ImplantaçãoÚltimas Notícias

São Paulo ganha luxuosa bandeira hoteleira Rosewood

O empreendimento foi implantado numa edificação ícone que já abrigou a maternidade Matarazzo que foi totalmente restaurada

Entrou em operação oficial e de forma parcial na primeira semana do mês de janeiro na capital paulista, a primeira unidade na América do Sul da luxuosa bandeira Rosewood Hotels & Resorts com diárias que variam entre R$ 2,8 mil e R$ 7 mil. Com isso, estabelece um novo patamar para a hospitalidade de luxo na região. Como cada propriedade Rosewood abraça a filosofia “A Sense of Place” da marca para refletir a história, a cultura e as sensibilidades de cada local, a escolha do local não poderia ter sido mais icônica. Foi implantado num dos poucos marcos históricos restantes da metrópole, cria raízes a partir do edifício da antiga Maternidade Condessa Filomena Matarazzo. O prédio do início do século XX possui grande valor simbólico e importância sentimental para muitas famílias da comunidade e foi berço de origem de mais de 500 mil pessoas.

Publicidade
Clima ao Vivo

A moderna edificação está localizada ao lado da tradicional Avenida Paulista e faz parte da Cidade Matarazzo, realizando uma total transformação em uma propriedade centenária, sem deixar de enaltecer e preservar seus atributos históricos. O projeto é liderado pelo empresário Alexandre Allard, reconhecido por seu envolvimento no renascimento da Maison Balmain, entre outros cases de sucesso, e foi projetado por importantes players criativos internacionais, como o arquiteto Jean Nouvel, ganhador do Prêmio Pritzker, e o designer Philippe Starck.

São Paulo ganha luxuosa bandeira hoteleira Rosewood
No lobby do Rosewood São Paulo já se nota o conforto e sofisticação proporcionado pelo luxuoso hotel – Foto – Divulgação
Honrando a identidade original

A equipe do hotel Rosewood São Paulo trabalhou minuciosamente para criar o renascimento do edifício da Maternidade, honrando sua identidade original e mantendo seu espírito alegre como um lugar onde a vida começa. Todas as instalações contarão com uma coleção permanente de arte com mais de 450 obras de 57 artistas brasileiros contemporâneos.

As instalações do Rosewood São Paulo também abrangem a Capela Santa Luzia, outro edifício histórico que foi detalhadamente restaurado para manter sua arquitetura ornamentada de 1922. Ao longo dos trabalhos de reforma, a fundação original da capela revelou peças intrincadamente adornadas, que foram reformadas com esmero e incorporadas à estrutura revitalizada. A nova fase da Capela Santa Luzia chega cronometrada com seu aniversário de 100 anos e marca o início de uma Nova Era em que a bela construção continuará a ser utilizada para casamentos e outras celebrações importantes.

Publicidade
Harus
Experiências gastronômicas

O Rosewood São Paulo ancora essa nova meca cultural na paisagem urbana da capital, e o lançamento de seis restaurantes/bares exclusivos estabelecerá o hotel como um destino inédito de experiências gastronômicas e entretenimento em São Paulo. Projetados para atender uma variedade de ocasiões, os diversos locais de alimentos e bebidas do hotel apresentam uma combinação exclusiva de experiências gastronômicas de alto padrão servidas em espaços únicos.

O Le Jardin se estenderá do lobby aos belos jardins do hotel, servindo uma culinária moderna durante todo o dia e proporcionando o cenário perfeito para um almoço casual ou um jantar encantador. Blaise, inspirado no romancista franco-suíço Blaise Cendrars, servirá uma mistura de cozinha francesa e suíça na histórica Maternidade. Em espaço íntimo, o restaurante exibirá o talento dos artesãos locais com azulejos desenhados à mão e trabalhos originais em madeira. O terceiro restaurante, Taraz, está localizado em frente a centenárias oliveiras, que trazem uma brisa refrescante à praça e é decorado por artistas e designers locais. Com inspiração na cozinha sul-americana, seu cardápio — elaborado pelo aclamado Chef Felipe Bronze — gira em torno de pratos para compartilhar e exibe a arte da cozinha a lenha. Já o Rabo di Galo, o bar com pocket shows ao vivo, servirá receitas clássicas dos bares brasileiros regadas a cocktails em noites animadas. O Emerald Garden Pool & Bar, restaurante em meio a intensa vegetação, servirá pratos de culinária familiar e o Belavista Rooftop Pool & Bar será um espaço exclusivo para adultos, com vista panorâmica da cidade. “Uma sofisticada fusão do antigo e do novo, o Rosewood São Paulo estampa a emblemática assinatura da filosofia A Sense of Place da marca, em que a cultura e a história locais servem de inspiração para toda as experiências do hóspede”, diz Edouard Grosmangin, Diretor Geral do Rosewood São Paulo.

