Plataforma Astore da Accor promete revolucionar o mercado
A rede hoteleira Accor criou recentemente a plataforma de compras Astore, em substituição aos serviços que eram oferecidos internamente pela área de compras. O objetivo é oferecer um ótimo atendimento, condições comerciais competitivas e produtos e serviços da mais alta qualidade para o mercado hoteleiro e outros setores que fazem uso de uma cadeia de suprimentos. A taxa de intermediação a ser cobrada por tudo isso é zero.
Atualmente a equipe Astore é formada por mais de 250 especialistas disponíveis e espalhados por todo o mundo que acompanham projetos e auxiliam as operações presentes demandadas pela Accor e por diversos empreendimentos e marcas do setor e responsáveis por uma gestão de gastos anual que ultrapassa R$ 1 bilhão. O lançamento da Astore na região representa uma nova etapa em nossa trajetória: “uma mudança alinhada com a visão de futuro da Accor e com o nosso propósito em nos tornarmos o provedor de soluções hoteleiras número um da América Latina”. Confira mais nessa entrevista exclusiva com Pedro Cardoso, Vice-President Procurement, Premium, Midscale & Economy Astore – Accor Americas.
Revista Hotéis – Quais os motivos que levaram a Accor a lançar a plataforma de compras Astore?
Pedro Cardoso – Antes de ser lançada no mercado sob a marca Astore, os serviços eram oferecidos dentro da área de Compras da Accor, e para hotéis do Grupo, apenas. Com expertise que adquirimos ao longo dos últimos 15 anos e, então, em projetos para fora dos hotéis Accor, potencializamos os nossos recursos para alcançar novos patamares de sucesso e atingir a excelência em nossas atividades. Dessa forma, nasceu a Astore, mantendo a essência e preocupação em oferecer um ótimo atendimento, condições comerciais competitivas e produtos e serviços da mais alta qualidade para o mercado hoteleiro e outros setores que fazem uso de uma cadeia de suprimentos.
A Astore chega ao mercado como um parceiro de compras já consolidado e com estrutura internacional e presença local, o que facilita a adaptação de nossos contratos às necessidades locais dos clientes do mercado hoteleiro dos diferentes países em que nossos escritórios estão.
R.H – No que a Astore difere do modelo anterior que era a divisão de compras compartilhadas?
P.C – Vivemos em um mundo dinâmico e em constante transformação, onde acreditamos que, para alcançar novos patamares de sucesso e atingir a excelência em nossas atividades, devemos estar constantemente em busca de evolução/inovação.
Seguindo essa visão de futuro, a área de Compras Compartilhadas da Accor – que já acumula mais de 15 anos de atuação no mercado hoteleiro – deu início a uma nova fase em sua história, ampliando sua atuação e potencializando a utilização dos seus recursos, com o objetivo de alcançar novos resultados e excelência. Para o lançamento da marca Astore, passamos por um processo de transformação da divisão de Compras Compartilhadas. Consolidada, renovada e com um novo time, o objetivo da Astore é expandir ainda mais essa visão de servirmos todo o setor de hotelaria e hospitalidade, garantindo ofertas competitivas e uma boa estratégia de relacionamento junto à gerentes gerais e investidores.
Atualmente, somos uma equipe de mais de 250 especialistas disponíveis e espalhados por todo o mundo que acompanham projetos e auxiliam as operações presentes demandadas pela Accor e por diversos empreendimentos e marcas do setor. Na América Latina, possuímos uma equipe de especialistas locais dedicados a cuidar de cinco países (Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México) e responsáveis por uma gestão de gastos anual que ultrapassa R$ 1 bilhão. O lançamento da Astore na região representa uma nova etapa em nossa trajetória: uma mudança alinhada com a visão de futuro da Accor e com o nosso propósito em nos tornarmos o provedor de soluções hoteleiras nº 1 da América Latina.
R.H – Quais são os pilares que norteiam as ações da Astore?
P.C – Três pilares da Accor que também fazem parte do dia a dia da Astore são: Pessoas, Sustentabilidade e Crescimento. Assim, nossa estratégia principal é seguir engajando nossos talentos e utilizar cada vez mais nossa plataforma como um meio de nos conectar com nossos clientes e time operacional. Com isso, o foco será desenvolver e aumentar nossa oferta de itens ESG e, de forma sustentável, crescer e aumentar a receita.
“Os três pilares da Accor que também fazem parte do dia a dia da Astore são: Pessoas, Sustentabilidade e Crescimento”
R.H – Por que passaram a oferecer também o serviço de intermediação para o setor em geral? E quais serão esses setores?
P.C – Nossa operação trabalha na negociação de preços e condições competitivas adequadas para o setor de compras, fornecendo soluções práticas e a expertise da Accor em hospitalidade, com intuito de garantir a satisfação dos clientes e seus consumidores.
Entendemos que as cadeias de suprimentos de muitos setores possuem características comuns entre si e queremos agregar benefícios de uma área de compras especializada para todos aqueles que possam se beneficiar de uma empresa líder em compras. Sendo assim, somos capazes de gerir as compras de hospitais, empresas de eventos, escritórios, restaurantes e diversos outros seguimentos.
R.H – Como essa estrutura está posicionada para atender as necessidades do mercado e quais são as soluções que oferecem?
P.C – Com a Astore, oferecemos acesso à mais ampla variedade de ofertas e serviços do mercado para ajudar as operações a alcançarem a satisfação do cliente final e agregar valor à experiência em cada área de diferentes setores – incluindo Alimentos e Bebidas, lavanderia, serviços de todos os tipos, inclusive financeiros e que envolvam mão de obra, móveis, compra de energia, utilidades (água e gás), equipamentos e manutenção. Também contamos com serviços de TI (hardware e software), produtos químicos, alternativas sustentáveis, entre outros.
