: aceitar opiniões diferentes da sua não significa necessariamente concordar com elas. Mas pode ser que sim, pode servir para balizar melhor algumas certezas, até mesmo porque mudar de opinião pode ser salutar. Afinal, quem é dono da razão? Outra situação é evidenciar que algumas coisas não têm somente uma forma de serem feitas e que existem vários caminhos para se chegar à Roma.

Continuamente em minha trajetória profissional, durante a gestão das equipes incentivei e fiz questão de ouvir a opinião do time sobre as estratégias. Com essa prática pude constatar um importante ganho sinérgico e também uma ótima oportunidade de aprendizado. Ao permitir que cada membro do grupo pudesse se posicionar, novas práticas e métodos puderam ser adotados para o alcance dos resultados. Se o processo for ético e o resultado igual ou melhor, bem como o tempo, os recursos usados e os custos forem parecidos, por que tinha de ser apenas do meu jeito? Lembram que assertividade é segurança? Assim, dar autonomia ao time é uma obrigação do líder.

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De forma alguma coloco aqui em questão a autoridade e o respeito hierárquico. As empresas e os negócios precisam de ordem, personalidade e disciplina. Os planos mais estratégicos devem ser bem delineados, respeitados e, em alguns casos, poucos flexíveis, e as equipes devem entender a complexidade e o momento de propor uma mudança.

Existem muitos benefícios em ser um profissional assertivo. Esses tendem a ser mais bem-sucedidos em suas carreiras, cercam-se de bons pares, buscam trabalhar com os melhores e são capazes de construir relacionamentos fortes com seus colegas e superiores, não têm medo de assistentes competentes.

Assertividade no mundo corporativo
Liderar uma equipe de resultados vai muito além de fazer contas – Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

O mercado busca pessoas que entendam de pessoas, sejam clientes, colegas ou colaboradores. Liderar uma equipe de resultados vai muito além de fazer contas (que são fundamentais), é correlacionar razão e emoção, é discutir no campo das ideias e fazer com que a relação continue, mesmo quando confrontado com opiniões diferentes da sua.

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Para se tornar um profissional mais assertivo alguns pontos podem ser considerados. Olhar para si e para o outro é fundamental. É importante ser ético consigo mesmo sobre seus pensamentos e sentimentos. Entender a importância do desenvolvimento continuado. Aprender a comunicar seus pensamentos e sentimentos de forma clara e direta é primordial. O respeito à opiniões e pessoas discordantes é questão de inteligência emocional e até de sobrevivência social nos dias de hoje.

A assertividade é uma habilidade que pode ser aprendida e deve ser desenvolvida. Se você deseja se tornar um profissional mais assertivo, além do respeito ao outro, deve também cuidar para que sua posição seja balizada em ações consonantes ao seu discurso, conhecimento e geração de resultados. Assim, será necessário cada vez menos imposição, pois contra fatos não há argumentos. A maior conjugação de assertividade é a coerência.

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*Rhaxwell Nascimento é CEO da Associação e-DNA, Sócio na Digital MKT e Media (e-TAG Digital Signage System), Desenvolvedor de Negócios e Investimentos no Brasil e Portugal, Gestor de Alta Performance, Formador e Criador de Soluções. rhaxwell@e-dna.pt

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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