Publicidade
Desbravador
Equipe experiente

A equipe de alimentos e bebidas do hotel, liderada pelo Chef Felipe Rodrigues, que se juntou ao projeto após 11 anos de experiência vivendo e aprendendo nos melhores restaurantes e hotéis internacionais da Europa, recrutou para seu time várias líderes femininas reconhecidas e premiadas em suas atividades, como: Rachel Codreanschi como sous chef executiva; Saiko Izawa como chef pâtissier e Ana Paula Ulrich como chef de mixologia.

A Schipper teve uma importante participação na implantação desse empreendimento ao fornecer utensílios e equipamentos de A&B de altíssimo padrão de qualidade de renomadas marcas internacionais, assim como o desenvolvimento de produtos exclusivos, como copos especiais de estanho fabricados em Minas Gerais. Somado a essa exclusividade, estão cerâmicas artesanais do sertão nordestino, cestas de pães em fibras naturais fabricadas artesanalmente em comunidade indígena na Amazônia, cestas de capim dourado fabricadas manualmente no Jalapão dentre várias outras curiosidades. “Nossa equipe de Projetos & Implantações trabalhou no fornecimento dos utensílios operacionais de salão de maior volume como talheres, copos e pratos e nos utensílios de produção e higienização da cozinha, confeitaria e stewarding. Além deste universo de A&B, nossa equipe de importações buscou soluções em várias partes do mundo para atender demandas especiais para este empreendimento tais como: roupões premium personalizados, mobiliário de buffet, eventos e room service, jogos americanos em fibras naturais, material gráfico personalizado, livros e lanternas. Somado a isso, teve uma grande variedade de pequenos utensílios e produtos que dão todo o charme e diferencial deste empreendimento. Para esta vasta lista de fornecimento, envolvemos velhos e novos parceiros, alguns deles com forte atuação internacional em seus segmentos como Degrenne, Serax, WMF, APS, Matfer, Bauscher Playground, Frilich, Abert dentre vários outros”, revelou Sérgio Pimenta, Diretor comercial da Schipper.

São Paulo ganha luxuosa bandeira hoteleira Rosewood
O restaurante Rabo di Galo é uma das opções gastronômicas (Foto – Divulgação)
Moderna infraestrutura

O Rosewood São Paulo entrou em operação de forma parcial em relação ao número de unidades habitacionais, mas em breve estará concluído e contará no total com 160 quartos e 122 suítes hoteleiras espalhadas entre o edifício restaurado da Maternidade Matarazzo e uma nova torre contemporânea com jardins verticais projetada por Jean Nouvel, com interiores de Philippe Starck. A Torre Mata Atlântica tem 25 andares, abriga 104 quartos de hotel e 122 suítes privativas que contam com serviços de hotel. Árvores adultas foram plantadas nas lajes da torre concebendo uma extensão vertical dos jardins do Cidade Matarazzo. Mais de 200 árvores compõem a fachada e harmonizam a paisagem urbana. Os proprietários das 122 suítes privativas, que variam de 112m² a 519m², com um ou dois pavimentos, terão ao seu dispor todos os serviços do Hotel Rosewood São Paulo e acesso às áreas de lazer.

Publicidade
Ameris

As unidades habitacionais do hotel são dotadas de uma completa infraestrutura para maximizar a experiência dos hóspedes e isso inclui: cofres e fechaduras eletrônicas, ar condicionado, wi-fi, tvs de última geração com uma variada opção de canais a cabo e minibar da marca Dometic. Coube a Trosseau fornecer o enxoval completo e isso incluiu: toda roupa de cama com lençol acetinado e acabamento especial e personalizado, travesseiros com recheio de Duvet 100% pluma, além de pillow top e protetor de colchão. Toda linha de banho é 100% algodão, com medidas especiais para o hotel, além de roupões para o spa. Além disso, a empresa forneceu também toda a linha baby, especialmente para os hóspedes petit.

Todo o enxoval foi identificado com etiquetas exclusivas, Trosseau for Rosewood. Coube a empresa A Janela Cortinas fornecer todas as cortinas dos apartamentos em modelo Wave, forradas com black –out anti -chama, mais as cortinas de voil, além de todas as cortinas de voil para todos os banheiros e todas as cortinas das áreas sociais em diversos modelos. A empresa também forneceu almofadas decorativas para áreas internas e externas. Já a Metalworks by Crismoe desenvolveu itens personalizados em aço inoxidável e isso incluiu: espelhos para maquiagem e lixeiras (retangulares e quadradas), todas em acabamento bronze escovado, cor exclusivamente desenvolvida para esse hotel, para ornar com os outros itens de decoração.

São Paulo ganha luxuosa bandeira hoteleira Rosewood
O refinado padrão de acabamento pode ser percebido até mesmo nos banheiros (Foto – Divulgação)

O colchão é da marca Simmons e o modelo Geocities possui tecido antiácaro, não promove o acúmulo de ácaros e poeira, facilitando a higienização, além de possuir tecido da capa com Argentum+, íons de prata que eliminam fungos e bactérias. O colchão de 33 cm de altura conta com molas ensacadas “Beautyrest” que proporcionam bastante conforto e um sono reparador.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Além de suas confortáveis acomodações e experiências gastronômicas, o Rosewood São Paulo terá duas piscinas, cinema, estúdio de música, amplos e sofisticados espaços para eventos, além do Asaya, o conceito de wellness integrado da marca Rosewood. E no primeiro semestre desse ano entra em operação o ballroom com uma capacidade de receber confortavelmente até 600 pessoas para eventos.

São Paulo ganha luxuosa bandeira hoteleira Rosewood
Os apartamentos são bem amplos e possuem uma moderna infraestrutura para maximizar o conforto dos hóspedes (Foto – Divulgação)
Desafios da implantação

A Tétris – empresa do grupo JLL especializada em projetos e obras de interiores comercias foi responsável pela implantação desse empreendimento. “Nossa participação desde as primeiras especificações de arquitetura de interiores, permitiu que o investidor (Groupe Allard) viabilizasse o projeto que conta com itens únicos, em sua grande maioria desenvolvidos e adquiridos localmente. Buscamos, além dos fabricantes usuais do mercado de hotelaria, artesões e empresas menores, inclusive do mercado residencial, que conseguiram reproduzir as ideias e especificações do projeto do Philippe Starck. Para isso, nosso time de arquitetos e especificadores especializados em hotelaria, trabalhou em conjunto com a designer responsável pelo FF&E do Groupe Allard, Delphine Sanoian e com o time operacional da Rosewood para o OS&E, para as escolhas e compras de cada item necessário ao empreendimento”, revela Alessandra Arnone, Diretora da Tétris.

E ela revela o fator determinante no sucesso dessa implantação. “Desde o início, nossa experiência e total transparência com o cliente, garantiu a coerência com o valor total do investimento considerado. Para cada produto ou serviço seguimos um processo detalhado de identificação de fabricantes ou instaladores, desenvolvimento de protótipos, negociação de valores e contratações. Em meio ao período de pandemia encontramos muitos desafios de aumento de preços e escassez ou atrasos de entrega de materiais, mas conseguimos viabilizar o projeto através de um controle rígido de cada item desde sua aquisição até a entrega e montagem. O bom relacionamento da Tétris com fornecedores, que participaram de projetos anteriores, também agregou valor ao andamento do processo”, concluiu Alessandra.

São Paulo ganha luxuosa bandeira hoteleira Rosewood
Alessandra Arnone, Diretora da Tétris: “Desde o início, nossa experiência e total transparência com o cliente, garantiu a coerência com o valor total do investimento considerado” (Foto – Divulgação)

Para implantar um empreendimento desse porte, foi necessário contar com o apoio de vários tradicionais fornecedores da hotelaria. A marcenaria foi fornecida pelas empresas Dabol, Fenix e Etel. O mobiliário teve a participação da Artefacto, Passado Composto, Amazonia Móveis, L´oeil, Paschoal Ambrosio, Clamon, Casual e Dpot. A loja da Uniflex Cidade Jardim forneceu persianas, os tapetes são da By Kamy, os tecidos da Donatelli, o papel de parede da Vescom, os cofres dos apartamentos são da Saccis (fabricante Safemark) e a Hotelplus esteve presente na área OS&E.

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA