Resorts Brasil lança a 7ª edição do Radar Resorts Brasil
A Resorts Brasil lançou a 7ª edição do Radar Resorts Brasil, relatório trimestral elaborado em parceria com a JLL, myHotel, Senac-SP e STR Global. O relatório oferece informações detalhadas do desempenho do mercado de resorts no Brasil e de diversas áreas relevantes para a indústria, como economia e aviação. Do lado da aviação, o Radar mostra, segundo os dados da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, que o total de passageiros domésticos e internacionais no primeiro trimestre de 2023 ainda não atingiu os patamares pré-pandemia.
No âmbito de desempenho dos resorts, seção feita em parceria com a STR, ao analisar a ocupação no primeiro trimestre de 2023, observa-se uma evolução positiva dos resorts em comparação com 2022. Nos indicadores de TREVPAR (Total Revenue per Available Room – Medição da receita operacional total por quarto disponível, calculada pela soma de quartos, alimentos e bebidas e todas as outras receitas operacionais divididas pelo total de quartos disponíveis) e TREVPOR (Total Revenue per Occupied Room – Medição da receita operacional total por quarto ocupado, calculada pela soma de quartos, alimentos e bebidas e todas as outras receitas operacionais divididas pelo total de quartos vendidos), embora tenha havido uma recuperação de receitas nos resorts em relação aos números pré-pandemia (2019), nota-se um certo sinal de estagnação em relação a 2022. Este sinal torna-se ainda mais evidente quando analisados os dados de TREVPAR e TREVPOR corrigidos pela inflação do período analisado.
Tal cenário reforça a importância dos resorts se atentarem para a eficiência operacional. Os indicadores operacionais apresentados no Radar em parceria com a JLL mostram que os resorts têm conseguido ser mais eficientes no controle de custos, melhorando seus índices de GOP.
Em relação aos dados de reputação online de resorts, oferecidos pela myHotel, pode-se concluir que os resorts analisados tiveram um primeiro trimestre interessante, conseguindo melhorar a percepção de qualidade de serviços. Para mais detalhes, o Radar Resorts Brasil está disponível neste link “O Radar Resorts Brasil tem se tornado uma ferramenta essencial para tomada de decisões e análises estratégicas por parte dos profissionais do setor hoteleiro. Observamos cada vez mais associados participando do compartilhamento de dados e trabalhando de forma cooperativa pelo desenvolvimento do setor. Esperamos seguir aperfeiçoando nosso informativo e ajudando os resorts em suas análises e estratégias” afirma Juliana Salles, gerente executiva da Resorts Brasil.
A associação ressalta que o comprometimento e conhecimento dos parceiros foram fundamentais para fornecer informações confiáveis e relevantes aos associados e à indústria em geral. A próxima edição do Radar Resorts Brasil está programada para o final de julho de 2023, e espera-se continuar fornecendo informações de qualidade para o setor.