Publicidade
FOHB

Proagência II conclui estudo sobre a competitividade das agências de viagem brasileiras

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 3 minutos

Através da pesquisa Matriz de Competitividade realizada com gestores das agências de viagens, o Proagência II, uma parceria da ABAV – Associação Brasileira dos Agentes de Viagem com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, com o apoio técnico da Fundação Getulio Vargas, acaba de concluir a Análise Geral da Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens Brasileiro, um estudo inédito sobre a visão geral da competitividade do mercado.
De acordo com o Diretor do Iccabav/Proagência, Antonio Azevedo, o objetivo primordial do estudo foi gerar um diagnóstico completo da competitividade das agências de todo o Brasil e que será fundamental às Abavs e SEBRAEs na geração de ações de capacitação e aprimoramento profissional mais direcionadas às necessidades específicas de cada mercado.
A pesquisa foi aplicada por meio de um questionário online disponível nos portais da ABAV (www.abav.com.br) e SEBRAE (www.sebrae.com.br) no período de 01 de maio a 03 de junho e obteve um total de 967 empresas respondentes.
Os resultados da pesquisa apontaram para um cenário de amadurecimento da competitividade das agências de viagens nacionais, o que demonstra que essas empresas estão aproveitando as oportunidades que se apresentam para a atividade no país.
As empresas do setor também já perceberam que necessitam se desenvolver e aumentar sua competitividade para poderem contribuir de maneira definitiva para solidificar o desenvolvimento do turismo no Brasil, com foco no médio e no longo prazo.
A Gestora do Proagência no Sebrae Nacional, Valerias Barros, comenta “Este é um trabalho inovador, do SEBRAE e da Abav para os agentes de viagens. Sendo a missão do SEBRAE contribuir para o aumento da competitividade dos micro e pequenos negócios, o resultado deste trabalho vai colaborar para que os empreendedores possam estar cada vez mais preparados para a comercialização dos produtos e serviços, especialmente para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá em nosso País”.
A pesquisa também apontou para a importância de se trabalhar o desenvolvimento interno da empresa, por meio da qualificação de seus funcionários, da valorização do processo de aprendizagem organizacional, ou seja, da transferência de conhecimento entre as pessoas que trabalham na agência de viagem.
O desenvolvimento de plano de marketing integrado ainda é uma prática pouco utilizada entre as empresas do setor, que realizam atividades de Promoção e Vendas mas ainda de forma esporádica. A presença da empresa em feiras e eventos de turismo, por exemplo, é geralmente feita pela participação dos funcionários como visitantes, somente um número reduzido de empresas já participam como expositoras.
Os resultados encontrados para a dimensão de Produtos e Serviços demonstrou que as agências de viagens, em sua maioria, já oferecem aos seus clientes assistência telefônica 24h, seja por meio de siga-me, celular do agente ou por call center. Esse é um dado positivo que aponta para a preocupação dos empresários em proporcionar segurança no serviço e produto turístico oferecido.
Em relação à dimensão de Administração Financeira, percebe-se que as empresas buscam aprimorar suas práticas de gestão financeira, porém, são poucas que já realizam orçamento empresarial com base anual.
O uso da Tecnologia da Informação já é bem difundido entre as agências de viagens, contudo, essa dimensão ainda não é vista como catalisadora de futuros negócios e identificação de oportunidades. Por exemplo, as empresas, na grande maioria, já possuem uma página institucional na internet, mas poucas são as que oferecem a possibilidade de e-commerce.
Para conferir a análise completa, o documento estará disponível nos Portais da ABAV e do SEBRAE.

 

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x

Publicidade
Soluções RH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA