TradeÚltimas Notícias

ABEAR debate a qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas

Secretaria Nacional do Consumidor irá criar um comitê para debater com o setor aéreo os dados coletados pela plataforma Consumidor.gov

A Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro – juntamente com representantes das associadas GOL e LATAM, mais Azul – reuniu-se ontem, dia 7 de dezembro, com o Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, e o Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Vitor Hugo do Amaral Ferreira, para debater a qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas, tendo como ponto de partida os dados coletados pela plataforma Consumidor.gov. Também estiveram presentes representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA).

Publicidade
Clima ao Vivo

De acordo com Damous, “já nos reunimos em outras ocasiões com as entidades do setor para debater este tema. E agora, com a participação das empresas aéreas, vemos que o assunto cresce e é importante para acompanharmos”, disse durante a abertura da reunião. O Secretário afirmou que nos próximos dias deve ser publicada uma portaria que cria um comitê da Senacon para debater a prestação de serviços no setor aéreo, com reuniões sazonais reunindo os players do setor, a fim de analisar os tipos de reclamações e soluções.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Jurema Monteiro ressaltou que, “para nós é sempre uma satisfação participarmos desta agenda com a Senacon e analisarmos esses dados. Os números de 2023 do Consumidor.gov mostram que, passados os anos de pandemia, estamos em constante melhoria no atendimento ao consumidor. Se analisarmos a quantidade de passageiros que transportamos nós temos, proporcionalmente, um número pequeno de casos. Mas entendemos que cada usuário deve ser tratado da melhor forma, por isso estamos sempre buscando a evolução desses indicadores”. Em 2023, até outubro, o índice de solução das companhias aéreas na plataforma é de 81,8%. Em 2022 o índice foi de 75,3%.

Publicidade
Ameris

O comitê anunciado por Damous deve debater planos de ação para reduzir o número de reclamações, análise dos tipos de chamados não resolvidos, além de esforços para divulgar o Consumidor.gov para os usuários do transporte aéreo.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA