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Retomada do turismo

1º Workshop de Governança Hoteleira debate temas do setor

A Presidente da ABG Nacional — Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria, Maria José Dantas, terminou agora a pouco uma palestra na feira Food Hospitality World 2015, dentro do ciclo de palestras do 1º Workshop de Governança Hoteleira. A feira acontece em paralelo a 57ª edição do CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis, que prossegue até o dia 18 de Março, no São Paulo Expo Exhibition & Convention, em São Paulo (SP). O público que estava na plateia variava desde governantas, supervisores e gestores do setor de hospitalidade, até mesmo os proprietários e/ou investidores que planejam empreender, partindo de um novo projeto, ou fazer um retrofit em seus negócios.

Maria José iniciou sua palestra apresentando aos presentes uma visão operacional da hospitalidade e que serviços ainda fazem a grande diferença para atrair e fidelizar cada vez mais os hóspedes. Os desafios e o futuro dos serviços prestados pela hotelaria também foram abordados e Maria José deu ênfase às tecnologias existentes que agregam e maximizam valor aos serviços prestados e reduzem o custo operacional. E citou exemplos como a camareira eletrônica, os programas de interface com a recepção para liberar apartamento, assim como sensores em frigobar que controlam a retirada de produtos dentro do frigobar e já lançam no check-out. Com isto, dispensa a conferência por parte da camareira do frigobar assim que o hóspede faz o check-out.

Outro ponto que Maria José abordou foram os processos de limpeza com produtos químicos que reduzem de forma drástico o consumo de água e aumentam ainda mais a higienização dos ambientes, mas para isto, é necessário um bom treinamento das camareiras. “A governança é a área que mais consome recursos num hotel e se o processo não foi controlado, certamente haverá perdas desnecessárias que podem chegar a 30%, bastando adequar os produtos à técnica. Com técnicas e produtos adequados a camareira pode desenvolver um bom trabalho e encantar o cliente. Ela é uma grande representante do hotel, pois gentileza e cortesia são características inerentes da profissão. A única coisa que o cliente leva de um hotel é a melhor lembrança e a experiência de um serviço bem feito e com isto, certamente ele volta”, concluiu Maria José que terminou sua palestra apresentando o filme Bastidores da Hotelaria que pretende lançar em breve.

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