AconteceuÚltimas Notícias

35ª edição da feira da ABIMAD começa com expectativas otimistas

De 31 de janeiro a 3 de fevereiro acontece a ABIMAD’35, principal feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina e a única do setor focada em negócios. Completando 20 anos de história, a feira terá 149 expositores e expectativa de 20 mil visitantes. A edição acontece no São Paulo Expo.

Publicidade
Desbravador

 

Dos 64 expositores da primeira edição ao volume de cerca de R$ 1 bilhão em negócios no evento de janeiro de 2022, as perspectivas para o setor num futuro próximo mostram-se ainda mais animadoras, especialmente porque, segundo dados da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário o mercado de exportações segue aquecido e o Brasil teve seu recorde de vendas de móveis para o exterior em 2021. Foram US$ 983,3 milhões em peças vendidas para 172 países, gerando receita 50% maior que a de 2020. No total, foram 421,2 milhões de peças fabricadas, patamar que coloca a indústria nacional como a sexta maior do mundo. A maior parte da produção, cerca de 80%, é de pequenas fábricas, concentradas no Sul, no Sudeste e no Nordeste.

35ª edição da feira da ABIMAD começa com expectativas otimistas
O primeiro dia da ABIMAD registrou boa visitação com corredores cheios (Foto: Hugo Okada)

Paulo Mourão, Presidente da ABIMAD e CEO da Artesania Actual comenta ainda que apesar dos números de 2021, o mercado, em 2022 teve pequena desaceleração de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados revelaram que o setor teve queda de 13,8% em relação a agosto de 2021.

Publicidade
Fispal

Segundo o Presidente, “O mercado nacional anseia por constante evolução em móveis e objetos de alta decoração, ao mesmo tempo que outros países mostram cada vez mais interesse na alta qualidade do que é produzido no país e tem sede de comprar. É aí que entra o case de sucesso que é a ABIMAD, trazendo sempre novidades, recebendo bem seus clientes e garantido diferenciais para os expositores que nenhuma outra feira oferece. Diante do cenário atual, nossa expectativa é de que 2023 seja um ano positivo e de estabilidade para indústria moveleira e de alta decoração. O retorno dos eventos presenciais e o crescimento econômico previsto com a reabertura comercial devem ser decisivos para este ano”, explica.

20 anos de ABIMAD

Comemorando duas décadas de fundação, a edição 35 da ABIMAD terá com o tema “Você é Nossa História”, em homenagem a todas as pessoas que ajudaram a construir a associação, lançada no dia 22 de maio de 2003. Ainda esse ano, será lançado um livro comemorativo que vai contar em detalhes toda a trajetória.

Dentre os fundadores, estavam Francisco Marcos Martins (Arte Nova Móveis), Gilmar Giachellin (Móveis Nordeste) e José Lúcio Aragão (Indústria Margareth), que, ao lado do empresário Paulo Allemand (Formanova Móveis) tornavam realidade o desejo de levar ao público e mercado uma nova maneira de apresentar e valorizar seus produtos. Nascia ali a ABIMAD, que se tornou ponto de referência no setor de móveis e acessórios de decoração.

Publicidade
Harus

Um ano depois, em 2004, era realizada a primeira feira destinada ao segmento, originalmente batizada como Unidade Móvel, e que em sua segunda edição transformou-se na Feira ABIMAD, tendo como foco da mudança o fortalecimento da associação e a necessidade de torná-la conhecida. A iniciativa deu tão certo e alcançou exponencial reconhecimento de público e crítica, que em 2005 foi criado um departamento internacional para promover a associação e a feira, com o lançamento do ABIMAD Export, projeto de fomento à exportação, junto com o programa ‘Quality for Export’ de capacitação das empresas parceiras para o mercado internacional. No mesmo ano surgia a Revista Hall, publicação exclusiva para  associados, lojistas e profissionais do setor de decoração e design.

35ª edição da feira da ABIMAD começa com expectativas otimistas
Wuander Ferreira, Diretor comercial da Aluminas, presença constante na feira (Foto: Hugo Okada)

Com participações em eventos de renome mundo afora, como a tradicional Isaloni – Salão do Móvel de Milão – encontros de negócios entre compradores estrangeiros e expositores certificados pelo QE, em 2008, a ABIMAD estreava a edição de inverno da feira, que acontece anualmente no segundo semestre e este ano será realizada de 18 a 21 de julho. “Trabalhamos, ao longo desses 20 anos, para colocar em evidência os fabricantes e talentos brasileiros do design, mostrando-os para o país e para o mundo. Esse trabalho de excelência fez da ABIMAD a maior feira do segmento de mobiliário e acessórios de alta decoração da América Latina e essa reputação deve seguir ainda mais sólida pelas próximas décadas”, ressalta Mourão.

Expectativas

Mourão também destaca sobre a edição: “Nós tivemos a maior confirmação de pré-registros de visitação. Temos um número surpreendente de importadores e estamos confiantes no resultado comercial do Brasil. A feira voltou as mesmas proporções da era pré-pandemia. Trata-se da principal feira de decoração da América Latina, que lança todas as tendências do mercado brasileiro”.

Publicidade
Clima ao Vivo

De acordo com Patrícia Linhares, Gerente executiva da ABIMAD, a decisão de realizar o evento ainda no início do ano, além de tradicional é estratégica e oportuna para o setor. “Nós somos a primeira feira do calendário. Temos em São Paulo um problema que são datas disponíveis em pavilhões e o melhor para eventos é o São Paulo Expo. Para nossas indústrias isso é muito importante porque vem do bota-fora e das férias coletivas das fábricas e inicia-se o ano com pedidos robustos. Temos fábricas que fecham pedidos até por seis meses de produção em chão de fábrica. Como se trata de um evento B2B, todos os participantes vêm para comprar mesmo”.

35ª edição da feira da ABIMAD começa com expectativas otimistas
O estande da Aluminas provou o potencial de negócios da ABIMAD (Foto: Hugo Okada)
Aumento de expositores

Nesta edição, a ABIMAD superou o número de expositores em relação ao ano passado. “Estamos com 146 associados expondo de um total de 168 que temos hoje debaixo do guarda-chuva da entidade. Estamos otimistas em relação a exportação com um projeto próprio, custeado pelas 55 empresas que o integram. Trouxemos muitos importadores. A moeda americana está boa, para os estrangeiros está bom comprar no Brasil, em comparação com outros países. Então estamos com mais de 220 pessoas de vários lugares do mundo comprando, sendo que alguns são convidados da ABIMAD, que trazemos com tudo custeado pela associação. Para exportação vai ser importante para as indústrias. O começo do novo governo não impactou o mercado da forma que pensávamos e os convidados VIPS estão presentes em peso. São mais de 650 VIP’s nacionais de diversos destinos do País”.

35ª edição da feira da ABIMAD começa com expectativas otimistas
Patrícia Linhares, Gerente executiva da ABIMAD (Foto: Hugo Okada)
Sazonalidade

Patrícia explica que a estratégia da ABIMAD de realizar duas edições anuais é assertiva para o setor. “O cliente se sente muito acolhido na edição de julho. É mais tranquilo porque ela é um pouco menor”. Mourão completa: “As coleções realmente são atualizadas mas o mercado implica acessórios também. Temos fabricantes e importadores de acessórios. Além disso temos parcerias que trazem muitas novidades para o público-alvo, seja na primeira ou na segunda edição anual”.

Publicidade
Ameris
Mirando o mercado hoteleiro

Mourão explica que nesta edição, a ABIMAD trouxe uma visão mais ampla do que considera como público-alvo, objetivando inclusive, o estreitamento de relações com o mercado hoteleiro. “Vários fabricantes da ABIMAD já atendem o segmento corporativo, que são grandes consumidores. Acreditamos que podemos atender tanto a hotelaria quanto a construção civil. São novas formas de negócios e a ABIMAD está preparada para isso”.

Ações futuras

O Presidente finaliza: “O Brasil é muito carente no e-commerce e a modalidade está crescendo. Essa é uma consciência que o Brasil precisa adotar que é a valorização a fim de fortalecer esse mercado tão pujante. Acreditamos que ao longo do ano, teremos outros eventos de capacitação. Visitamos as empresas associadas, completamos um check-list para garantir que eles tenham condições de atender os mercados afins. Existem outros temas em que precisamos avançar, o e-commerce é um deles. Nosso desejo é transformar o evento seguindo as tendências e anseios do mercado e a capacitação por meio de conteúdos segmentados, elaborados por especialistas, deve crescer como parte da feira”.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA