HOME Matérias Empresa Nossos Hotéis adere à utilização de canudo biodegradável

Empresa Nossos Hotéis adere à utilização de canudo biodegradável

100
0
SHARE
Canudos de plástico demoram até 400 anos para se decompor na natureza. Preocupada com a questão, BHB e Actuall se mobilizam e passam a utilizar as versões biodegradáveis - Foto: Alex Loup (Unsplash)

Recentemente, o Senado abriu uma votação online sobre proibição, em todo território brasileiro, de canudos e outros utensílios feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), que podem ser substituídos por material biodegradável, como o papel.

“Isso porque a decomposição completa dos canudos de plásticos na natureza demora até 400 anos e, quando descartados incorretamente, podem chegar nos rios e mares, sendo, inclusive, engolidos por animais”, destaca o professor de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), Cláudio Gonçalves Tiago.

Diante dessa polêmica, e preocupados com a preservação do meio ambiente, a Nossos Hotéis, empresa criada por meio de uma parceria comercial entre o Actuall e o BHB, aderiu à utilização de canudos biodegradáveis.

Segundo o Diretor do Actuall Convention Hotel, Jair Aguiar, por dia, cada hotel descarta de 20 a 40 canudos. “Aparentemente inofensivo, os canudinhos plásticos viraram uma grande preocupação ambiental, tanto que algumas cidades brasileiras já adotaram leis municipais que proíbem sua utilização, como é o caso do Rio de Janeiro. Sendo assim, nosso objetivo é trabalhar em prol de um consumo mais responsável, afinal, cuidar do meio ambiente é um dever de todos”, comenta.

Os canudos de plástico, que já foram proibidos em mais de dez países e em grandes cidades, como Vancouver, no Canadá, são o grande símbolo da poluição plástica que atinge os oceanos.  Eles representam 4% de todo o lixo plástico do planeta, por isso, entre alternativas para substituição, estão também os comestíveis ou os reutilizáveis feitos de vidro, aço ou silicone (laváveis).