9º Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria foi um sucesso
Essa 9ª edição reuniu 378 convidados, entre CEO´s, Diretores e Gestores de diversas redes hoteleiras
O hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia sediou novamente a entrega dessa que é a maior homenagem dos hoteleiros no Brasil aos fornecedores do setor. Essa 9ª edição reuniu 378 convidados, entre CEO´s, Diretores e Gestores de diversas redes hoteleiras como: Patrick Mendes, CEO da Accor na América do Sul, Guilherme Paulus (GJP Hotéis & Resorts), Elias Rodrigues (HCC Hotels Specialist), Cincinato Lui Cordeiro (Slaviero Hotéis), Abel Castro (Accor), Osvaldo Júlio Neto e Sérgio Assis (Transamerica Hospitality Group), Guilherme Martini, Regina Segui e Mark Campbell (Atlantica Hotels), Juliano Antunes (Uliving Student Housing), Roberto Rotter (Plaza Hotéis, Resorts & Spas), Mauro Rial (Accor), Paulo Michel (Golden Tulip) e Michael Schnurle (B&B Hotels), entre outros. O evento foi antecedido por um coquetel, patrocinado pelas empresas: Berna, Queijos da Canastra e Tirol, Giuliana Flores, Futura Importadora, Brindisi Vinhos, Citro Cardilli, Nespresso, Data Beer (distribuidora da cerveja Mistura Clássica, servida na ocasião), Mr. Bey e PMS Solutions, que por meio da sua tecnologia de purificação, serviu água fresca e cristalina aos convidados. No coquetel, hoteleiros e fornecedores se encontraram e tiveram a oportunidade de se confraternizar e fazer networking.
Votação democrática
A enquete que apurou os Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2019 iniciou em 9 de novembro (data que se comemora o Dia Nacional do Hoteleiro) e se encerrou no dia 31 de janeiro desse ano. Foram avaliados fornecedores em 35 categorias, assim como a rede/hotel e a implantadora hoteleira que melhor se relacionou com os fornecedores. Após uma rigorosa apuração para identificar possíveis fraudes, a enquete teve um total 28.578 votos, sendo 5.032 votos únicos, contra 4.258 registrados na edição de 2018. Ou seja, o votante só podia utilizar um único CPF e e-mail e se alguém tentasse votar novamente com o mesmo CPF e e-mail, o sistema não aceitava. Além disso, após a votação o sistema enviava uma mensagem automática no e-mail que havia sido cadastrado no formulário de votação para comprovação. Nessa edição foi permitido o voto em apenas uma única categoria e esse foi um dos fatores para esse aumento expressivo de votos em relação a 2018.
E para finalizar o sistema, era necessário que o profissional da hotelaria votasse na marca mais lembrada e essa foi a que mais recebeu votos. Nessa edição foi dado a oportunidade para que hoteleiros independentes pudessem votar com e-mails corporativos gratuitos, como os terminados em Gmail e Hotmail. Vários profissionais de redes que atuam na área de governança, manutenção, jardinagem, lazer, alimentos e bebidas, recepção e eventos, que não possuem e-mail corporativo, também puderam votar usando seus e-mails pessoais. Por isso o rigor na apuração e tornou a votação ainda mais democrática. O apoio das entidades ao troféu foi de fundamental importância, pois elas incentivavam seus associados a votarem, sendo as seguintes entidades: ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil, FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Resorts Brasil, ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria, ABRACOHR – Associação Brasileira dos Compradores para Hospitalidade e Restaurantes, e SINDAL – Sindicato da Indústria de Equipamentos de Cozinha do estado de São Paulo.
O experiente apresentador e locutor Manoel Costa foi o Mestre de Cerimônia do evento e, após fazer as apresentações iniciais, ele chamou ao palco Gustavo Binardi, Diretor de Portfólio da Reed Exhibitions Alcantara Machado, para fazer suas considerações, tendo em vista que Binardi responde pela Equipotel que era parceira nesse evento. “Gostaria de aproveitar esse momento de casa cheia em que temos muita representatividade hoteleira, de fornecedores e de entidades para convidá-los a participar da Equipotel que acontece nos dias 15 a 18 de setembro no São Paulo Expo. Estamos posicionando a feira cada vez mais próxima às necessidades de nossos clientes e com uma proposta diferente e antenada com as necessidades do mercado. Uma delas é o segmento hospitalar, que trabalha com conceitos de hospitalidade e não encontra uma exposição no nicho do mercado. Muitas surpresas e inovações estão sendo preparadas para a mais importante feira de negócios do segmento hoteleiro da América Latina. E seguindo o plano e a contribuição de vocês vamos melhorar ainda mais o nosso produto”, ressaltou Binardi.
Tecnologias apresentadas na noite da entrega da premiação
Nesse ano foram apresentadas algumas tecnologias na noite de entrega da premiação, distribuído pela DOOH – Mídia de Impacto, com cerca de 30 cm de altura e 15 cm de largura era uma ferramenta eficiente para os convidados carregarem os celulares. Esse equipamento que estava no centro de cada uma das mesas conta com duas telas display em que vídeos e anúncios eram passados. Além de fixar a atenção dos convidados, eles tinham oito pontos para carga de várias opções e modelos de celulares. Assim os convidados puderam ter bateria cheia no celular para curtir, registrar e compartilhar cada momento do evento. Mas quem atraiu todas as atenções foi a Pepper, um robô humanoide com computação cognitiva que anunciava o nome das empresas que conquistaram o troféu. Através dos seus sensores de reconhecimento facial e de voz, a Pepper consegue adaptar conforme vamos conversando e um sonar que permite mapear um ambiente e se movimentar dentro dele, sempre desviando de obstáculos. Essa tecnologia de inteligência artificial ou robôs foi desenvolvida pensando em melhorar os processos em todas as áreas e aplicar soluções como essas no mercado, seja na área de recursos humanos, financeira, hospitalar ou de hotelaria, por exemplo, reduzindo o tempo de trabalho das pessoas e facilitando as operações. A empresa 5ERA é que possui essa tecnologia há 12 anos no Brasil guiando as maiores e mais conceituadas empresas no caminho da disrupção tecnológica.
Quem deu o tom musical do evento foi o jovem talento Felipe Okazaki, que apresentou várias músicas no estilo Pop Rock Nacional e Internacional. Ele preparou cuidadosamente um repertório e interpretou grandes sucessos de: The Police, U2, Coldplay, Depeche Mode, Erasure, Tears for Fears, Phil Collins, Ed Sheeran, Jason Mraz, Elvis, Robbie Williams, Oasis, Capital Inicial, Jota Quest, Cidade Negra, dentre outros hits Pop Rock.
O momento mais aguardado da noite, início da entrega dos troféus, foi marcado pela alegria da Accor, representada pelo CFO Mauro Rial, que recebeu a premiação na primeira categoria anunciada, “Melhor rede hoteleira para fornecer”. Rial recebeu uma placa das mãos de Roland de Bonadona, ex-CEO Accor e atual consultor da indústria hoteleira na Bonadona Consulting. Outro ponto alto da noite foi a revelação da “Marca mais lembrada pelos hoteleiros”, categoria vencida pela R1 Soluções Audiovisuais. Toda a equipe subiu ao palco emocionada para ouvir os agradecimentos de seu CEO, Raffaele Cecere.
Veja as fotos dos vencedores que subiram ao palco para receber essa premiação.
O Chef Willian Carvalho, do hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, assinou o menu do jantar oferecido durante a entrega do troféu. Sobre a inspiração para a elaboração do menu, Carvalho explicou: “Nós aqui no Pullman São Paulo Vila Olímpia, prezamos pela alimentação saudável com um menu wellness oferecido aos nossos hóspedes. Me baseei nisso para a elaboração do jantar. Foi servido um bacalhau fresco com purê de cenouras defumado, bem leve e equilibrado”.
Confira o menu completo: Entrada – Salada Mesclun: Nozes, queijo azul, vinagrete de limão Prato principal – Posta de bacalhau assado, purê de cenoura defumado e farofa de parma Sobremesa – Brownie com nozes e sorvete de vanilla do parceiro Mr. Bey. Houve também o sorteio de vários brindes e os convidados descobriram ao conferir debaixo do fundo da cadeira que sentava e uma vez encontrado o voucher, se encaminhava ao palco. Entre os brindes estavam vouchers de hospedagem cedidos pela empresa Visit Now e entregues pelo Diretor Bruno Guimarães. A Teka também ofereceu três kits têxteis, a Kabala ofereceu quatro utensílios de cozinha em acrílico e a empresa Soft Work dez bolsas com calçados de EPI muito usado na área de alimentos e bebidas dos hotéis. E ao som das músicas pop rock interpretadas por Felipe Okazaki, os convidados puderam se confraternizar e comemorar as conquistas.