Publicidade
SPCVB

ABIH Nacional comemora 85 anos de atividades em evento no Senado

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 4 minutos

Direto de Brasília (DF) – Terminou agora a pouco um concorrido evento, mas seguindo rigorosos protocolos de segurança sanitária, a sessão solene no plenário do Senado Federal que celebra os 85 anos da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. E a data coincide com o 9 de novembro, data que se comemora o Dia Nacional do Hoteleiro. Cerca de 300 personalidades do setor hoteleiro e turismo de todo País estavam reunidos, entre eles uma grande presença dos Presidentes das ABIHs regionais e de Gilson Machado, Ministro do Turismo.

Publicidade
Faitec

A solenidade foi presidida pelo Senador Fernando Collor de Mello que iniciou seu discurso destacando os desafios que a hotelaria teve que superar frente aos desafios e essa solenidade é um tributo devido. “A pandemia ocasionou muitos tormentos no turismo no Brasil, mas hoje já temos um horizonte mais promissor com vacinação e a recuperação na atividade turística. O câmbio é favorável a quem nos visita e isso acelera a retomada do setor. Dados recentes da CNC destaca que a hotelaria nacional registrou um aumento de 47% de faturamento no último mês de julho e taxas de ocupação próximas antes da pandemia. Hoje a hotelaria brasileira rivaliza com países tradicionais pela vivência de muitos profissionais no exterior e métodos próprios e soluções locais de espírito inovador. A natureza do povo brasileiro em sobrepujar as adversidades com muita criatividade é relevante na ABIH Nacional, uma das mais antigas e tradicionais associações no Brasil. A hospedagem é item prioritário nas viagens. Em termos de material humano a hotelaria brasileira está entre as melhores do mundo, graças a dedicação incansável dos profissionais do setor em busca de oportunidade de negócios no setor e programas exitosos e evolução da hotelaria nacional. Os nossos hoteleiros compreendem que os avanços do setor estão ligados ao fortalecimento do setor turístico.  Com isso eleva o turismo no novo patamar e faz com seja seis estrelas no Brasil”, destacou o Senador Collor.

Publicidade
Soluções 1

 

ABIH Nacional comemora 85 anos de atividades em evento no Senado

O plenário do Senado Federal recebeu um bom público

Publicidade
Encontro da Hotelaria

Espírito empreendendor

Em seguida, Gilson Machado Neto, Ministro do Turismo começou o discurso agradecendo ao apoio de Fernando Collor de Mello, que é Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo no Senado. “Ele está deixando seu legado no turismo, assim como quando ele criticou, em seu governo, que o Brasil só tinha carroça em vez de carros e isso alavancou o setor. O nosso País não tem como dar errado, por causa do empreendedorismo, mas emperra na burocracia. Uma empresa necessitava de muitas certidões e hoje o Governo Bolsonaro está destravando a burocracia e evitando atrapalhar a vida dos empresários. O capital humano é o maior patrimônio que nós temos. É difícil formar uma equipe e manter a máquina azeitada, ainda mais na pandemia. E não poderia deixar de enaltecer a gestão do Manoel Cardoso Linhares frente a ABIH Nacional e ele faz a diferença. Sua vida começou vendendo bombom e hoje é uma grande liderança empresarial reconhecida num setor que gera 180 mil empregos de carteira assinada pelo setor turístico”, destacou o Ministro Gilson.

ABIH Nacional comemora 85 anos de atividades em evento no Senado

Manoel Cardoso Linhares em discurso na tribuna do Senado

Publicidade
Escola de resultados

Força do empresário do turismo

Em seguida subiu a tribuna Manoel Cardoso Linhares, Presidente nacional da entidade, destacando em seu discurso que: “Os empresários do turismo souberam superar os desafios impostos pela pandemia. O apoio do Presidente Jair Bolsonaro foi vital para manter empregos e alavancar a retomada, pois a indústria do turismo gera 7.200 milhões. Temos muitos pleitos a fazer, mas um em especial é destravar a Lei Geral do Turismo que está aguardando ser colocada em votação no Senado. A história da ABIH Nacional é a história da hotelaria nacional e uma demonstração de como o trabalho coletivo e a união de um setor pode ajudá-lo a conquistar mais espaço no cenário econômico no país. Desde sua fundação, a meta sempre foi mostrar às autoridades a importância da hotelaria e do turismo e apresentar sugestões de medidas que pudessem estimular sua expansão”, destacou Linhares.

ABIH Nacional comemora 85 anos de atividades em evento no Senado

O Senador Fernando Collor de Mello recebendo uma placa de Manoel Cardoso Linhares pelos brilhantes trabalhos exercidos em prol da hotelaria nacional

Publicidade
Clima ao Vivo

A solenidade incluiu o lançamento da edição especial do livro “ABIH Nacional: 85 anos” e do selo postal comemorativo da ABIH Nacional. Segundo o presidente da ABIH Nacional, o lançamento do livro e do selo postal e do carimbo comemorativo celebram o sucesso do associativismo na defesa das pautas relacionadas ao turismo e à hotelaria. “Nesses 85 anos, como está registrado no livro, nosso principal foco foi mostrar às autoridades o potencial do setor e apresentar as soluções para sua expansão. Sempre procuramos ressaltar que a hotelaria e o turismo geram emprego e renda por destinos espalhados por todas as regiões, estimulando o crescimento econômico, principalmente, em menores destinos. E essa história precisava ser registrada para que todos pudessem conhecer melhor nossa entidade e o setor de hotelaria brasileiro”, afirmou o presidente da ABIH Nacional.

ABIH Nacional comemora 85 anos de atividades em evento no Senado

O Ministro Gilson Machado Neto recebendo uma placa de Manoel Cardoso Linhares pelos brilhantes trabalhos exercidos em prol da hotelaria nacional

A Senadora Soraya Thronicke (MT) encerrou os discursos repudiando a cobrança de direitos autorais pelo ECAD nos apartamentos hoteleiros, assim como nos motéis e cruzeiros marítimos, o que ela considera muito injusto, pois os apartamentos são áreas privativas. “Não somos contra essa tributação, mas que seja justa e cobrada nas áreas comuns e não nas áreas privadas. E que exista clara na distribuição dessa arrecadação”.

Confira na galeria de imagens maios alguns dos participantes desse evento.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Brasília a convite da ABIH Nacional e se hospeda no hotel Vision Hplus Express.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA