HOME Matérias Aconteceu Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej apresenta exposição de arte japonesa em seu...

Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej apresenta exposição de arte japonesa em seu lobby

142
0
SHARE
A técnica utilizada para compor as obras constitui em talhar na madeira de cerejeira o desenho para depois passar para o papel de fibra de arroz, utilizando tinta a base de água

O hotel Tivoli São Paulo Mofarrej promoveu na noite de ontem um coquetel para um seleto grupo de convidados para apresentar a exposição de arte que ficará exposta ao público em geral no lobby do empreendimento até o próximo dia 18 de novembro. A exposição denominada Admirável Mundo Novo, Admirável Mundo Velho Ukiyo-e é realizada pela Fundação Adachi Hanga, organizada pelo Atelier de Arte Yutaka Toyota, produzida por Adriana Rede e tem a curadoria de Jacob Klintowitz. A mostra reúne obras de 30 artistas japoneses e 10 brasileiros e faz parte das festividades oficiais em homenagem aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. Apresenta xilogravuras contemporâneas que utilizam as técnicas Ukiyo-e e Adachi. Esta técnica constitui em talhar na madeira de cerejeira o desenho para depois passar para o papel de fibra de arroz, utilizando tinta a base de água.

Da esquerda a direita da foto, Diretor de vendas e marketing do Tivoli no Brasil, Cristian Bernardi, o artista Yutaka Toyota e Renaud Pfeifer, Gerente Geral do Tivoli São Paulo - Mofarrej.
Da esquerda a direita da foto, Diretor de vendas e marketing do Tivoli no Brasil, Cristian Bernardi, o artista Yutaka Toyota e Renaud Pfeifer, Gerente Geral do Tivoli São Paulo – Mofarrej.

Para Jacob Klintowitz esta técnica influenciou a formação da arte moderna e inspirou muitos artistas do impressionismo, como Claude Monet, o mais célebre entre os pintores impressionistas. “Este projeto foi um desafio para reunir tantos artistas consagrados e uma ocasião de comunhão com o público. A arte exposta retrata o cotidiano e mensura a ideia do universo em movimento. A técnica utilizada é de altíssimo nível e um reflexo da cultura contemporânea”, avalia Klintowitz.

Segundo ele, a mostra pode ser dividida em três fases. A primeira é um conjunto de gravuras do Período Edo, antigo nome de Tóquio, criadas entre 1603 e 1867. A segunda é um panorama da arte com dez gravuras de dez artistas brasileiros impressas segundo a metodologia clássica. Já a terceira parte é um panorama da atual arte japonesa, atenta ao circunstancial e, ao mesmo tempo, impregnada da sua tradição filosófica.

Da esquerda a direita da foto, o Diretor de vendas e marketing do Tivoli no Brasil, Cristian Bernardi com o Curador desta mostra, Jacob Klintowitz
Da esquerda a direita da foto, o Diretor de vendas e marketing do Tivoli no Brasil, Cristian Bernardi com o Curador desta mostra, Jacob Klintowitz

O Diretor de vendas e marketing do Tivoli no Brasil, Cristian Bernardi, se mostra muito satisfeito de receber no lobby do hotel uma exposição com tanta história e tradição, pois algumas destas gravuras possuem 300 anos de criação. “Esta é uma grande oportunidade de trazer a arte até o lobby do hotel para se interagir com os hóspedes, muitos dos quais, executivos japoneses que se hospedam conosco. Com isto, criamos muito empatia com nossos clientes”, avalia Bernardi.

Entre as obras expostas, estão a de artistas brasileiros e nipo-brasileiros como: Yutaka Toyota, Ken’ichi Kaneko, Kazuo Wakabayashi, Antonio Henrique Amaral, Claudio Tozzi, Gilberto Salvador, Fang, Antonio Dias, Flávio-Shiró e Sérgio Lucena.

Confira na galeria de fotos abaixo mais alguns dos momentos deste coquetel.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image