OpiniãoÚltimas Notícias

Tecnologia é grande aliada na retomada do turismo

Artigo de Marco Gonzaga*

Que o turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia, todos sabem. Porém, felizmente, ele demonstra sua força e a retomada do setor já é uma realidade. O Ministério do Turismo apontou que entre março e abril, o Brasil teve uma queda de 68,1% no índice de atividades turísticas. Mas, em contrapartida, notamos um crescimento nas reservas online. O setor tem investido na tecnologia para garantir mais comodidade para os turistas em suas reservas. Em outros termos, tem se reinventado.

Publicidade
VIPH

 

As informações de vendas on-line do Privé Hotéis e Parques ajudam a ilustrar essa mudança nos hábitos de consumo do turismo. A primeira quinzena do mês de setembro desse ano superou em 26% o número de reservas on-line em comparação com o mesmo período do ano passado pelo site oficial. Além disso, também teve aumento de 35% de receita total on-line comparando com o mesmo período pelo e-commerce de reservas do grupo. Acreditamos que os clientes estão buscando cada vez mais os canais de venda digitais pela praticidade e optando por adquirir a sua reserva pelos sites oficiais por serem ambientes seguros para esse tipo de transação. O que deverá gerar cada vez cuidados em relação a proteção dos dados, segurança da informação e atenção a experiência do usuário nesses ambientes.

Publicidade
Clima ao Vivo
Tecnologia é grande aliada na retomada do turismo
27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo – Imagem – Divulgação

A notícia é positiva e chega próxima ao Dia Mundial do Turismo, que é comemorado em 27 de setembro. Graças ao trabalho e dedicação do setor, que busca se reinventar e tem investido muito, o turismo brasileiro volta a registrar dados positivos, que sinalizam uma importante retomada. Um levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado em 19 de agosto, aponta o crescimento de 19,8% no índice de atividades turísticas em junho, comparado a maio. A alta foi puxada pelos setores aéreo (58,9%) e os de serviços de alojamento e alimentação (17,3%).

Publicidade
Harus

 

Para o turismo em Goiás, outra uma notícia boa vem de encontro com as iniciativas das cidades turísticas, como aconteceu em Caldas Novas – Goiás, que elaborou o minucioso “Protocolo Operacional para Retomada das Atividades Turísticas”. O documento serviu de base para que o segmento hoteleiro pudesse ter um direcional para a retomada com segurança.

Sete hotéis, além de dois parques aquáticos do Privé Hotéis e Parques seguiram esse protocolo e implantaram as ações, com o compromisso de receber visitantes, parceiros e colaboradores com segurança e tranquilidade. São novos tempos e novos hábitos e por esse motivo, os cuidados com a higiene e o cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades de saúde, como o uso constante de máscara e o distanciamento entre pessoas devem ser redobrados. E mais uma vez a tecnologia colabora. Afinal, todas as iniciativas tomadas pelo grupo estão disponíveis para consulta pelo site, dando mais tranquilidade para quem vai visitar os hotéis da rede.

Publicidade
Ameris
Tecnologia é grande aliada na retomada do turismo
Caldas Novas é considerada o maior manancial hidrotermal do mundo – Crédito da foto – Prefeitura de Caldas Novas

Nosso desejo é de que as cidades turísticas goianas possam contribuir cada vez mais com o crescimento do segmento no País, em especial Caldas Novas, considerada o maior manancial hidrotermal do mundo e que recebe anualmente mais de dois milhões de turistas. Nesse momento de retomada, entendemos que além do cumprimento de todos os protocolos de segurança, a tecnologia e a informação chegam como importantes aliadas do turismo.

*Marco Gonzaga é Diretor de marketing da WAM Group

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA