MercadoÚltimas Notícias

São Sebastião participa de feiras para atrair turistas estrangeiros

Após aprovação da Embratur, o destino participará de quatro feiras internacionais de turismo no primeiro trimestre deste ano

São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, trabalha para atrair mais turistas estrangeiros. Atividades sustentáveis e com base comunitária, como o avistamento de baleias, que acabou de ganhar o Prêmio Braztoa, são chamariz para a empreitada. Com esse objetivo, São Sebastião se inscreveu no edital aberto pela Embratur, órgão do Ministério do Turismo, para expor nas feiras internacionais de turismo que o Brasil estará presente no primeiro semestre deste ano. Recentemente, saiu o resultado e o destino foi aprovado para participar de todos os quatro eventos.

Publicidade
Clima ao Vivo

São Sebastião vai apresentar seus atrativos turísticos em folheteria no idioma local na Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri (Espanha) agora em janeiro; na Travel & Adventure Show de Los Angeles (Estados Unidos) em fevereiro; na Bolsa de Turismo de Lisboa (Portugal) entre o final de fevereiro e início de março, e da Feira Internacional de Turismo (ITB) de Berlim em março. “Foi um processo complexo, mas conseguimos a classificação para participar das feiras internacionais sem precisarmos despender verbas com estande, já que estaremos no estande da Embratur, assim como vamos dividir toda estrutura envolvida neste tipo de evento”, conta Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião.

São Sebastião participa de feiras para atrair turistas estrangeiros
Visão da praia em São Sebastião captada pela câmera instalada no Chez Louise et Louis Pousada – Imagem – Reprodução

O processo é complexo porque o edital da Embratur é constituído de critérios técnicos, que pontua as iniciativas públicas e privadas a partir de seu conjunto de estratégias, ações e ferramentas para engajamento com atores internacionais. Entre eles, estão a existência de materiais promocionais principalmente em idiomas como inglês e espanhol, iniciativas digitais e certificações internacionais que reforçam a competitividade do destino. “Nós, em São Sebastião, pontuamos muito bem porque, com o projeto Turismo na Palma, temos folheteria digital em sete idiomas; investimos na capacitação para termos profissionais que falem o idioma de cada um dos países das feiras, além de termos os atrativos desejados pelo turista do exterior”, enumera a secretária.

Publicidade
Ameris

A sustentabilidade e a gestão do turismo de São Sebastião, assim como premiações e certificações também contaram valiosos pontos para o destino ser aprovado para participar das quatro feiras internacionais. “Somos um destino que ganhou o Prêmio de Sustentabilidade da Braztoa em 2022 e em 2023. Temos o selo mundial Safe Travel e investimos na inclusão das comunidades e dos povos originários na cadeia do turismo. E estamos fazendo a revisão do Plano Diretor de Turismo com base em todas as ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis estabelecidos pela ONU”, acrescenta Adriana.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA