Publicidade
Leceres

Recuperação econômica no setor de turismo gera mais empregos

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

O setor de turismo no Brasil está animado com a recuperação econômica diante do prejuízo causado pela pandemia de COVID-19. Em fevereiro deste ano, o Ministério do Trabalho e Previdência identificou que 150 mil pessoas retornaram ao mercado de trabalho ligado às atividades de turismo, representando 45% dos postos de trabalho gerados no Brasil em todos os setores econômicos. Os brasileiros também estão viajando mais. De acordo com o Ministério de Turismo, houve uma alta no número de viajantes nas festas de final de ano, chegando a 6,7 milhões de pessoas passando pelos aeroportos só durante o período de Natal e Réveillon – 55% a mais do que em 2020.

Publicidade
Faitec

Para as empresas, as melhorias já podem ser percebidas no fechamento de caixa. Segundo a FecomercioSP – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, as empresas do setor registraram um faturamento estimado em R$15,3 bilhões, em janeiro de 2022. A retomada das atividades interrompidas com a pandemia é fundamental para aumentar a movimentação econômica e recuperar as perdas, como as ocorridas com o cancelamento das festas de Carnaval nos últimos dois anos, por exemplo. De acordo com dados divulgados pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o setor de serviços deixou de lucrar cerca de R$3 bilhões no período.

Publicidade
Harus 1

Para os profissionais que atuam na área e acompanharam o impacto que a pandemia gerou no turismo de forma global, o cenário otimista indica a recuperação das atividades no país. Segundo a mestre em turismo e supervisora do curso de Turismo do Centro Europeu, Raquel Pazini, o turismo está bastante aquecido. “As pessoas precisam se organizar e se programar com mais antecedência, pois existe uma demanda maior pelas viagens”, explica.

Otimismo para o setor de hotelaria

Profissionais que atuam com hotéis e serviços de hospedagem também estão respirando mais aliviados. Além de aumentar significativamente o público que procura por estadia, um Projeto de Lei que cria uma linha de crédito para ajudar o setor na pandemia está em tramitação na Câmara dos Deputados. O PL 2931/20 cria um programa que estabelece medidas de apoio financeiro às atividades do setor hoteleiro e de eventos.

Necessidade de profissionais no mercado

Profissionais que buscam recolocação no mercado ou ampliação da qualificação tem oportunidades nesse momento de retomada. Buscar cursos é uma boa oportunidade para aumentar as chances de conseguir um posto de trabalho, já que a demanda por mão-de-obra, principalmente qualificada no setor tem aumentado.

Publicidade
21 anos Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA