HOME Matérias Aconteceu Presidente da ABR dá panorama dos resorts brasileiros

Presidente da ABR dá panorama dos resorts brasileiros

54
0
SHARE
Alberto Cestrone, Diretor do Infinity Blue Reort & Spa

Direto de Itajaí (SC) – Além de Diretor do Infinity Blue Resort & Spa, Alberto Cestrone também é o atual Presidente da ABR – Associação Brasileira de Resorts, que conta com 48 resorts associados. O executivo falou, em entrevista durante a programação da BNT Mercosul – Feira de Negócios Turísticos que ocorre no Centreventos Itajaí até este sábado (26) -, sobre a situação dos resorts no Brasil e planos da entidade para o setor.

Ele afirma que em 2017 houve aumento de diária média e pequena queda na ocupação. Para ele, os resorts fazem parte hoje da ‘lista de desejos’ dos brasileiros, e que a qualidade dos empreendimentos aumentou. “Dos resorts associados, o índice médio de satisfação é de 93.1%%. Quando começamos a monitorar no ano passado, estava em 87%. Então, esse sistema de monitoramento é útil para o resort, possibilita fazer a diferenciação de um sobre o outro e saber no que podem melhorar”, disse.

Segundo Cestrone, a ABR tem trabalhado para melhorar o desempenho dos resorts, para que cheguem a ter visitação similar à de empreendimentos de mesmo porte em outros países. “Estamos fazendo Workshops educacionais que começarão no dia 6 de junho no Hotel Casa Grande, no Guarujá (SP), voltado para agente de viagens, e vamos começar a fazer um treinamento e ao mesmo tempo uma confraternização entre os resorts participantes e os agentes”, explica.

A ideia é trazer a associação para dentro dos resorts associados, e por isso, a diretoria tem se empenhado a visitar os empreendimentos, conversar com os proprietários e gerências, para alinhar os objetivos da entidade com os do resort. “Essa semana estive em três dias de comitê – temos seis – com 45 pessoas participando. É um momento para troca de experiências, falando das dificuldades e soluções. Essa troca de informação faz toda a diferença em cada resort para manter a qualidade sempre melhor”, comenta.


Com um representante em Brasília (DF), a ABR também tem atuado junto ao Ministério do Turismo para atualização da Lei Geral do Turismo, monitorando as decisões pertinentes ao segmento. “Tínhamos em mãos um relatório que, de última hora, mudou um artigo da lei e estamos acompanhando para garantir benefícios não só para os resorts, mas para a hotelaria em geral. Estamos trabalhando para fazer algo mais justo para todos”, disse, e adiantou que a Lei Geral do Turismo pode ser aprovada antes do final do ano com mudanças positivas para todos, trazendo turistas estrangeiros para o Brasil, melhores condições do sistema aéreo e maior competitividade.