Por exemplo, se um hotel precisa de uma reforma, renovação de cozinha ou modernização de sua decoração, analisamos e entendemos a real necessidade e, além de desenhar uma estratégia adequada àquele cliente em todos os seus pontos, fazemos a curadoria dos serviços, contratamos e realizamos o que é preciso por meio de nossos fornecedores parceiros. Da mesma forma, se vê a necessidade de melhorar sua receptividade por meio de softwares e TI. Cada cliente tem uma necessidade e a Astore está preparada para atender cada uma das diferentes demandas que envolvem hotéis.
R.H – Quais são as vantagens dessa ferramenta para terceiros e a taxa de intermediação a ser cobrada?
P.C – Por ser um serviço de soluções customizadas, nossa oferta de compras é capaz de cobrir 100% das necessidades hoteleiras, atuando desde a construção à reforma na categoria de FF&E (Furniture, Fixtures & Equipments), e operação, através da criação de experiências únicas e adaptadas a todo tipo de orçamento, seja de projetos mais econômicos ou de luxo. Nossa ferramenta oferece compras centralizadas e simplificadas, com recursos específicos da hotelaria que garantem eficiência operacional, preços competitivos e capacidade de gerenciamento e controle do ambiente de compras de forma completa para o cliente. A taxa de intermediação a ser cobrada por tudo isso é zero. Nosso modelo de negócios não prevê custos adicionais para nenhum de nossos clientes.
“Nossa ferramenta oferece compras centralizadas e simplificadas, com recursos específicos da hotelaria”
R.H – Daria para precisar os ganhos que podem ser obtidos pelos hotéis usando a plataforma Astore e as áreas contempladas?
P.C – O ganho dos clientes com a Astore é estar com um provedor que é referência mundial em compras para hotelaria, com o foco de ofertar os melhores serviços/produtos, com qualidade, sustentabilidade e sob uma gestão de risco que garanta a segurança dos clientes. Um grande avanço em 2022 foi o crescimento da utilização e as melhorias realizadas nas Plataformas que integram o nosso Ecossistema Digital – o qual é o nosso grande foco para os próximos anos e é o nosso diferencial do mercado, pois consolidamos e disponibilizamos nossa oferta B2B de forma simples e objetiva para que todos tenham acesso, criando uma experiencia diferenciada. Assim, a gestão da cadeia de suprimentos de nossos clientes será mais efetiva operacionalmente e lucros reais poderão ser conferidos.
R.H – Quais são as expectativas de crescimento e consolidação da Astore nos próximos anos?
P.C – Nos próximos três anos, queremos consolidar a Astore como um modelo de negócio para além da hotelaria. Para o Brasil, e posteriormente a América do Sul, seguiremos o modelo de sucesso implementado na Europa, com um plano de negócio consistente, preços competitivos, e condições comerciais que englobem análise de riscos, sustentabilidade, qualidade e inovação customizadas para cada projeto. Essas metas nos possibilitarão, a longo prazo, desenvolver ainda mais a plataforma de marketplace digital e expandir nosso ecossistema para outros ramos como construções e reformas.
R.H – Quais serão os critérios que a Astore vai utilizar para homologar os fornecedores e como se dará o processo de compras?
P.C – O processo de compras da Astore se inicia com a análise da categoria e do mercado – ou seja, nossos especialistas visam entender quais as necessidades dos hotéis e quais categorias seriam mais benéficas, bem como qual a perspectiva de negócios e competitividade de preços, verificada a partir de análises de um grupo de três ou mais fornecedores.
A etapa seguinte é a de avaliação e negociação com o fornecedor, em que negociamos as melhores condições de atendimento para nossos clientes, realizamos uma criteriosa análise documental e financeira da empresa, avaliamos os riscos do acordo, adicionamos nossa minuta contratual referente à sustentabilidade e definimos o nível de serviço desejado.
As etapas seguintes do pós-homologação são a implementação e a divulgação do acordo, bem como a medição e o acompanhamento do fornecedor a fim de aplicar melhorias e realizar as revisões necessárias.
R.H – A sustentabilidade e responsabilidade socioambiental são preocupações da Astore?
P.C – Responsabilidade social e socioambiental constroem um dos pilares de sustentação e de expansão da Accor e, por consequência da Astore, que leva consigo muito da política da empresa onde se originou. O setor de turismo, hotelaria e hospitalidade tem se comprometido com questões relativas a ESG e Diversidade e Inclusão a cada ano que passa e, dessa forma, recebemos constantemente solicitações de grandes clientes com pedido de detalhamentos de nossas políticas de sustentabilidade e dados de performance socioambiental. Assim como nós queremos estar na mesma página com nossos clientes e hóspedes, eles também querem garantia de comprometimento com responsabilidades e sustentabilidade.
Atrelado a isso, dados de uma OTA parceira revelam que após a pandemia houve um aumento expressivo nas buscas e na utilização de filtros de busca “hotel sustentável”, e esse filtro muitas vezes passa a ter papel decisivo para o consumidor final.
R.H – Tem previsão de volume de compras a serem realizados por essa plataforma nesse e nos próximos anos?
P.C – Atualmente, a Astore é o maior provedor de soluções hoteleiras da América Latina e possuímos um Plano de Negócios para crescermos 100% nos próximos cinco anos, acompanhando o desenvolvimento do setor hoteleiro da região e visando dobrar o valor de R$1 bilhão de reais que é atualmente gerenciado em nosso ecossistema.