GastronomiaÚltimas Notícias

Serra Gaúcha ganha seu primeiro festival gastronômico regional

A Sabores da Montanha, associação de empresários do setor gastronômico, realizará entre os dias 11 de outubro e 26 de dezembro de 2023, o Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha. Será o primeiro festival a reunir as cidades da região, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil em duração, com 76 dias. A entidade trabalha como uma ferramenta de divulgação da gastronomia regional e atua também nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Publicidade
Clima ao Vivo

O evento reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região.

Segundo o gestor da Sabores da Montanha, Reginaldo Pupo, o festival reunirá cidades das regiões turísticas das Hortênsias, da Uva e do Vinho e dos Campos de Cima da Serra. “Diferentemente dos festivais já existentes na região, que são realizados na baixa temporada com o objetivo de atrair turistas e comercializar pratos, o Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha tem o único objetivo de divulgar a gastronomia e colocar a região no roteiro turístico do Sul do País, criando um polo gastronômico com variadas opções para todos os gostos”, explica Pupo. O final do ano foi escolhido pois nesta época a região recebe, em média, 3,6 milhões de turistas, de acordo com as prefeituras, oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países, grande parte com alto poder aquisitivo, em busca de atrativos de eventos natalinos.

Serra Gaúcha ganha seu primeiro festival gastronômico regional
Crevettes et Truffes aux Fromage do La Table DÓr de Gramado (RS) – Divulgação
Publicidade
APP da Revista Hoteis

Durante o Festival os estabelecimentos participantes receberão uma identificação visual padronizada, desta forma, os turistas localizarão com facilidade os locais participantes do evento. Além disso, haverá divulgação em pontos turísticos estratégicos dos municípios da região, por onde circularão centenas de milhares de turistas durante o período do evento.

Press Trips

A organização realizará, a partir de agosto, diversas Press Trips, para jornalistas de grandes veículos de comunicação dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, blogueiros, ex-MasterChefs e influenciadores digitais segmentados em Turismo e Gastronomia, que serão convidados para visitarem os estabelecimentos participantes e degustar os pratos que estarão no evento. A organização também irá publicar uma revista impressa, em formato de guia, com 50 mil exemplares, com a relação de todos os estabelecimentos participantes, contendo fotos dos pratos que serão produzidos para o Festival.

Como participar?

Para participar do Festival os estabelecimentos deverão escolher um prato novo ou já existente para divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos. Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes.

Publicidade
Desbravador
Festival em São Paulo e Minas Gerais

A Sabores da Montanha também realizará nos estados de São Paulo e Minas Gerais o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho em 27 cidades dos estados de São Paulo (10) e Minas Gerais (17), distribuídas nas regiões da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais. Ao menos 62 restaurantes estão inscritos para este evento, sendo 23 estabelecimentos no estado de São Paulo e 39 em Minas Gerais. Saiba mais sobre este festival em www.saboresdamontanha.com.br.

Grupo Sabores

A Sabores da Montanha, organizadora do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira paulista. O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

Publicidade
Harus

Denise Bertola

Denise Bertola - Repórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA