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Ramada Encore Berrini contará com robô de serviço focado no atendimento

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Fernanda Schaper, Gerente Geral do Ramada Encore Berrini

O Ramada Encore Berrini, localizado em São Paulo (SP), cuja abertura está definida para o próximo dia 13 de novembro, torna-se o primeiro hotel do Brasil a possuir um robô focado no atendimento a hóspedes. Rebeca Berrini foi o nome dado à nova robô do hotel que otimizará diversas funções dentro do empreendimento.

Dotada de inteligência artificial, Rebeca Berrini está apta a exercer funções de concierge, podendo fornecer informações sobre a hospedagem, horários de funcionamento do A&B do hotel, dar indicações de restaurantes e passeios na região e dar dicas de acesso à rede Wi-Fi.

De acordo com Bruno Guimarães, Diretor de Marketing e Vendas da Vert Hotéis, o software utilizado pelo robô permite o desempenho de tarefas repetitivas. “A Rebeca Berrini contribuirá para a nossa produtividade, realizando serviços corriqueiros do hotel, otimizando processos e permitindo que nossos outros colaboradores possam se dedicar e cuidar de tarefas mais focadas na experiência do hóspede”, afirma Guimarães.

Rebeca Berrini, na fachada do hotel Ramada Encore Berrini

Para a Gerente Geral do Ramada Encore Berrini, Fernanda Schaper, o uso do robô no hotel será um fator “surpresa”, o que deverá gerar muito entusiasmo dos hóspedes. “Com certeza, a Rebeca Berrini será uma novidade para nossos clientes e, certamente, fortalecerá a construção da imagem de nossa marca, enfatizando a inovação da Vert Hotéis frente à concorrência”, comenta Fernanda.

Para Bruno Guimarães, ter um robô no atendimento aos hóspedes é uma estratégia da marca Ramada Encore, “pelo estilo, categoria e características da bandeira. No caso do hotel da Berrini, alinhamos também conceitos de design, arte, tecnologia e informação, com ilustrações sobre a história da televisão, contada de andar por andar”, afirma o executivo.

Rebeca Berrini

A máquina está decorada com um adesivo com a logomarca do Ramada Encore e um crachá de identificação com o seu nome. Programada para circular pelo lobby do hotel, ela possui sensores de toque, presença e movimento que possibilitam-na desviar de obstáculos. O robô utiliza uma plataforma de hardware com capacidade de interpretação de voz e fala.

Com formato humanoide – o modelo Sanbot Elf possui rosto, braços e silhueta feminina –, a Rebeca Berrini exibe tamanho com cerca de 1 metro de altura e sua velocidade máxima de 2,5 km/h representa a metade da velocidade que pessoas conseguem atingir caminhando.

Para ser servido pelo robô, o hóspede tem que se aproximar da máquina e dizer o que precisa. Pode pedir informações gerais sobre o hotel e seus serviços. O robô não atende a pedidos de itens e também não efetua entregas. A máquina realiza pesquisa de opinião, perguntando, também pela tela, como a pessoa avalia sua estadia no hotel. Se receber cinco estrelas, a Rebeca comemora com uma expressão de felicidade e ainda manda um “tchau”.