Turismo & HospedagemÚltimas Notícias

Salvador (BA) é mais que carnaval, sol e mar para atrair visitantes

A capital baiana possui muitos museus, igrejas históricas e uma diversificada gastronomia que a maioria dos turistas ainda não conhecem

Se engana quem pensa que visitar Salvador é aproveitar somente o carnaval, as belezas naturais, com muito sol e mar que a cidade com sua linda e imensa costa marítima oferece. Por ter sida a primeira capital do Brasil, a cidade conta com um grande acervo histórico de museus e igrejas e a grande maioria acaba passando desapercebida pelos turistas. Outro ponto a favor da cidade, são os modernos equipamentos para se realizar eventos de todos os portes, como o Centro de Convenções Salvador. Ele completa quatro anos em operação em janeiro, mas já se tornou um dos equipamentos mais concorridos para se fazer eventos no Brasil. Com isso, Salvador pode sediar mais 140 eventos em 2024 e somente a Salvador Destination, entidade que promove a cidade no turismo de eventos e negócios, trabalha para confirmar 75 eventos até 2029

Publicidade
Desbravador

E visando proporcionar mais competitividade a capital baiana para atrair turistas, seja a negócios e ou a lazer, recentemente a ABIH/ BA – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia e a Salvador Destination assinaram alguns convênios com a Prefeitura de Salvador. As iniciativas terão como alvos os principais mercados emissores de turistas para a cidade, visando aquecer o setor produtivo tanto na baixa quanto na alta estação.

União de esforços

Essa união de esforços pretende ampliar o alcance e a divulgação do destino soteropolitano a fim de gerar negócios e empregos para o fortalecimento da economia local. A Secretaria de Cultura e Turismo e a ABIH realizarão, por exemplo, road shows, fam tours, rodada de negócio e um fórum de hotelaria para promoção da oferta turística da cidade, capacitando operadores e agentes de viagens. Empresas realizadoras de eventos, jornalistas e influenciadores também estão sendo convidados a visitarem a cidade. O objetivo é fazê-los conhecer a estrutura para eventos da cidade (locais e serviços), hotelaria, gastronomia, assim como equipamentos culturais, Centro Histórico e pontos turísticos. “A ideia é captar congressos e eventos na baixa e na média estação. Isso nos dá um equilíbrio e força para que empresas que sobrevivem do turismo tenham um equilíbrio financeiro. O principal foco nosso tem sido a área médica, que é a mais se destaca nessa área como importante fatia de mercado. Estamos prospectando mais de 110 congressos para até 2027. Isso vai se transformar na chegada de cerca de 200 mil turistas de negócios. Estes, consequentemente, gastam três vezes mais que o turista de sol e mar”, revelou Glicério Lemos, Presidente da Salvador Destination.

Salvador (BA) é mais que carnaval, sol e mar para atrair visitantes
Glicério Lemos: “Estamos focados em captar congressos e eventos na baixa e na média estação, assim como atrair outros tipos de público”

Nessa alta temporada que vai desse mês de dezembro a março do ano que vem, cerca de 3,4 milhões de pessoas deverão visitar Salvador e ai vão algumas dicas de museus, igrejas, restaurantes e o que eles fazer na capital baiana.

Publicidade
Tramontina

Monte Pascoal Praia Hotel

Após definir o destino, a primeira escolha do turista é onde ficar. Salvador possui muitos hotéis modernos de padrão de rede internacional, mas o Monte Pascoal Praia Hotel se destaca por sua tradição, impecável conservação de sua infraestrutura e serviços. Esse é dos melhores hotéis de Salvador e está situado em frente a praia da Barra entre dois cartões postais, o Farol da Barra e o Cristo. Os quartos são bem amplos, uma perfeita limpeza e higienização e contam com uma moderna infraestrutura para maximizar a experiência dos hóspedes e isso inclui: um ar condicionado eficiente, bom colchão, enxoval de cama com várias opções de travesseiro, tv de última geração com uma variedade de canais a cabo, entre outros. O café da manhã é bem servido e conta uma variedade de pães, bolos, frutas, frios, laticínios e produtos da culinária baiana como cuscuz e mandioca, além de omeletes e tapiocas feitas na hora. Os colaboradores são muito bem treinados e os serviços que eles oferecem, fazem a diferença, para quem hospeda a negócios e ou a lazer. Esse hotel não deixa a desejar em nada aos serviços de outras redes internacionais que operam em Salvador.

Salvador (BA) é mais que carnaval, sol e mar para atrair visitantes
O Monte Pascoal Praia Hotel conta com apartamentos bem amplos e uma moderna infraestrutura e serviços para maximizara experiência dos hóspedes

Catedral-Basílica Primacial de São Salvador

Ela foi fundada em 1552, sendo a primeira do Brasil e por isso leva o nome de primaz. Está localizada no centro histórico de Salvador e sua arquitetura é em estilo maneirista e o revestimento da fachada e do interior é de pedra de lioz importada de Portugal especialmente para a construção. As paredes são revestidas até meia-altura de azulejos pintados, o piso e os altares são compostos de mármores coloridos, oriundos de Portugal e Itália. Conta com muitos entalhes em madeira revestido com folhas de ouro.

Salvador (BA) é mais que carnaval, sol e mar para atrair visitantes
Interior da Catedral-Basílica Primacial de São Salvador

Possui uma única nave, uma capela-mor ladeada de duas pequenas capelas, mais duas capelas no transepto e outras ao longo da nave. O teto da nave tem uma rica decoração em talha com símbolos jesuíticos, em cujo centro se encontra um grande medalhão radiante com o monograma IHS. Possui mutas lápides de sepulturas, como a de Mem de Sá (terceiro governador-geral do Brasil). A igreja é bem cheia de ricos ornamentos de damasco branco e roxo, veludo verde e carmesim, todos com tela d’ouro. Debaixo de uma lápide de mármore do altar-mor existe uma escadaria que servia de acesso a uma antiga catacumba.

Publicidade
APP da Revista Hoteis
Salvador (BA) é mais que carnaval, sol e mar para atrair visitantes
A Igreja do Senhor do Bonfim é uma das mais visitadas em Salvador

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

Ela foi construída em estilo neoclássico com fachada em rococó e teve suas obras internas finalizadas em 1754 e externa em 1772 com as torres. Para o povo baiano, é o maior centro da fé católica e conta comum sincretismo religioso muito grande. As imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia foram trazidas de Portugal pelo capitão Theodózio Rodrigues de Faria. Todos os anos na segunda quinta-feira do mês de janeiro após o dia de Reis, realiza-se a Lavagem do Bonfim, na escadaria da igreja, onde baianas lavam com água de cheiro e muita festa os seus degraus, embalada por seus blocos de afoxé. É nessa igreja que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim, que são feitas desde o início do século XIX com a medida do comprimento do braço direito até o peito da imagem do Senhor do Bonfim.

Publicidade
Harus
A Igreja e Convento de São Francisco fica no centro histórico de Salvador

Igreja e Convento de São Francisco

A igreja fica no Largo do Cruzeiro, que se articula com o Terreiro de Jesus, no centro histórico de Salvador. Por sua riqueza, a igreja é considerada como uma das mais espetaculares expressões do Barroco no Brasil, tendo sido tombado pelo IPHAN em 1985. Também foi eleito uma das sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Seus azulejos portugueses do século 18 reproduzem o nascimento de São Francisco e estão adornados por talhas de madeira moldadas com ouro em pó e com símbolos do barroco brasileiro: folhas, pelicanos, flores, anjinhos. A igreja conta com uma exuberante decoração interna, imagens policromadas de mestres santeiros baianos, obras-primas da arte sacra, muito jacarandá esculpido e duas pias de pedra, doadas por D. João V, rei de Portugal, púlpitos e teto com várias pinturas sacras, além de imagens de santos e santas. Todas as superfícies do interior – paredes, colunas, teto, capelas – são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos. O teto da nave possui pinturas sobre o ciclo mariano e a sacristia também é ricamente decorada. O corredor que a interliga à igreja tem o teto e azulejos pintados com cenas bíblicas. Dali sobe-se por uma escada às tribunas e coro da igreja e ao piso superior do convento. A passagem é ornada com azulejos mostrando cenas diversas: alegorias dos sentidos e dos meses do ano, paisagens, combates e cenas pastorais e de Lisboa antiga.

Publicidade
Ameris
Entrada da Casa do Carnaval da Bahia

Casa do Carnaval da Bahia

Ela fica ao lado da Catedral Basílica de São Salvador, entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé. Visita obrigatória para quem vai a Salvador e quer descobrir as origens dessa que é uma das maiores manifestações culturais no Brasil. O espaço dividido em quatro pavimentos conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial. Possui muitas maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, fotos e documentos históricos. Os visitantes podem se caracterizar e aprender ritmos da festa em grandes telões instalados numa sala escura. Uma viagem individual pode ser feita com projeções em vídeo com o uso de fones de ouvido.  Obras de artistas plásticos representam o carnaval por meio dos quadros, esculturas e máscaras que remetem aos antigos carnavais. Há também 200 bonecos feitos de cerâmica, que representam figuras típicas da folia. Para quem gosta de pesquisar sobre o carnaval, no subsolo se encontra um vasto conteúdo digital para pesquisas. E na cobertura, os visitantes podem desfrutar de uma área com uma bela vista para a Baía de Todos-os-Santos e boa parte da Cidade Baixa.

