HOME Ultimas Notícias Mercosul traça estratégia integrada para atrair turistas internacionais

Mercosul traça estratégia integrada para atrair turistas internacionais

Países do bloco apontam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos como oportunidade especial para promover destinos da região

4
0
SHARE
Crédito: Embratur

Os Ministros de Turismo do Mercosul decidiram, por consenso, promover o bloco de forma integrada em mercados distantes. Os participantes da 17ª Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul discutiram também a criação de uma marca única para o Mercosul e a implementação de medidas que facilitem a circulação dos viajantes internacionais pelos países do bloco.

O documento-síntese do encontro realizado nesta quinta-feira (7), em Montevidéu, no Uruguai, aponta a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 como uma importante plataforma para mostrar ao mundo os destinos da América do Sul. “O ganho com os megaeventos é incalculável. E isso ocorre, justamente, porque os grandes eventos ajudam a aumentar e a reforçar a visibilidade de qualquer País em escala global”, completou o presidente da Embratur, Gilson Lira.

De acordo com estimativas do Comitê Olímpico Internacional, aproximadamente 5 bilhões de telespectadores em todo mundo assistirão aos jogos. Neste sentido, apresentaram um texto referente a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que teve o apoio de todos os ministros presentes referente à reunião.

Na discussão sobre a facilitação para o turismo no Mercosul, entraram em pauta a flexibilização das barreiras físicas e a repactuação das exigências consulares. Uma das propostas é garantir ao turista internacional, que possua visto de um dos países do Mercosul, o trânsito livre nas demais nações do bloco. Entre os países de mercados distantes que poderão receber a promoção integrada do Mercosul estão a China, Coréia do Sul, Singapura, Nova Zelândia e Austrália.

País-sede do encontro dos ministros, o Uruguai, ocupa a 6ª posição no ranking de visitantes da América do Sul, com mais de 223 mil turistas. A próxima reunião acontecerá na Venezuela, ainda com data a ser marcada.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image