HOME Matérias Trade Cresce número de franquias de hotelaria e turismo

Cresce número de franquias de hotelaria e turismo

51
0
SHARE
Franquias de agências de viagens planejam abertura de novas unidades em 2016. (Foto: Clube Turismo)

A Associação Brasileira de Franchising anunciou que o faturamento das franquias de hotelaria e turismo alcançou R$ 10,2 bilhões em 2015, um crescimento de 9% em comparação a 2014 – acima do índice geral do setor, que foi de 8,3%. Os dados apresentados pela empresa revelaram que o setor registrou o terceiro maior aumento entre todos os pesquisados depois de acessórios pessoais e calçados (12%) e negócios, serviços e outros varejos (10,2%).

Na visão de Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo, esses números apenas reforçam a importância do turismo para a recuperação do crescimento econômico do país. “O governo federal está empenhado em fazer do ano olímpico o ano do turismo. A partir de maio teremos o Tour da Tocha que dará visibilidade a mais de 300 destinos de todo o país. Além disso, a presidenta Dilma sancionou, em dezembro, a isenção de vistos a estrangeiros durante a Olimpíada”.

Segundo Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, o crescimento das franquias de hotelaria e turismo está ligado principalmente a três fatores: a retomada das viagens de negócios após a Copa do Mundo, a alta do dólar frente ao real e a chegada de novos consumidores ao mercado, especialmente da classe C. “Soma-se a esses três fatores a ação dos profissionais de turismo, que fazem o trabalho de intermediação da compra ao sugerir destinos, rotas e passeios mais adequados à demanda de cada cliente”,afirmou.

Os dados da ABF incluem franquias de agências de viagens, agências de intercâmbio, hotéis e pousadas. O levantamento mostra, ainda, que o número de unidades franqueadas no segmento cresceu 12%.

SHARE