HOME Matérias RIOgaleão celebra 100 mil mudas plantadas do projeto Água do Rio das...

RIOgaleão celebra 100 mil mudas plantadas do projeto Água do Rio das Flores

42
1
SHARE
Concessionária participa de iniciativa para cumprir medida compensatória; de um total de 610 hectares, mais de 80 já passaram por restauração florestal desde novembro - Foto: Divulgação

O projeto Água do Rio das Flores, inciativa que busca recuperar 610 hectares (6.100.000 m²) de mata degradados em Valença (RJ), celebrou na última sexta-feira, 04 de agosto, o marco de 100 mil mudas plantadas. Para comemorar, o RIOgaleão participou da cerimônia que ocorreu na Fazenda Santo Antônio do Paiol, no município, e que também marcou a conclusão da primeira fase do projeto.

O custo estimado do projeto é de R$ 3,3 milhões e busca cumprir uma medida compensatória decorrente das obras de melhorias realizadas no Aeroporto Internacional Tom Jobim, previstas no contrato de concessão e que foram entregues antes dos Jogos Rio 2016. Do total de 610 hectares, 94 hectares de APP – Áreas de Proteção Permanente – serão recuperados pelo aeroporto, com espécies da Mata Atlântica, para fomentar a recuperação e preservação de nascentes e rios no município sul fluminense – o equivalente a 94 campos de futebol. A área está distribuída em 12 propriedades rurais.

Segundo o Inea – Instituto Estadual do Ambiente, até o momento já foi concluída a restauração florestal de 81,2 hectares em nascentes e matas ciliares, totalizando cerca de 135.279 mudas plantadas. O projeto Água do Rio das Flores terá duração de cinco anos, indo até 2021, e tem como objetivo a recuperação de nascentes e matas ciliares, que são as áreas em margens de rios, na bacia do rio das Flores, principal manancial de abastecimento público de Valença (RJ). A nascente é responsável pelo atendimento de 50.146 habitantes, representando 80,6% da população total do município.

SHARE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image