TradeÚltimas Notícias

Rota dos Pioneiros é a maior trilha aquática do Brasil

Recordista do País, o atrativo tem mais de 400 km de extensão e abrange três estados brasileiros

Os Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo abrigam um atrativo turístico conhecido como a maior trilha aquática do Brasil. Essa experiência fica na Rota dos Pioneiros, trilha de longo curso de cerca de 400 km, que promove a experiência no rio Paraná, por meio de bote ou caiaque. O passeio abrange os municípios de Taquarussu, Jateí, Naviraí, Eldorado e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul; Inajá, Santo Antônio do Caiuá, Paranavaí, Terra Rica, Diamante do Norte, Nova Londrina, Marilena, São Pedro do Paraná, Querência do Norte, Icaraíma, Altônia, Guaíra, no Paraná; e Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha, Rosana em São Paulo.

Publicidade
Clima ao Vivo

A trilha de longo curso presenteia os turistas com a oportunidade de explorar o rio de maneira íntima e intensa, atravessando paisagens que vão desde trechos calmos e serenos até corredeiras, proporcionando uma experiência completa para os amantes da natureza e dos esportes aquáticos.

A Rota dos Pioneiros tem o objetivo de promover a região e fortalecer o potencial turístico e cultural do local. A Coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, enfatiza que esses equipamentos são fundamentais para a diversificação do cardápio de experiências ofertadas para as pessoas que buscam contato com a natureza. “São nelas que ocorrem atividades como caminhadas, cicloturismo, observação de fauna e flora e atividades aquáticas. Além disso, são de extrema importância para a conservação da biodiversidade”, ressalta.

Para o Gestor da Rota dos Pioneiros, Erick Xavier, assim como outras trilhas aquáticas, o local cumpre o papel de contar também a história do País. “O Brasil possui mais de 40 mil quilômetros de rios navegáveis e mais de sete mil quilômetros de litoral, por onde se desenhou a história brasileira. Então, se queremos conectar o País, por meio de trilhas de longo curso, precisamos olhar para o potencial das trilhas aquáticas”, mencionou.

Publicidade
Ameris

O trecho que corta o Estado do Mato Grosso do Sul e integra as regiões turísticas do Vale das Águas e Cone Sul também oferece o aviturismo (turismo de observação de aves), praticado nas unidades de conservação da Mata Atlântica do estado.

Publicidade
Anuncie conosco

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA