Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Quinta dos Pinhais cria condomínio de abelhas sem ferrão

Em meio a Serra da Mantiqueira, a duas horas da movimentada capital paulista, está a Pousada Quinta dos Pinhais, um empreendimento focado em sustentabilidade e preservação, mas sem comprometer a qualidade dos serviços nem a infraestrutura luxuosa. Perfil da Associação Roteiros de Charme, que é afiliada. Com 25 anos de história dando ênfase à sustentabilidade, a Quinta dos Pinhais optou por ir além na questão ambiental, com uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 2 km de extensão no terreno, contratou um biólogo para ampliar as iniciativas de preservação e valorização dos ativos naturais, além de potencializar a vivência com a natureza na experiência com o hóspede.

Publicidade
Carbono Free

 

Quinta dos Pinhais cria condomínio de abelhas sem ferrão
Área externa da pousada Quinta dos Pinhais (Foto: divulgação)

Com menos de um mês de atuação, o biólogo e médico veterinário (também graduado em Farmácia) Luiz Fernando da Silva Martins, Mestre em Recursos Florestais pela ESALQ/USP de Piracicaba, SP, já descobriu que nos 314 mil m² de área da pousada existem abelhas nativas sem ferrão –  jataí (Tetragonisca angustula) e tubuna (Scaptotrigona bipunctata) -, trilhas com líquens, minhocas de excelentes espécies para o minhocário, além de já estar trabalhando com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) na horta da Pousada Quinta dos Pinhais – ora-pró-nóbis (Pereskiaaculeata), capuchinha (Tropaeolummajus), fisális (Physalis) e peixinho da horta (Stachysbrizanthina).

Publicidade
Desbravador

Com a descoberta das abelhas em várias áreas do terreno da pousada, o Gerente geral Guilherme Paiva e Luiz Fernando resolveram criar um condomínio para as abelhas. “A gente está criando o Condomínio das Abelhas Nativas, já que tem mais de uma espécie de abelha. Estamos fazendo as casinhas, colocando iscas de mel e pólen e elas mesmo estão construindo as novas colmeias dentro dessas casinhas, e a gente está espalhando pela pousada, e vai concentrar algumas em um lugar só para visitação dos hóspedes, em lugar aberto, em uma trilha”, conta Guilherme Paiva. “Na Pousada as abelhas nativas encontram condições propícias para a produção de um mel de flores silvestres de excelente qualidade, utilizando como pasto apícola as muitas áreas de matas nativas, que devido à diversidade garantem flores durante quase todo o ano.”, destaca Luiz Fernando.

Publicidade
Clima ao Vivo

A Quinta dos Pinhais é um dos mais de 60 empreendimentos turísticos que fazem parte da Associação Roteiro de Charme. A entidade, que tem a sustentabilidade em seu DNA, foi fundada em 1992, sob inspiração da Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92. A associação teve uma iniciativa pioneira no Brasil ao criar, em 1999, seu Código de Ética e Conduta Ambiental, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), organismo da ONU responsável por Meio Ambiente.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA