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Ministério do Turismo lança guia de recepção para turistas com deficiência

O Ministério do Turismo apresentou o guia “Dicas para atender bem turistas com deficiência”, a publicação é dirigida especialmente aos prestadores de serviço do setor. A iniciativa vai ao encontro do Plano Nacional de Turismo 2013-2016, da Pasta, que prevê em suas ações a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento dos segmentos turísticos de demanda própria como é o caso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A cartilha voltada para o atendimento de turistas com deficiência ou mobilidade reduzida ressalta que a acessibilidade é um direito universal que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, permitindo uma maior autonomia não apenas para pessoas com deficiência, mas para pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas e pessoas idosas.

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Alberto Alves, Ministro interino do Turismo, ressalta que é importante as equipes estarem preparadas para atender diversos tipos de deficiência e não apenas a motora. “Atender bem é uma premissa universal do turismo e além da acessibilidade na estrutura dos atrativos e empreendimentos, é importante que os prestadores de serviços turísticos saibam como bem atender as pessoas com deficiência. Afinal, as necessidades e características de uma pessoa com deficiência auditiva são diferentes das necessidades e características de uma pessoa com deficiência visual ou mobilidade reduzida”, afirma.

Ao todo foram produzidos 35 mil exemplares que já está sendo distribuído a prestadores de serviço turístico de todo Brasil, com maior foco no Rio de Janeiro e cidades do futebol, de forma a auxiliar os profissionais que estão atendendo os turistas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O MTur também está em fase de produção de outros dois guias que serão direcionados ao atendimento de pessoas idosas e ao público LGBT.

 

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