Publicidade
SPCVB

Projeto do Sebrae/AM promove o Turismo de Base Comunitária

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

Pensando no futuro do turismo no Amazonas e, principalmente, no Turismo de Base Comunitária, um dos setores que mais sofre com a ausência de turistas, o Sebrae do Amazonas vem atuando na capacitação e no fortalecimento de estratégias para transformar as comunidades das regiões da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.

Publicidade
Escola de resultados

Por meio do Projeto Turismo Transforma, o Sebrae/AM realiza uma série de iniciativas para estimular competências como gestão financeira e conservação de recursos naturais e acaba de disponibilizar uma plataforma digital dedicada ao Turismo de Base Comunitária. O site www.viveramazonia.com fornece informações completas sobre as experiências sustentáveis praticadas por comunidades ribeirinhas no Amazonas. No total sete comunidades participam do Projeto Turismo Transforma: Novo Airão, Nova Esperança, Três Unidos, Tumbira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Lago do Acajatuba), Santa Helena do Inglês e Santo Antônio do Tiririca. O Turismo de Base Comunitária se estrutura, sobretudo, no protagonismo das comunidades em que ele é praticado. “Os processos são organizados e gerenciados pela comunidade, garantindo não apenas o fortalecimento econômico da região, mas também o empoderamento local e a inclusão social”, afirma Fabio Souza, Gestor do Projeto Turismo Transforma no Sebrae/AM.

De acordo com o gestor, o Turismo de Base Comunitária proporciona uma experiência autêntica das atrações e dos costumes locais. Nas comunidades em que o projeto atua são os habitantes que abrem as portas de suas casas, hospedagens e pousadas para receber os visitantes e compartilham seus modos de vida, histórias e tradições, além da natureza que envolve a todos. A sustentabilidade e a conservação da natureza são outros princípios do Turismo de Base Comunitária e do Projeto Turismo Transforma. As atividades e os atrativos priorizam o foco na natureza e na preservação ambiental juntamente com o envolvimento das comunidades.

Publicidade
Clima ao Vivo

Prêmio Impactos Positivos 2021

Dar visibilidade e exposição para projetos inovadores que buscam a transformação responsável de suas comunidades também é a missão do Prêmio Impactos Positivos 2021, evento que tem o Sebrae como patrocinador oficial. “Proporcionar visibilidade a ações, projetos e pessoas que contribuem para o desenvolvimento do turismo no Brasil e fazer com essas boas práticas possam servir de referência para os pequenos negócios turísticos são a razão do Sebrae existir”, reforça Ana Clévia Guerreiro, Coordenadora de Projetos do Sebrae. O Prêmio Impactos Positivos 2021 conta com quatro categorias – Impacto Ambiental, Impacto Cultural, Impacto Econômico e Impacto Social. Foram 137 projetos inscritos e mais de 20.000 votos contabilizados na edição deste ano. Os 12 projetos mais votados (3 em cada categoria) passam agora por um novo processo de votação popular no site https://impactospositivos.com/ e pela avaliação de um júri de especialistas até o dia 20 de novembro. O anúncio e a entrega dos prêmios aos 4 melhores projetos em cada categoria acontece no dia 25 de novembro.

Publicidade
Soluções 1

Conheça os 12 finalistas do Prêmio Impactos Positivos 2021:

Categoria Impacto Ambiental

MUDHEI

Ninho de Pássaros

Pet Amigo

Categoria Impacto Cultural

Coletivo Ponto Cultural

Olhar Solidário: Fotografia e Turismo

Semente Materna Poética

Categoria Impacto Econômico

Acelera Turismo

Agência De Oportunidades

Expansão Social / P.E.I.S.

Categoria Impacto Social

Associação Música Amigos Solidários

Instituto GAS – Grupo de Atitude Social

Refeição de Amor

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA