Publicidade
Encontro da Hotelaria Mineira

Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira começa nesta quarta (08)

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 6 minutos

Evento que acontece de 08 de setembro a 31 de outubro de 2021 reúne restaurantes, bares e cervejarias artesanais da Serra da Mantiqueira.

Sediada em Campos do Jordão, a Associação Cozinha da Mantiqueira reúne atualmente 32 associados entre bares, restaurantes, chocolateria e cervejarias artesanais da Mantiqueira. Anderson Cesar Oliveira, Presidente da Associação, explica que a boa localização de Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal – no eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – propiciou que o turista voltasse às cidades após o período da pandemia, pois são apenas duas horas de carro e a maioria das atividades e atrações são outdoor.  “De maio a agosto, o fluxo de visitantes foi muito promissor, o que nos levou a realizar neste próximo trimestre eventos que proporcionem aos visitantes uma especial experiência, unindo a gastronomia – com produtos excelentes da região – com as cervejas artesanais produzidas na Serra da Mantiqueira – que se tornou uma forte rota cervejeira – contemplando assim os produtores locais e os negócios do turismo regional”, explica Oliveira.

Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira começa nesta quarta (08)

Anderson Oliveira, Presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira – Foto Divulgação

Publicidade
Simmons

Atrações da temporada

Concurso Mestre Cervejeiro de Panela – Lançado já no mês de agosto, o concurso visa eleger a melhor cerveja artesanal feita por um amador, que após fazer a sua inscrição e enviar um link do vídeo de sua cerveja será aprovado para participar do concurso. As amostras das cervejas selecionadas serão avaliadas por um júri especializado, entre mestres cervejeiros profissionais, professores e críticos de cerveja no dia 29 de setembro, quando serão definidos os três premiados. O primeiro colocado ganhará a produção de 200 garrafas de 500ml de sua cerveja pela Microcervejaria Caras de Malte. O regulamento e todas as etapas do concurso estão descritas no site https://cervejas.cozinhadamantiqueira.com.br/

Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira começa nesta quarta (08)

Cerveja artesanal da Microcervejaria Caras de Malte que vai premiar o ganhador do concurso de melhor cerveja artesanal feita por um amador – Crédito: Daniel Cardoso

Publicidade
Trofeu fornecedor

Vídeos sobre as Cervejarias Artesanais – O Senac Campos do Jordão produzirá cinco vídeos conduzidos pelo professor Fernando Oliveira que visitará as Cervejarias, contará suas histórias, a produção das cervejas e como trabalham a questão regional da Mantiqueira. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube do SENAC a partir da Temporada.

Restaurantes e Bares – Os associados criaram petiscos e pratos especialmente para a Temporada, harmonizados com cervejas das Cervejarias Artesanais da região apoiadoras do evento:  Baden Baden, Campos do Jordão, Caras de Malte, Gard e Vemaguet67. Saiba quais são os restaurantes e bares participantes e suas novidades no site https://cervejas.cozinhadamantiqueira.com.br/ . Lembrando que todos possuem um selo de “Restaurante Responsável” que está fixado já na entrada dos estabelecimentos, garantindo os protocolos de segurança e higiene.

Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira começa nesta quarta (08)

Barriga suína acompanhada da cerveja Turbinada – IPA da Microcervejaria Vemaguet67 – Foto Divulgação

Publicidade
Engie

Brinde especial da Temporada –  O cliente que consumir o prato e a cerveja no restaurante participante do evento ganhará um copo de cerveja com o selo comemorativo numa embalagem com espaço reservado para mais três copos. Esta caixa será entregue ao cliente com o primeiro copo, ficando mais três espaços vagos para ele consumir em diferentes restaurantes e conhecer outros pratos e cervejas artesanais, colecionando assim quatro copos da Temporada que retratam pontos turísticos emblemáticos de Campos do Jordão – Horto Florestal, Pedra do Baú, Capivari e Roda d´agua.

Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira começa nesta quarta (08)

Copo colecionável em retrata a Pedra do Baú, ponto turístico emblemático de Campos do Jordão – Foto Divulgação

Eventos Especiais – Almoços e jantares temáticos serão promovidos em alguns restaurantes durante o evento, nos meses de setembro e outubro, abertos ao público mediante reserva.

Publicidade
Onity

Cervejarias Artesanais da Mantiqueira

A visitação ao circuito de Cervejarias Artesanais é programação imperdível em Campos do Jordão durante o festival e a qualquer tempo.  Os que elas têm em comum? A água pura e cristalina da Serra da Mantiqueira com a qual são produzidas, resultando em produtos de excelência.

Cervejaria Baden Baden – A cervejaria é uma das pioneiras no mercado quando o assunto é produção artesanal. Com inúmeros rótulos premiados, oferece aos seus clientes uma verdadeira experiência sensorial. Fundada por quatro amigos amantes da boa cerveja, a cervejaria é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão e desde de 1999 encanta milhares de clientes que fazem anualmente o Baden Tour e conhecem a fábrica conduzidos pelo sommelier Thiago Alves. Cervejas: Baden Cristal, Baden Golden, Baden WIT, Baden IPA.

Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira começa nesta quarta (08)

Opções de rótulosde uma das mais conhecidas cervejarias de Campos do Jordão – Foto Divulgação

Publicidade
Pikolin

Cervejaria Campos do Jordão – A Cerveja Campos do Jordão nasceu em 2012 trazendo no rótulo o nome da cidade onde nasceu. Ela está localizada no Parque da Cerveja, uma área de 240m², rodeada por grandes araucárias e as mais belas montanhas da Serra da Mantiqueira, onde está a fábrica da cervejaria, que hoje possui uma capacidade de produção de 45 mil litros. Recentemente inaugurou o mirante, que possui vista 180º das paisagens do local, com 140m de altura, para proporcionar um momento único de harmonização da cerveja com a natureza. A marca tem uma carta de sete rótulos de estilos tradicionais de cervejas que trazem em suas receitas diferentes ingredientes: Pinhão (fruto símbolo da cidade) Avelã, Ginger, Dunkel, Dark Strong, Lager e American IPA.

Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira começa nesta quarta (08)

Processo de produção na Cervejaria Campos do Jordão – Foto Divulgação

Microcervejaria Caras de Malte – A Caras de Malte fica muito próxima ao centro de Capivari, na estrada que leva ao Horto Florestal de Campos do Jordão.  As cervejas receberam nomes que reportam ao planeta Malte e agradam os mais exigentes apreciadores da bebida. São elas: Antimatéria (Munich Helles), Supernova (American IPA); Buraco Negro (Brown Porter); Radioativa (Vienna Lager); Asteroide (Belgian Dark); Chocolate Brown Porter com Cacau Sabor Chocolate; Nebulosa (Witbier); Djalminha (Índia Pale Lager), Double IPA (Blazar), Imperial IPA Maracujá e Imperial IPA Goiaba.

Microcervejaria Vemaguet67 – O temático Bar Vemaguet67 foi fundado em 2014 em Campos do Jordão e recebeu este nome em homenagem ao carro Vemaguet67.  Em 2020 o bar recebeu a inovação de uma microcervejaria integrada a um Brew Pub, localizado no centro do bairro de Capivari. As cervejas artesanais receberam como logotipo uma bomba de gasolina e nomes retrôs inspirados nos anos 60, década da fabricação no primeiro carro Vemaguet. São elas:  Marcha Lenta – Pilsen; Turbinada – IPA; Fumacê – Weiss; Reboque – Bock e Furiosa – Red.

Publicidade
Altenburg

Microcervejaria Gard – Fundada em 2015 pelos primos e mestres cervejeiros Fabio e Adolpho Julio, a Gard está na Fazenda Gravatá, dentro do Horto Florestal, cercada de mata nativa e banhada por nascentes de água mineral, rica e abundante. A produção das cervejas é de pequenas quantidades, em sua maioria de receitas clássicas. Os estilos variam mês a mês. A cerveja sugerida para o evento é a PapaGard, sour, sazonal de primavera, com leve acidez, de refrescância originada pela adição de grumixama, fruta nativa da mata atlântica. A PapaGard foi criada para apoiar o projeto de conservação do papagaio-de-peito-roxo, mantido pelo Parque Estadual de Campos do Jordão. O papagaio de peito roxo é espécie em extinção e muitas das famílias em observação residem nos “ocos” das árvores do Gravatá. A grumixama faz parte da dieta do papagaio. Parte da receita da venda da Papagard é convertida em benefício do projeto de conservação da espécie. Quem tomar a Papagard estará participando desse projeto.

Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira começa nesta quarta (08)

Quem pedir a Papagard estará apoiando o projeto de conservação do papagaio-de-peito-roxo, espécie em extinção – Foto Divulgação

Publicidade
SPCVB

Festival  Mantiqueira – de 16 a 30 de novembro de 2021.

Em novembro a Associação Cozinha da Mantiqueira fará o Festival Mantiqueira, quando os restaurantes associados apresentarão menus com os mais diversos produtos de excelência que hoje são resultado do trabalho de pequenos produtores da Serra, como azeite, queijos, trufas, cogumelos, geleias, vinhos, cachaça, destilados, entre outros, objetivando valorizar esse novo e em franco crescimento polo gastronômico.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA