HOME Matérias Especial Pillaster Engenharia concluiu obra do ibis Tatuapé

Pillaster Engenharia concluiu obra do ibis Tatuapé

Os métodos e sistemas construtivos implantados nessa obra trouxeram altos ganhos de produtividade, redução de custos, maximização do conforto e segurança à moderna edificação

350
0
SHARE
A edificação foi executada com métodos e sistemas construtivos modernos

A Pillaster Engenharia é uma tradicional construtora com forte atuação no segmento residencial, comercial, industrial e de hospitais. Com o amplo know how adquirido em quase duas décadas em várias obras desses segmentos, a construtora teve um recente desafio.

Executar uma moderna edificação de um hotel padrão internacional com 11.887 m² de área construída, distribuída em 11 pavimentos, três subsolos e 271 unidades habitacionais. A contratante foi a Setin Incorporadora e a obra foi o ibis Tatuapé, localizado em uma das áreas mais movimentadas da capital paulista.

Foi erguido na Av. Radial Leste no cruzamento da Av. Salim Farah Maluf e bem próximo onde passa a linha Leste-Oeste do Metrô. Isso exigiu uma grande logística para movimentação e recebimento de materiais, assim como soluções acústicas para evitar que os ruídos externos interferissem na tranquilidade dos hóspedes. E o resultado surpreendeu na redução do custo, prazo da construção, assim como o excelente padrão de qualidade da obra.

A preocupação na compatibilização dos projetos, a fim de evitar retrabalhos e custos desnecessários começou no recebimento dos projetos das fundações e das contenções fornecidos pela Setin. “Elaboramos uma análise criteriosa desses projetos com a finalidade de estudar possibilidades que pudessem reduzir custos e prazos de execução, sem prejuízo da segurança e da qualidade.

Juntamente com uma empresa parceira, especializada em geotecnia e fundações, conseguimos elaborar alterações nas contenções, utilizando lamelas com larguras maiores nas paredes diafragmas, mantendo a mesma espessura e comprimento do projeto original. Com isso reduzimos de forma considerável o número de tirantes provisórios, em função de ter menor número de lamelas e também em função de eliminar uma linha inferior de tirantes provisórios ao longo de todo o perímetro do terreno. Mas foi necessário executar um pequeno talude em substituição à esta linha de tirantes.

Os acabamentos finais da implantação estão sendo realizados

Como consequência dessa alteração dos projetos das contenções, conseguimos uma redução no prazo de execução e uma economia devido à redução da quantidade de tirantes provisórios”, explica o Diretor da Pillaster Engenharia, Cassiano Carbonell.

Acústica perfeita

Em razão da proximidade da edificação da linha do metrô e das movimentadas avenidas Radial Leste e Salim Farah Maluf, houve uma grande preocupação na construção com relação a acústica.

Os projetos das esquadrias dos apartamentos do hotel indicavam que deveriam ser fabricados em perfis de PVC, com vidros laminados. “Contratamos um consultor de acústica para elaborar estudos de controle de ruído e conforto acústico com a finalidade de atender as exigências do manual da AccorHotels e as normas de desempenho em relação aos limites de pressão sonora, em especial no interior dos apartamentos. Tivemos que estudar diversos elementos construtivos do empreendimento, tais como: lajes dos pavimentos tipo; laje de apoio do grupo gerador de energia elétrica; lajes do pavimento técnico; janelas; paredes externas; paredes internas e porta de entrada do apartamento. O objetivo era avaliar o desempenho acústico destes elementos e os estudos indicaram a instalação e mantas em pisos, painéis absorventes em paredes e tetos de salas técnicas. As esquadrias deveriam ser em PVC com vidros laminados com espessura de 8 mm e portas especiais na entrada dos apartamentos”, destacou Carbonell.

Outra preocupação que ele menciona na parte acústica em relação a execução dessa obra foi a instalação do grupo gerador de energia elétrica, na laje de cobertura do empreendimento. Os projetos iniciais indicavam equipamento convencional, sem carenagem, instalado no interior de sala fechada com paredes e tetos.

Devido à grande potência deste grupo gerador (625 Kva), o nível de ruído ultrapassava os limites estabelecidos para o ruído aéreo e para o ruído permitido no interior dos apartamentos do último pavimento, abaixo da laje de cobertura.

“Após consulta com especialistas e fabricantes, a solução encontrada foi a substituição do grupo gerador por um carenado e instalado em área aberta, sem cobertura, somente com paredes perimetrais. Desta forma, conseguiu-se atender todos os limites de pressão sonora para ruídos aéreos e os limites de pressão sonora entre o piso da sala do gerador e o interior dos apartamentos”, assegurou Carbonell.

Parceria de sucesso

A atuação da Pillaster junto a área técnica de Design e Implantação AccorHotels e a Setin foi muito importante para o pleno êxito dessa obra. É o que destaca Paulo Mancio, Vice-presidente sênior de Design e Implantação AccorHotels América do Sul.

Segundo ele, desde o início da obra houve uma atuação em conjunto e dessa forma, as estruturas atenderam às exigências mais recentes adotadas pela AccorHotels. “Entre elas, nós podemos citar a dupla camada de proteção antirruído. Os revestimentos duplos das paredes entre os quartos também permitem isolar o som interno. Esses são exemplos do que é possível fazer em termos de qualidade construtiva em um projeto novo e executado em estreita parceria com o investidor. E o resultado, é uma edificação com conceitos modernos de design para maximizar o conforto e a segurança dos hóspedes ”, revela Mancio.

Paulo Mancio: “Tudo o que há de mais moderno na hotelaria mundial estará no ibis Tatuapé”

Para ele, esse empreendimento é de grande importância para AccorHotels porque trata-se do primeiro ibis na Zona Leste de São Paulo, uma região populosa, com muitos atrativos para o turismo de negócios e de lazer e onde a AccorHotels ainda não tinha presença.

“Agora, o ibis vai oferecer a esta região a mais moderna opção hoteleira para o segmento econômico, com a já conhecida qualidade dos hotéis da marca, aliada ao design diferenciado, conforto superior e localização privilegiada no coração do Tatuapé. Esse ibis terá preço muito competitivo e qualidade superior aos seus concorrentes na região. Tudo o que há de mais moderno na hotelaria mundial hoje estará no ibis Tatuapé, como a nova decoração dos quartos. Terá restaurante para café da manhã e jantar e um bar abertos ao público para oferecer diversas opções gastronômicas e de drinks, além de eventos musicais. O hotel é o único na região a receber cães de até 15 quilos e terá conexão wi-fi. Esse empreendimento foi construído para agregar muito conforto e comodidade aos hóspedes”, finalizou Mancio.