Turistech Hub Brasil inaugura espaço no Cubo Itaú (SP)

O turismo brasileiro fincou sua bandeira no ecossistema de inovação na última quarta-feira, 15 de março. O Turistech Hub Brasil, anunciado recentemente, promete liderar a agenda de inovação do setor, buscando e desenvolvendo soluções para os principais desafios do turismo. Suas atividades incluem aceleração de startups, desafios de negócio e provas de conceito (POCs), relatórios de inteligência e formação de líderes de inovação. Também faz parte do calendário o evento anual Turistech Summit, no segundo semestre, para promover conexões e networking.
O Turistech Hub Brasil está sediado no Cubo Itaú, em São Paulo, um dos principais hubs de inovação da América Latina. Se trata de um centro independente, não vinculado à estrutura do Cubo, e que conta com cinco mantenedores fundadores. A Befly, ecossistema de negócios focado em turismo, é uma das fundadoras, na categoria Innovation Partner, para empresas líderes do setor com grande atuação em inovação.
Na categoria Tourism Leader, já aderiram algumas das principais associações do turismo, incluindo a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit), Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil). A gestão do hub e execução dos programas será feita pela Numerik, consultoria de Inovação e ESG.
O grupo deve ser ampliado nos próximos meses: a Embratur já anunciou sua intenção de participar do hub, e outras empresas e entidades estão em processo de negociação.
O programa do Turistech Hub prevê mais de 600 horas de atividades e cerca de 20 eventos ao longo do ano, mais de 50 mentores, além de reports de inteligência de mercado e cursos de formação de líderes. O setor enfrenta relevantes desafios em competitividade e sustentabilidade.
Segundo o ex-CEO da Accor e Diretor Bonadona Hospitality Consulting, Roland de Bonadona, “A pulverização do setor de turismo agrava os desafios enfrentados para adaptar-se às mudanças tecnológicas. A inovação aberta representa a oportunidade para nossas empresas de se apropriar de um enorme potencial de atratividade e competitividade. Conectar os players do turismo e da tecnologia para estimular esta transformação será a grande contribuição do Turistech Hub”.
Turistech: um segmento que movimenta milhões
O investimento em turistechs tem crescido de forma significativa no Brasil. Segundo dados do Wakalua/MTur de 2021, as turistechs brasileiras receberam investimentos de mais de 530 milhões de dólares e geraram mais de 4 mil postos de trabalho.
Os números reforçam a importância e as oportunidades que a tecnologia e a inovação trazem ao desenvolvimento do setor e indicam um potencial promissor para o futuro.