HOME Matérias Aconteceu Festival das Cataratas bate recorde com 8,4 mil participantes

Festival das Cataratas bate recorde com 8,4 mil participantes

169
0
SHARE
Público do Festival das Cataratas 2018 superou os anos anteriores - Foto: Raiza Santos

O Festival das Cataratas fechou sua 13ª edição com números positivos que ultrapassaram as expectativas de seus organizadores. Entre 20 e 22 de junho, 8.430 pessoas circularam pela abertura, eventos paralelos e complementares do Festival, movimentando a economia local. No total, foram 52 caravanas, sendo 45 nacionais e 7 internacionais.

Na Feira de Turismo e Negócios, em 231 estandes montados no Rafain Palace Hotel & Convention, 1.092 marcas foram expostas, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) da América do Sul, África e Ásia. Para divulgar as soluções e produtos apresentados, 218 jornalistas da imprensa especializada em turismo estiveram no evento, provenientes de todo o Brasil, além de Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Líbano, Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Nepal.

Antes da abertura oficial, o Festival contou com dois eventos importantes na programação paralela desse ano: o Experiência Braztoa 2018, focado na geração de negócios e na apresentação de atrativos, experiências e palestras de diversos destinos de um jeito lúdico, inovador e interativo; e o lançamento do Prodetur+Turismo Itinerante, citado na abertura pelo ministro do Turismo Vinicius Lummertz, como alternativa para o desenvolvimento turístico nacional.

A solenidade de abertura também ficou marcada pela assinatura de um decreto constituindo um Grupo de Trabalho para realizar estudos e formular proposta de criação do Fundo Paranaense de Turismo, em ação liderada pela governadora do Paraná, Cida Borghetti, ao lado de outras autoridades.

Incentivando a criação de novos projetos para o fomento do turismo e economia locais, o 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu recebeu 228 trabalhos. Mais de 1,2 mil estudantes e professores de todo o Brasil e de outros países participaram do “principal evento do turismo científico das Américas”, como o próprio coordenador do Festival, Paulo Angeli, classificou. Na manhã de sexta-feira (22), as apresentações ocorriam no Campus da Unioeste em Foz do Iguaçu.

Além do apoio da Itaipu Binacional e do Complexo Rafain, o evento também contou com o Wyndham Golden Foz Suítes para hospedagem.

Veja na galeria abaixo fotos do 13º Festival das Cataratas: