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A tecnologia como aliada na gestão comercial da hotelaria

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 3 minutos

*Por Vanessa Vilela

As diferentes tecnologias vêm evoluindo ano após ano desde as últimas décadas do século passado. Em diferentes contextos, elas atuam transformando e oferecendo alternativas para todas as áreas de nossa vida, sempre impactando, evoluindo ou levando nossas perspectivas para novos horizontes. A maior parte dessas tecnologias são introduzidas em nossa rotina, moldando nossos costumes, e oferecendo condições de aprimoramento de trabalho, produtividade, conexão, e acesso as informações.

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A tecnologia fazendo a diferença também na gestão comercial da hotelaria

Quando direcionamos nosso olhar para a hotelaria, e mais especificamente para a gestão comercial, notamos uma crescente, ainda que tardia, da introdução de métodos de automatização de processos nesse segmento. Engana-se quem pensa que a tecnologia demorou para encontrar soluções para esse setor. Mas em termos de Brasil, houve uma lentidão em compreender e confiar nos resultados de diferentes sistemas para a área de vendas da hotelaria. Essa mudança foi acelerada pela transformação do mercado, baseada na mudança de perfil do cliente, cada vez mais exigente e atento. Além disso, a competitividade exigiu de gestores uma mudança estratégica de como apresentar seu produto nas vitrines, em um desafio entre se manter atraente para o seu público, e conseguir sustentar um crescimento de receita para tornar seu negócio rentável. Sendo assim, foi inevitável a adesão de tecnologias nesses setores, onde modernos sistemas atendem a essas necessidades, e contribuem com um variado leque de processos internos.

O Sistema IO – Inteligência em Ocupação – é um exemplo prático de ferramentas que chegaram e revolucionaram o modo de trabalho e visão da gestão comercial. Presente na hotelaria desde 2018, ele rapidamente foi ganhando destaque no segmento, e hoje já está presente nas principais redes hoteleiras do País, nos maiores resorts, e grandes hotéis. Seu foco no aumento de receita e otimização de tempo, atrai a atenção de profissionais que querem ter mais horas para idealizar estratégias e ações, além de gerar oportunidades que viabilizem o alcance de metas. Para tanto, o IO é um braço de trabalho dos gestores no sentido que facilita seu acesso aos dados mais importantes do dia, expõe graficamente a participação de seus parceiros nas vendas, oferece análise da concorrência, o panorama atualizado de reservas e ocupação para qualquer período, além de um histórico de todas essas métricas, com balanços de datas personalizadas e comparativos anuais.

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Encontro da Hotelaria

Essa combinação foi um grande facilitador ao longo da pandemia, pois ajudou os executivos da área comercial a terem uma noção real de perdas e ganhos, e acompanharem mais detalhadamente sua retomada. Além disso, durante as diferentes nuances dos últimos 2 anos, os clientes do Sistema também conseguiram prever mudanças de cenários do mercado, e aplicar ideias de maneira preventiva, ou que melhor aproveitassem algum contexto positivo na demanda.

Vanessa Vilela, Diretora da Sistema I.O: “O Sistema I.O possui tecnologia que inova por trazer uma junção de funcionalidades na mesma plataforma, tudo de maneira bem intuitiva, rápida e fácil” (Foto: divulgação)

Altamente tecnológico, o sistema inova por trazer uma junção de funcionalidades na mesma plataforma, tudo de maneira bem intuitiva, rápida e fácil. Em seus painéis é possível ter acesso a: Área do gestor, Flutuação tarifária, Análise da concorrência, Revpar, Forecast, e os números relacionados as vendas passadas e futuras de todos os canais. Isso é possível devido a integração do sistema com todos os PMS, de onde extrai estes dados, e também com outras ferramentas como a Omnibees, que auxilia no momento de distribuição tarifária para os parceiros. Contudo, de um modo geral, essa é uma pequena amostra das facilitadas que a ferramenta oferece. Na prática ela substitui processo manuais que exigem muito tempo da equipe de vendas, e gera pouca produtividade, como o uso de planilhas, realização de cálculos, criação de relatórios, desenvolvimento de gráficos, price, e etc… Todas essas atividades fundamentais para uma gestão ativa, são automatizadas no IO, e o acesso é possível de qualquer lugar, em todo instante do dia.

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Clima ao Vivo

Tanta inovação em uma mesma plataforma, é convertida em satisfação e resultados pelos seus clientes. Em pesquisa interna, mais de 92% dos parceiros aprovaram sua utilização, todos conseguiram gerar maior produtividade de trabalho, e alcançaram um aumento médio de 30% no faturamento desde a implementação da ferramenta.

Essa é uma grande comprovação de como a tecnologia ajuda as pessoas a acompanharem um ritmo de vida e trabalho mais alinhado ao mundo contemporâneo, onde é preciso ter fontes acessíveis, seguras e rápidas para se manter antenado, e saber utilizar de maneira estratégica a inteligência artificial em favor dos próprios interesses.

*Vanessa Vilela é Diretora na empresa Sistema I.O

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