HOME Matérias Trade Aeroportos brasileiros registram maior movimentação no primeiro semestre

Aeroportos brasileiros registram maior movimentação no primeiro semestre

Foram 107,7 milhões de embarques e desembarques no período

19
0
SHARE
O aeroporto de Congonhas (SP) recebe atualmente um fluxo de 17,1 milhões de passageiros por ano Crédito: Acervo Infraero

No primeiro semestre deste ano, os aeroportos brasileiros receberam mais turistas que no mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 107,7 milhões de embarques e desembarques, o melhor resultado da série histórica.  De janeiro a junho, o acréscimo na movimentação de passageiros no País foi de 3,36%, conforme dados da SAC – Secretaria de Aviação Civil. A aviação regional foi destaque, com crescimento de 4,06% no semestre.

O levantamento feito pelo Ministério do Turismo mostra que o avião é o meio de transporte preferido dos brasileiros. Entre as pessoas que pretendem viajar nos próximos seis meses, 57% o farão de avião. Em segundo lugar está o carro particular, escolhido por 24% dos entrevistados, seguido pelo ônibus, opção de 10% dos viajantes.

Entre os aeroportos internacionais concedidos à iniciativa privada, Viracopos registrou o maior aumento (8,83%), seguido por Brasília (7,07%) e Confins (5,46%). O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, praticamente permaneceu estável, com aumento de 0,05%, no semestre; e Guarulhos, o maior do país em movimentação de passageiros, teve queda de 1% no período.

Entre os terminais administrados pela Infraero, o aeroporto de Congonhas (SP), aumentou a movimentação em 10,57% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. O valor representa 900 mil passageiros a mais na operação do terminal. Com isso, o aeródromo da capital paulista foi o segundo mais movimentado entre janeiro e junho.

Entre os quatro aeroportos contemplados na segunda rodada do PIL -Programa de Investimento em Logística, Florianópolis (SC) obteve o melhor resultado, com 3,21% de incremento, seguido por Porto Alegre (2,46%), Salvador (2,07%) e Fortaleza (0,70%). Juntos eles são responsáveis por movimentar mais de 13 milhões de passageiros, somente no primeiro semestre do ano.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image