HOME Matérias Trade Circuito do Ouro lança quatro novos roteiros turísticos em MG

Circuito do Ouro lança quatro novos roteiros turísticos em MG

62
0
SHARE
Cidade de Caeté, parte do circuito Entre Serras - Serra da Piedade -Ermida Crédito: Secretaria de Desenvolvimento Economico e Meio Ambiente de Caeté

Para possibilitar uma nova forma de se conhecer os tradicionais destinos de Minas Gerais, a Associação do Circuito do Ouro lançou quatro novos roteiros turísticos. O turista pode optar por passeios em meio à natureza, gastronômico, histórico, cultural ou religioso. Ele poderá escolher seu destino dentro do tema ou perfil que mais lhe agradar.

“Entre Serras da Piedade ao Caraça” é um dos novos roteiros, juntamente com “Entre Trilhas, Sabores e Aromas”, “Entre Cenários da História” e “Entre Ruralidades e Personalidades”.

Segundo Izabella Ricci, Diretora Executiva do Circuito do Ouro, “criamos com esses roteiros uma nova forma do olhar do turista para destinos que ele já pode até conhecer, mas, criamos com isso, novas experiências, vivências nesses destinos e apostamos que vamos aumentar o potencial turístico deles”, afirma.

Circuito Entre Ruralidades - Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira -Crédito: Acervo Prefeitura de Itabira
Circuito Entre Ruralidades – Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira -Crédito: Acervo Prefeitura de Itabira

O roteiro “Entre Serras da Piedade ao Caraça” é formado por quatro municípios da região do Circuito do Ouro – Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. É marcado por dois importantíssimos Santuários de Minas – O Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Padroeira de Minas Gerais) e o Santuário do Caraça – este roteiro abriga momentos de religiosidade e fé,  características marcantes da região do Circuito do Ouro.

O roteiro “Entre Trilhas, Sabores e Aromas” agrupa quatro cidades que além de sua grande importância no Ciclo do Ouro e das surpreendentes trilhas de vários níveis de dificuldade, guardam uma bela gastronomia típica: Rio Acima, Itabirito, Nova Lima e Sabará.

O roteiro “Entre Cenários da História” conta com quatro cidades que foram palco de momentos importantes da história de Minas Gerais durante o ciclo do ouro, e guardam atualmente grande parte dos patrimônios materiais do estado: Congonhas – patrimônio cultural da humanidade tombado em 1985; Ouro Branco, Ouro Preto – capital do Estado antes de BH, também considerada patrimônio cultural da humanidade em 1980 e Mariana – primeira vila, cidade e capital de Minas tombada em 1945 pelo IPHAN.

Por fim, o roteiro Entre Personalidades e Ruralidades reúne os dois municípios do Circuito do Ouro que estão a cerca de 140 km de BH – Itabira e Nova Era. Estes municípios foram importantes durante o tropeirismo e possuem histórias marcadas por personalidades que viveram na região e deixaram registros grandiosos no território.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image