Gastronomia

ABAGA seleciona representante do Brasil na Copa Azteca 2011

O jovem chefe Fábio Henrique Watanabe do Restaurante Cantagalo de Mogi das Cruzes, em São Paulo, será o representante do Brasil na final da Copa Azteca 2011, a mais importante premiação da alta gastronomia latino americana que acontece no México nos dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro de 2011 e reunirá diversos países. Os três primeiros colocados na Copa Azteca 2011 estarão automaticamente qualificados para o Bocuse D´Or, a mais importante premiação da alta gastronomia mundial.
A conquista de Watanabe foi obtida na seletiva Brasil que a ABAGA – Associação Brasileira da Alta Gastronomia promoveu no Campus Centro da Universidade Anhembi Morumbi, na capital paulista no último dia 15 de junho e contou com sete duplas de candidatos de diversas partes do Brasil. Watanabe contou com o apoio do assistente Álvaro Gasparetto e assim como os demais candidatos, tiveram apenas cinco horas de prazo para preparar 12 porções utilizando carne de pato e mais 12 porções utilizando o peixe robalo, sendo que cada prato deveria ser acompanhados de no mínimo uma e no máximo três guarnições e dois molhos no máximo. Todos legumes, verduras, temperos, molhos deveriam ser preparados na hora e por mais experiente que fosse o candidato, não dava para esconder o nervosismo, pois era um olho no relógio e outro na receita, assim como ter em mente todo o regulamento que seguia regras internacionais. Até mesmo o tamanho dos cortes eram avaliados, assim como a apresentação dos pratos, a limpeza dos boxes, entre outros.
O corpo de jurados era composto por renomados chefes com grande experiência em concursos, sendo 13 jurados ao todo, com seis para julgar peixe, seis para carne e um presidente do júri e três juízes de piso. Entre os jurados e juízes estavam renomados chefes da alta gastronomia nacional como: Alain Uzan, Harold Lethiais, Andrea Esquivel, Volmar Zoche, Carla Pernambuco, Christian Formon, Yann Corderon, Luciano Boseggia, Michel Darque, Eric Berhand. Marcelo Pinheiro e João Leme.
Após o resultado, houve muito comemoração da dupla Watanabe e Gasparetto que deverão receber um treinamento por parte dos chefes da ABAGA para representar bem o Brasil no México. O segundo lugar da seletiva ficou com a dupla Paulo Sérgio Araújo e Philipe Martins e a dupla Camila Garcia e Lucas Apolinário ficou em terceiro lugar. Os demais participantes da seletiva foram: Fernando Lima e Caroline Chassereaux, Victor Ortega e Alex Mei, Kaique dos Santos e Gabriel Grinberg, Anderson Rodrigues e Everton Rocha.

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA