HOME Matérias Aconteceu 24ª BNT Mercosul tem início em Itajaí (SC)

24ª BNT Mercosul tem início em Itajaí (SC)

Com foco no turismo doméstico, evento acontece até amanhã (26)

125
0
SHARE
Tradicional corte de fita marca abertura da BNT Mercosul 2018

Direto de Itajaí (SC)  Com a presença de autoridades políticas locais, foi aberta na tarde de hoje (25) a 24ª edição da BNT Mercosul – Feira de Negócios Turísticos no Centreventos Itajaí, em Santa Catarina. O evento reúne nesta sexta-feira e sábado diversos players do mercado para promoção de destinos, serviços, atrativos turísticos e capacitação de operadores e agentes de viagem.

Organizado pelo empresário Geninho Góes, o evento estima abrigar cerca de 300 marcas reunidas entre os 103 estandes expositores. O feira teve um leve aumento de 15% em área e seu formato mudou. O formato labirinto deu lugar a corredores mais abertos dando mais espaço para a circulação de visitantes. Este ano, a feira conta com sete salas de capacitação, usando espaços que não eram usadas anteriormente.

Geninho Goes, produtor do evento – Foto: Raiza Santos

O executivo declarou que a proposta da feira é a promoção de destinos brasileiros, contando com 96% de expositores nacionais. Referindo-se à greve de caminhoneiros que gerou a falta de combustível em todo o País, Geninho afirmou que mesmo com eventos não planejados, quem está na feira pode fazer acontecer. “Acredito que haja uma redução (de público), mas natural. Este é um fator incontrolável que não depende de nós, mas pelo que vejo dos grupos chegando, será mais do que imaginávamos”, declarou, pontuando que antes do acontecido, a expectativa era de receber entre 6 e 6,5 milhões de pessoas.

De acordo com Góes, a BNT é uma das feiras ‘menos regional’, pois atua com grupos de agentes de viagens de várias cidades, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Argentina, Chile e Paraguai. “Se a BNT fosse depender dos agentes de viagens de Santa Catarina, ela não existiria, pois o estado é muito mais receptivo do que emissivo. No ano passado, tivemos participantes de mais de 380 cidades”, comentou.

Investimentos
De acordo com o secretário de turismo de Santa Catarina, Tufi Michreff Neto, o governo local tem trabalhado para que haja cada vez mais empreendimentos como o Parque Unipraias para fomentar o turismo no estado e trazer cada vez mais investimentos para a cidade. “Em virtude dos investimentos feitos em revitalização e modernização dos atrativos, buscamos a possibilidade de parceria com a iniciativa privada para a construção de hotéis e outros empreendimentos”, adiantou Neto.

Em Santa Catarina, o turismo representa 13% do PIB. Segundo o secretário de turismo, o setor cresceu 6,7% em 2017, número que deve ter incremento de 3,7% este ano. “No próximo dia 7 de junho, será anunciado em Florianópolis pelo Ministro do Turismo o Prodetur + Turismo, uma linha de crédito de 5 bilhões de reais para o setor em todo o Brasil, via BNDES ara projetos públicos e privados, com financiamento de 24 anos, três anos de carência para pagar e já temos alguns empreendedores e prefeituras interessadas”, contou Tufi. Além disso, a cidade de Balneário Camboriú vive a expectativa da abertura do Centro de Eventos na cidade, com previsão de abertura para novembro.

Tufi Michreff Neto, Secretário de Turismo de Santa Catarina – Foto: Raiza Santos

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira pontuou em seu discurso na cerimônia de abertura o incremento de 16% no turismo da cidade na temporada 2016/2017, período que Santa Catarina recebeu 4 milhões de turistas. Ele destacou as obras de revitalização da orla e a futura roda gigante em Balneário Camboriú como resultados dos investimentos feitos no estado.

Prefeito de Balneário Camboriu, Fabrício Oliveira – Foto: Raiza Santos

Bob Santos, Secretário Nacional do Ministério do Turismo, representou o Ministro Vinicius Lummertz e afirmou que a pasta prestará mais apoio à eventos como a BNT Mercosul, e que as ações realizadas pela feira merecem mais atenção do ministério.

Bob Santos, Secretário Nacional do Ministério do Turismo – Foto: Raiza Santos

A redação da Revista Hotéis cobre a BNT Mercosul a convite da organização do evento e se hospeda no Infinity Blue Resort & Spa.