Publicidade
Clima ao Vivo
As exposições do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira são itinerantes

Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira

O MUNCAB possui ênfase na valorização de aspectos da cultura de matriz africana, destacando a sua influência sobre a cultura brasileira. Aqui você tem contato com trabalhos que falam da identidade negra; da África como o continente de onde se originou toda a humanidade; da questão do tráfico de pessoas que foram escravizadas; da resistência negra, dos quilombos e revoltas. Também aprende sobre as contribuições na culinária, religiosidade e festas populares, assim como nos esporte e na música, que é uma exuberância de matrizes com o samba, semba, maracatu e outros. O papel do Museu, além de reunir documentação histórico-cultural afro-brasileira, é promover ações e iniciativas intercambiais com os países e culturas africanas, sobretudo aqueles de onde vieram os maiores contingentes de negros escravos, como Angola, Moçambique e Guiné. São promovidos, também, diversas exposições, oficinas e outros eventos educativos. O espaço é carinhosamente apelidado de ‘museu em processo’, já que cultura é um processo contínuo. Sua própria existência é sinônimo de resistência, memória e constante criação enquanto em contato com uma das culturas mais antigas e ricas do universo que é a cultura dos povos africanos. Importante marco da cultura negra de Salvador, tem mostras fixas e temporárias rasga culturas atuais e históricas de personagens importantes da cidade e do Brasil.

Publicidade
Fispal
O visitante tem a possibilidade de vivenciar os temperos e os sabores que dão identidade à comida da Bahia

Museu da Gastronomia Baiana

Está instalado num conjunto de casarões muito bem conservado no centro histórico do Pelourinho. O visitante tem a possibilidade de vivenciar os temperos e os sabores que dão identidade à comida da Bahia. O museu é uma iniciativa do Senaca Bahia e apresenta exposição de longa duração, exposição temporária e vitrine-homenagem, buscando valorizar os diferentes sistemas alimentares da Bahia nos contextos históricos, culturais, sociais e gastronômicos. No local existe um espaço de doces e livros de formação da culinária brasileira editados pelo Senac. Paredes bem grossas podem ser vistas, onde era a fortaleza erguida para abrigar a cidade de Salvador dos invasores.

O restaurante apresenta 40 opções de pratos regionais e 12 sobremesas da Bahia

Restaurante Escola Senac Pelourinho

Esse restaurante escola fica num casarão colonial muito bem conservado no centro histórico do Pelourinho. Serve em buffet típico e por quilo a tradicional culinária baiana com mais de 40 opções de pratos regionais e 12 sobremesas da Bahia. O valor do buffet por pessoa é de R$ 84,90 (valor promocional de segunda e terça-feira) e de R$ 94,90 de quarta-feira a domingo. Quem optar pela refeição por quilo, paga R$ 78,00 e nesses valores as bebidas não estão inclusas no valor. Crianças de até sete anos não pagam e de oito a doze anos pagam metade. O restaurante não cobra os tradicionais 10% de taxa de serviço e existem sobremesas muitos boas como a cocada, Quindim e ambrosia. O horário de funcionamento é: Típico Almoço: De Segunda-feira a Domingo, das 11h30 às 15h30. Por quilo o funcionamento é segunda-feira a sexta-feira, das 11h30 às 15h30. 

O cardápio é uma riqueza dos produtos nativos da Bahia e a delicadeza da cozinha francesa

Jabú Restô & Bar

Esse restaurante de culinária contemporânea fica bem próximo a praia da Paciência, no Rio Vermelho e é comandado pelo chef francês Aurélien Roche e pelo mixologista e sommelier também francês Thomas Duprat Pivetta que apresenta muitos drinks autorais. O nome Jabu remete a jabuticaba, um produto tipicamente brasileiro. O ambiente é climatizado, aconchegante e tem uma música de fundo com uma vibe tranquila. A cozinha tem meias paredes abertas e os clientes podem ver o Chef Aurélien preparando os pratos que são verdadeiras experiências gastronômicas. O cardápio é uma riqueza dos produtos nativos da Bahia e a delicadeza da cozinha francesa. O lugar é perfeito para eventos entre amigos, encontros românticos e happy hours. Uma das boas opções é: Risoto de cogumelos de Paris fresco, leite de coco, couve, azeite trufado e filé mignon com molho ao vinho ou camarão grelhado com molho vierge, servido com risoto de alho poró trufado. São oferecidos também pratos veganos sem lactose e sem glúten.

O Casa Di Vina é especializado em cozinha mediterrânea e baiana

Casa Di Vina Restaurante

Esse restaurante está localizado na varanda da casa onde morou por cerca de sete anos o poeta carioca Vinicius de Moraes em Itapuã, poucos metros da praia e que também funciona com um hotel boutique. O local é um ponto de encontro e une a poesia com a gastronomia. Especializado em cozinha mediterrânea e baiana, o restaurante conta em seu cardápio com deliciosas massas, frutos do mar, pizzas, carnes e receitas especiais ensinadas pela esposa baiana do poeta, Gessy Gesse, como por exemplo o Frango a Gesse e Vina e o drinque Tarde em Itapuã. Existe a opção do menu map em que a entrada é servido couvert di vina e bruschetta pomodoro. Como prato principal existe e opção de spaghetti à bolonhesa, lasanha de funghi, peixe grelhado com risoto de limão siciliano, filé mignon ao pepe verde, penne mari e monti e uma variedade de pizzas. De sobremesa se pode pedir tiramissú, gelato de gorgonzola com goiaba ou pudim de tapioca caramelizado. Está aberto gratuitamente ao público em geral que pode ver expostos objetos, fotos e documentos da história do casal e da pouco conhecida passagem do poeta pela Bahia. O restaurante funciona de segunda a sábado das 12h00 às 23h00 e aos domingos das 12h00 às 22h00.

O picadinho de carne é um dos pratos mais servidos no Blue Praia Bar

Blue Praia Bar

Está localizado no Rio Vermelho com a vista exuberante da Praia do Buracão e a entrada nos finais de semana é de R$50,00 por pessoa. Elas podem optar em ficar em gazebos de treliça, mesas na varanda, os lounges à beira-mar, camas balinesas e kit praia ao som de uma vibe com trilhas sonoras preparadas por renomados djs. A culinária é estilo contemporâneo com um toque da Bahia. Todos os pedidos são feitos através de um aplicativo próprio do restaurante, assim como acesso ao cardápio.  O atendimento é muito bom e a preparação dos pratos não é demorada entre eles estão: Camarão na Tapioca ou a Croqueta de Bacalhau e Arroz de Hauçá. Entre os petiscos de entrada está o bolinho de feijoada e seis unidades o preço é de R$ 32,90. Entre os pratos principais uma boa pedida é o Risotto Del Mar Risoto com arroz arbóreo, camarões, mexilhões e polvo. Arborio rice risotto with shrimps, mussed and octopus e o preõ é de apenas R$ 69,90. Para quem prefere carne vermelha, uma boa pedida é o Picadinho de carne que vem com: Ragu de filé mignon perfumado com pimenta doce, arroz, banana da terra caramelizada e pastel de farofa e o preço é de R$ 72,90. O restaurante não cobra 10% de taxa de serviço e existe a opção de se tomar drinks premiados como o Negroni Spritz, o Mai Tai e o Matchá.

A Barraca do Lôro fica na praia do Flamengo e um local bastante procurado

Barraca do Lôro

Essa tradicional barraca fica de frente a praia do Flamengo e faz serviços para quem está com o pé na areia. O ambiente é bem agradável, os banheiros são bem limpos, ambiente de acesso controlado por pulseiras de identificação e conta também com um parquinho infantil no local. O cardápio é bem variado e inclui moqueca de peixe, camarão e vegana, picanha na chapa, peixe ao forno, trio nordestino, carne de sol, entre outros deliciosos pratos. A maioria das porções serve bem duas pessoas e vale a pena conhecer o local.

A Sorveteria da Ribeira foi eleita na posição 74 de uma das 100 melhores do mundo

Sorveteria da Ribeira

Essa clássica sorveteria localizada a beira mar na Ribeira foi fundada em 1931 e se tornou ponto turístico. Ela foi eleita na posição 74 de uma das 100 melhores do mundo pela enciclopédia gastronômica internacional TasteAtlas. Possui 66 sabores no cardápio e grande maioria são de frutas típicas regionais, como jenipapo,cajarana, tamarindo, amarena, cupuaçu, umbú, açaí, entre outros. Uma boa pedida é o sorvete de coco verde. A matéria prima para a preparação desses sorvetes vem de diversas regiões da Bahia. Cada bola de sorvete custa R$ 13,00, independente do sabor.

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA