HOME Matérias Aconteceu 30º Encatho & Exprotel é aberto na capital catarinense

30º Encatho & Exprotel é aberto na capital catarinense

O evento acontece até a próxima sexta-feira (11), no CentroSul

164
0
SHARE
Autoridades locais do poder legislativo e do segmento hoteleiro compuseram a solenidade de abertura do 30º Encatho

Direto de Florianópolis (SC) – Foi finalizada há instantes a solenidade de abertura do 30º Encatho & Exprotel – Encontro Catarinense de Hoteleiros -, evento organizado pela ABIH/SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. O encontro, que reunirá cerca de 50 palestrantes em painéis simultâneos em prol de qualificação, acontece no Centro de Convenções de Florianópolis, capital catarinense.

A cerimônia recebeu diversas autoridades do turismo e hospedagem locais e nacionais, como o Presidente da ABIH Nacional, Dilson Jatahy Fonseca Jr.; Osmar José Vaillatti, Diretor-Presidente da ABIH- SC; Secretário de Estado, Leonel Pavan; Secretário de Desenvolvimento Econômico de SC, Carlos Chiodini; Presidente da Comissão de turismo e meio ambiente, Valdir Cobalquini; Presidente da Santur, Valdir Walendowski; Presidente da Abrastur Nacional, Milton Zuanazi; Superintendente da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius Lucas Filho; Presidente da câmara da Fecomércio, João Moritz; Presidente do Fortur, Marco Aurelio Floriani; Representante dos expositores, Mauricio Garcia;  Soraya Tonelli, Coordenadora do Sebrae-SC e Rudney Raulino, Diretor no Sesc SC.

Osmar José Vailatti, Diretor Presidente da ABIH-SC

Este ano, o evento será regido sob o tema “Novidades e Tendências para o Mercado Hoteleiro”, considerando a importância da adequação às novas formas de se fazer negócio. De acordo com Vailatti, que agradeceu a presença das autoridades e participantes, afirmou que realizar este evento grandioso é um grande desafio para a diretoria atual, diante das dificuldades da economia atual, é uma iniciativa necessária.

“Aqui podemos discutir os rumos que a hotelaria deverá seguir. Assim, permitimos uma parada no tempo para refletir, conscientes que o mundo mudou, o hóspede e a hotelaria mudou. Este evento se destina a dar um choque na mente dos responsáveis pela hotelaria catarinense. Os temas abordarão qualificação, tendências de Marketing Digital, governança, nova legislação trabalhistas, entre outros que aguçarão o aprendizado e conhecimento dos participantes deste tradicional evento da hotelaria catarinense”, pontuou.

Para ele, a hotelaria local precisa estar atualizada às mudanças do segmento para manter seu posto de Melhor Estado para se Viajar (Revista Viagem e Turismo). Vailatti, mencionou a feira, que traz serviços e soluções importantes para o desenvolvimento hoteleiro na região, além de serem suportes para o setor. “Precisamos de hoteleiros conscientes, modernos e qualificados para acompanhar as mudanças que o mercado deseja e o hóspede busca”, finalizou.

O salão onde ocorreu a solenidade nesta quarta-feira (9) ficou repleto de hoteleiros

O Diretor da ABIH-SC entregou uma homenagem a Marcos Hardt, por 30 anos de serviços prestados à ABIH. Também foram homenageadas Juliana Bossi; Lara Perdigão e Lucia Biazus. Em seguida, o Presidente da ABIH Nacional, Dilson Jatahy Fonseca Jr destacou que o fato do evento ser realizado já é um sucesso, independente dos resultados, considerando o momento atual da economia. “Nosso setor foi um dos primeiros a ser criados no mundo, envolvendo o bem receber e cuidar do próximo. Então qualquer dificuldade que tenhamos será superada. O Encatho é uma referência entre as feiras do segmento, e mesmo o Brasil não sabendo aproveitar a recepção de dois grandes eventos mundiais, o setor turístico é quem vai permitir o crescimento do País”, disse.

Dilson Jatahy Fonseca Junior, Presidente da ABIH Nacional

O Presidente da entidade criticou a concorrência desleal configurada em plataformas de hospedagem digitais, que segundo ele, não pagam os impostos que a hotelaria tradicional precisa pagar. “Estamos em um País onde pagamos 40% de carga tributária. Só pedimos respeito”, apontou. O Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Chiodini reiterou o esforço da hotelaria local e nacional para manter-se bem e exitosa em todo o tempo “A hotelaria se trata de uma economia do futuro, e confio no setor. Teremos muitas oportunidades, mesmo no momento que vivemos. E precisamos estar prontos para receber as pessoas que visitam Santa Catarina”, concluiu.

União da classe

Finalizando as saudações, o Secretário de Estado, Cultura e Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan mencionou que não há como falar sobre a evolução do setor em Santa Catarina nas últimas décadas sem falar dos esforços da ABIH e união dos hoteleiros. “Hoje a hotelaria representa mais de 12% do PIB de Santa Catarina, e precisamos reconhecer o trabalho. Hoje, os tradicionais eventos da ABIH – SC já fazem parte do cenario econômico, fortalecendo o cenário de cultura e negócios. A qualidade do setor foram comprovados por recente pesquisa do IBGE, que confirmou que o estado tem a maior capacidade de hospedagem do País, considerada sua população. Os números de Santa Catarinas comprovam o peso do setor na economia”, afirmou.

Leonel Pavan, Secretário de Cultura e Turismo

Para ele, ainda há espaço para expansão, desde que se trabalhe com profissionalismo, em parceria com o poder público. “Temas relevantes serão debatidos neste encontro para o desenvolvimento do segmento. A Campanha “O Sul é meu destino” foi abraçada pelo Ministério do Turismo e Embratur, deverá impulsionar o turismo local e será lançada no final do segundo semestre. De 295 cidades, quase todo o estado (251 municípios) têm potencial turístico e estão no cadastro da campanha”, explicou.

“Fortalecer parcerias é a melhor saída para diversificar o turismo, bem como a qualidade de vida. Estamos construindo o maior Centro de Eventos da região Sul, com 9 mil m², e queremos transformá-lo em referência na América Latina”, finalizou Pavan.

Homenagens

Ao final da solenidade, a hoteleira Maria Marlene Paludo foi homenageada como Personalidade Feminina do Turismo Edição 2017 por suas iniciativas empreendedoras, como o Itá Thermas Resort e Spa em Itá, Santa Catarina, com o Prêmio Maria Helena Petry Makowiecky. Como Personalidade Masculina, foi premiado o hoteleiro Ivan Cascais, Proprietário do Bom Jardim Resort.

Mauricio Garcia, Diretor Comercial da Harus

Ainda na solenidade, Dilson Jatahy entregou uma placa de homenagem ao Secretário de Turismo, Leonel Pavan. Os fornecedores foram homenageados pelo hoteleiro Osmar José Vailatti, representados por Maurício Garcia da Harus. A empresa foi apontada pela ABIH Nacional como destaque no setor.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Florianópolis a convite da ABIH/SC para cobrir o Encatho /Exprotel e se hospeda no hotel Faial e Valerim Plaza

Confira na galeria de imagens mais alguns dos momentos desta abertura.

Colaboradoras da ABIH/SC também foram homenageadas
O hoteleiro Marcos Hardt recebendo uma homenagem pelo Presidente da ABIH/SC. José Osmar Vailatti
Da esquerda a direita da foto, os hoteleiros, Luciano Carneiro (ABIH/GO), Luis Carlos Nunes (ABIH/SC), Dilson Jatahy Fonseca Jr (ABIH Nacional), José Osmar (ABIH/SC) e Secretário de Desenvolvimento Econômico de SC, Carlos Chiodini
O hoteleiro catarinense Luis Carlos Nunes ao lado do Secretário de Turismo de Santa catarina. Leonel Pavan
João Eduardo Moritz esteve representando o Presidente da FECOMERCIO/SC
Da esquerda a direita da foto, Dilson Jatahy Fonseca Jr (Presidente da ABIH Nacional), Maurício Garcia, Diretor comercial da Harus e sua colega Clotildes Presotto e o Diretor geral da Saga Systems, Jessé Resende
Da esquerda a direita da foto, o Presidente da ABIH/SC, José Osmar Vailatti entregando uma placa em homenagem a Harus Soluções em Hospitalidade que foi recebida pelo seu Diretor comercial, Maurício Garcia
Da esquerda a direita da foto, o Presidente da Santur, Valdir Walendowski e o Presidete da ABIH/SC, José Osmar Vallait
Da esquerda a direita da foto, Samuel Kock e João Eduardo Amaral Moritz, ex-presidentes da ABIH/SC
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de SC, Carlos Chiodini em discurso
Da esquerda a direita da foto, Paulo de Brito e Milton Zuanazzi, Diretores da SBTUR – Sistema Brasileiro de Hotéis, Lazer e Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image