MercadoÚltimas Notícias

LATAM assina acordo de conservação da Amazônia na COP28

A companhia assinou acordo com a Future Carbon para compensar 400 mil toneladas de CO2 e proteger do desmatamento 22 mil hectares da Amazônia e do Cerrado brasileiro

A LATAM acaba de assinar em Dubai, Emirados Árabes Unidos, um termo de intenção com a Future Carbon para compensar 400 mil toneladas de CO2 com a geração de créditos de carbono que ajudarão a proteger 22 mil hectares dos biomas Amazônia e Cerrado do Brasil nos próximos 10 anos. O acordo foi assinado na COP28, a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em cerimônia exclusiva no The Conduit, uma comunidade global que reúne investidores, empreendedores e lideranças empresariais e da sociedade civil que buscam soluções para gerar um impacto positivo no mundo.

Publicidade
Desbravador

Os créditos gerados pela parceria ajudarão a conservar projeto em estágio inicial e exclusivo da companhia em região sob forte risco de desmatamento e degradação no Mato Grosso. Ao longo dos próximos 10 anos, serão 400 mil toneladas de CO2 geradas no modelo REDD+, que estabelece a redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e degradação ambiental por meio da conservação e aumento dos estoques de carbono florestal e manejo sustentável das florestas.

Os 22 mil hectares que serão protegidos e conservados pela LATAM estão situados nos municípios de Nova Olímpia, Denise, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu e Barra do Bugres, na região de transição entre os biomas da Amazônia (64%) e do Cerrado (36%). A iniciativa tem impacto potencial no clima (armazenamento e sequestro de carbono), na comunidade (destinação de recursos para o fundo socioambiental para promoção de ações em benefício da população local) e na biodiversidade (conservação da fauna e flora local e beneficiamento de produtos da bioeconomia).

Publicidade
Harus

Maria Elisa Curcio, Diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil, explicou: “A LATAM tem um compromisso de longo prazo com o Brasil, a América do Sul e demais regiões onde atua. A geração de créditos de carbono é um dos caminhos para contribuir com a conservação efetiva dos nossos ecossistemas de ameaças reais como o desmatamento. Escolhemos um projeto 100% brasileiro e em estágio inicial porque queremos ir muito além da simples aquisição de créditos de carbono. Queremos fazer parte da tomada de decisões e contribuir ativamente com medidas ambientais e socioeconômicas para manter os biomas do Brasil em pé e colaborar com as comunidades presentes”.

Fabio Galindo, CEO da Future Carbon Group, comentou: “É muito simbólica essa assinatura. A Future Carbon e a LATAM estão aqui mostrando para o mundo o potencial da Amazônia, da América Latina e como podem transformar vidas a partir de projetos de crédito de carbono. Como empresa brasileira com atuação global a partir de Londres, também ficamos muito felizes em sermos recebidos aqui no The Conduit que agrega essa comunidade com tantos parceiros importantes na agenda climática. Estamos construindo o mundo que queremos viver, oferecendo soluções com alta integridade, alta qualidade, impacto social e, principalmente, colocando as pessoas e as comunidades no centro da estratégia”.

Publicidade
Clima ao Vivo

A Future Carbon é uma climate business (empresa global no setor climático que atua como um ecossistema de soluções escaláveis em direção à descarbonização) que oferece soluções de ponta a ponta a partir de plataforma que agrega desenvolvimento de projetos de crédito de carbono, consultoria, carbon finance e concessões florestais. É parceira da LATAM no desenvolvimento do projeto Itamarati como parte da agenda de descarbonização da empresa rumo ao futuro NetZero.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Nadine Alves

Jornalista de 26 anos, formada em 2019 pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua desde 2018 no setor de turismo e é apaixonada por viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA