HOME Matérias Jovens da ONG Unibes, apoiada pela Accor, visitam mural de Eduardo Kobra

Jovens da ONG Unibes, apoiada pela Accor, visitam mural de Eduardo Kobra

205
0
SHARE
O encontro aconteceu junto ao maior mural do mundo, feito pelo artista em Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo - Foto: Divulgação

Cerca de 40 adolescentes que estão se formando no curso de hotelaria oferecido pela ONG Unibes, apoiada pelo Solidarity AccorHotels, estiveram na fábrica da Cacau Show, em Itapevi (SP), nesta quarta, 5 de Julho. A visita teve o objetivo de levar os alunos a conhecerem o artista Eduardo Kobra, que bateu o próprio recorde com a nova obra realizada na fábrica de chocolate.

O mural tem 5.742m², em 30m de altura e 200m de largura, e foi pensado, segundo o artista, não para ser visto por quem visita a fábrica, mas sim pelas pessoas que passam na Rodovia Castello Branco, na altura do quilômetro 35. Foram usados 3,2 mil latas de spray e muitos litros de tinta acrílica. O painel foi pintado em placas de ferro.

A obra usou 3,2 mil latas de spray – Foto: Maristelly Vasconcelos

“Fui totalmente livre dentro dos meus conceitos e na sequência dos trabalhos que eu já venho realizando, por isso que eu busquei aqui a questão da história. Essa imagem é baseada numa imagem real de um trabalhador da região da Amazônia, um indígena. Então fiz uma releitura a partir dessa cena”, afirma Eduardo Kobra. A foto é de Lailson Santos e está no livro “O Cacau é Show”, escrito pelo fundador da empresa, Alexandre Costa.

A obra contou com uma equipe de nove grafiteiros e levou 45 dias para ficar pronta. O processo inteiro, entre estudo e finalização da obra, durou quase quatro meses. “Ela tem o dobro do tamanho do mural do Rio de Janeiro e que hoje está no Guinness Book”, diz Kobra ao falar sobre “Etnias – Todos somos um”, grafite também feito por ele. Etnias está localizado no Boulevard Olímpico da Praça Mauá, na capital carioca.

O artista contou sua história aos alunos. Ele, que começou na pichação aos 12 anos de idade, grafita há quase 3 décadas e já perdeu as contas de quantos murais produziu – Foto: Maristelly Vasconcelos

Durante a obra tanto Kobra quanto os demais membros da equipe ficaram hospedados no Adagio Alphaville. “Foram quatro meses de estada da equipe no Adagio. A parceria entre a Accor e a Cacau Show garantiu que as nove pessoas da equipe ficassem hospedadas em um ambiente de residência, podendo receber amigos e até levar seus animais de estimação. Os quartos têm cozinhas completas e lavanderia, mas, caso não quisessem usar, era só contar com os serviços do hotel”, disse o Diretor Geral do Adagio Alphaville, Cristian Ynonye.

A proposta da visita à fábrica e à obra do artista é a de “envolver cada vez mais os alunos em atividades complementares que ofereçam conteúdo prático para que os jovens apoiados pela Solidarity AccorHotels estejam em constante desenvolvimento”, diz a VP de Responsabilidade Social Corporativa AccorHotels América do Sul, Antonietta Varlese.

O mural tem 5.742m² e foi pensado para quem passa pela rodovia – Foto: Maristelly Vasconcelos

“Termino o curso nesta sexta e vi o quanto mudei nesse tempo. Ele me despertou o interesse na administração hoteleira e penso em fazer uma faculdade de turismo no futuro”, disse Amanda Santos, 17 anos. Sua colega Ellena Anjos, de 18, diz que “o curso me fez querer ingressar na carreira de eventos e marketing, não vou parar de estudar”. Para fazer parte da turma, os alunos e alunas precisam passar por uma seleção que contém prova escrita e entrevista pessoal. Todo o curso é oferecido gratuitamente.

Os alunos da Unibes puderam conhecer de perto o artista – Foto: Maristelly Vasconcelos

A Unibes oferece cursos de diversas áreas para jovens de 16 a 19 anos. A Coordenadora de Comunicação Interna e CSR da Solidarity AccorHotels, Marcela Cerda, conta que “o curso de hotelaria da Unibes dura seis meses, com aulas três vezes por semana durante o dia inteiro. Nele, os alunos aprendem noções de administração hoteleira, recursos humanos, governança, marketing, atendimento, vendas, entre outros. Há toda uma estrutura para as aulas, como por exemplo um quarto montado para as aulas práticas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image