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Sete países da América Latina firmam estratégia de reativação econômica

Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Lima, Medellin, Quito, Rio de Janeiro, Santiago do Chile e São Paulo formam a RDUL – Rede de Destinos Urbanos Latino-americanos, criada para promover a reativação turística de maneira conjunta e fomentar a reativação turística para a chegada de visitantes internacionais.

Antes da pandemia gerada pela COVID-19, a Organização Mundial de Turismo (OMT) estimava que um de cada dez empregos no mundo estava vinculado ao turismo e que esta indústria representava 10,4% do PIB mundial. Um dos grandes desafios desta rede é acelerar a recuperação do turismo para retornar a estes níveis.

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Atualmente as fronteiras dos sete países encontram-se abertas e as nove cidades declaram que “estamos preparados para receber os turistas estrangeiros, cumprindo todos os protocolos de biossegurança”. A promoção em conjunto das cidades tem como objetivo incentivar a reativação econômica destes países através do turismo, com o conhecimento e os atributos que as unem como destinos latinos, além de suas fronteiras.

A cidade de Bogotá é um dos destinos que integram a RDUL (Foto: Pixabay/bergslay)

A criação da RDUL responde à necessidade de trabalhar unidos pelo crescimento turístico, atendendo ao chamado do Secretário Geral da OMT – Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili que afirmou ser necessária “uma coordenação das decisões políticas além dos limites territoriais para fazer frente a um desafio que não entende de fronteiras”.

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Fabio Zelenski, Diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau , observou: “Temos uma competição entre os destinos, mas sabemos que um turismo latino fortalecido, com alianças comerciais bilaterais, facilidade de locomoção e uma promoção massiva dos atrativos, beneficia a todos. Vamos juntos trabalhar por uma retomada segura e promissora a curto, médio e longo prazo”.

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Já os representantes da Rede de Destinos Urbanos Latino-Americanos afirmaram: “Está comprovado que, respeitar o distanciamento, usar máscaras e lavar as mãos constantemente, diminui significativamente as possibilidades de contágio. Por isso, queremos mostrar a riqueza turística da América Latina para receber cada vez mais viajantes. Assim contribuímos com a sobrevivência dos empreendimentos, os numerosos empregos e com os grandes benefícios que traz o turismo para a economia e o desenvolvimento dos países”.

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