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Patrick Mendes retorna a Paris e Accor tem novo CEO na América do Sul

Thomas Dubaere que era COO Accor Northern Europe será o novo CEO da Accor para a América do Sul e Patrick Mendes assumirá como CCO – Chief Comercial Officer na nova estrutura, cuidando de toda a área de Vendas, Distribuição, Marketing e Fidelidade (programa ALL) da Accor

Essa informação faz parte de um comunicado interno que o CEO Mundial da Accor, Sébastien Bazin, enviou em que detalha a evolução da organização do Grupo Accor. Confira a seguir o comunicado na íntegra. “Após anos de uma profunda transformação de nosso modelo de negócios para asset light, estamos abrindo um novo capítulo em nosso roteiro estratégico. Nossa ambição permanece inalterada: desenvolver o maior e melhor ecossistema integrado de hospitalidade do setor. Nosso portfólio de marcas é único, nossa presença geográfica é a maior na indústria hoteleira, nossa cultura e os talentos que a trazem à vida são incomparáveis.

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Esse potencial agora deve ser liberado para beneficiar plenamente nossos parceiros e convidados. O espírito de conquista, que há 50 anos é um valor fundador do nosso Grupo, está alicerçado em um delicado equilíbrio que combina ousadia, agilidade e responsabilidade de cada um de nós.

Esta ambição deverá se refletir em todos os níveis da nossa organização, permitindo-nos apostar na execução do nosso roadmap e na plena concretização da transformação que realizamos, com disciplina e rigor reforçados e vontade de dar um novo impulso.

Um princípio fundamental tem guiado nossas escolhas organizacionais: foco no Grupo, em seu futuro de longo prazo, em seu desenvolvimento, seus pontos fortes e sua ambição, com uma mentalidade de responsabilidade e sendo leal ao valor humano de respeito que tem sido nosso desde a criação da Accor.

Patrick Mendes retorna a Paris e Accor tem novo CEO na América do Sul

Sebastien Bazin: “Nossa ambição permanece inalterada: desenvolver o maior e melhor ecossistema integrado de hospitalidade do setor” (Foto: SAHIC)

Esse princípio foi essencial para encontrar respostas justas e honestas para perguntas simples: quais são nossas fraquezas e como podemos remediá-las? Como podemos acelerar em nossas áreas de excelência? Como podemos fazer a diferença e garantir o crescimento futuro do Grupo e novos sucessos? Como criar valor para todos: Heartists, proprietários, comunidades, clientes e, em última instância, acionistas?

Resultou em três prioridades estratégicas: focar, simplificar e expandir.

FOCAR em nossas missões principais, atendendo proprietários e hóspedes, concentrando-se nos principais mercados e hotéis que geram a maior parte de nossas receitas, e dobrando nos segmentos e marcas que geram a maior parte de nossos lucros.

Em termos de organização, isso significa aumentar ainda mais a proximidade com nossos proprietários e hóspedes, garantindo um monitoramento rígido e disciplinado para reforçar a responsabilidade das equipes. Esta ancoragem local é um dos nossos ativos essenciais; isso nos diferencia da concorrência.

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É no terreno, o mais próximo possível dos nossos proprietários e clientes, que iremos apresentar as soluções adequadas e gerar cada vez mais crescimento.

SIMPLIFICAR as funções e responsabilidades de cada um de nós para eliminar a duplicação, aumentar a agilidade e capacidade de resposta e simplificar nossos processos de tomada de decisão e métodos operacionais.

As funções centrais terão como foco expertise, diretrizes, ferramentas e processos, tendo as operações locais total responsabilidade na tomada de decisões e sua implementação, alinhadas com as diretrizes, ferramentas e processos definidos pelo Grupo. Esta divisão de funções esclarecida será apoiada por objetivos detalhados e compartilhados e linhas de responsabilidade claras para que todos estejam equipados para conhecer, dominar e assumir sua contribuição na implementação de nossa estratégia e maximizar o desempenho do Grupo.

EXPANDIR: o tamanho do Grupo é um ativo para garantir a sua sustentabilidade e crescimento futuro. A cultura pioneira da Accor deve continuar viva. Como o setor de hospitalidade está enfrentando grandes desafios, não há melhor momento para aproveitar nossos pontos fortes.

Em termos concretos, esta ambição se traduz em uma mudança importante na nossa organização e suas funções atuais em torno de um Comex reestruturado, dois terços dos quais representam operações e um terço funções transversais.

  1. Oito polos geográficos estão sendo montados para reforçar a proximidade com nossos proprietários e hóspedes. Estes hubs ficarão diretamente ligados às funções centrais, com o desaparecimento da atual camada regional, encurtando assim os circuitos operacionais e de decisão entre o Grupo e os hotéis. Esses oito centros cobrem os principais mercados da Accor, geografias estratégicas e aqueles com maior potencial de crescimento. Os líderes desses oito polos serão os responsáveis diretos pela operação e crescimento do negócio.
  2. Vendas, Marketing, Distribuição e Fidelidade (SMDL) será agrupada sob a liderança de um Chief Commercial Officer, com as missões principais de impulsionar o desempenho de primeira linha, acelerar a implantação de ferramentas e serviços inovadores e de alto desempenho e otimizar a alocação de orçamento para maximizar eficiência e ROI ao nível do Grupo. A função de TI será executada de forma independente do SMDL, a fim de implantar uma visão consolidada de nossos sistemas e aprimorar nossa experiência em dados.
  3. Também estamos criando duas unidades de negócios separadas dedicadas aos segmentos de ultra luxo e estilo de vida (Lifestyle). Elas devem nos permitir responder melhor às características específicas destes segmentos de elevado potencial, além de nos proporcionar competências dedicadas e acelerar o desenvolvimento.
  4. Finalmente, CSR terá um papel central em nosso desdobramento estratégico. Desejo que nossos compromissos, tão presentes e visíveis nos últimos meses, sejam ainda mais fortalecidos e que possamos vive-los com o desenvolvimento sustentável e responsável no dia a dia de nossos negócios.

Em termos de governança, as linhas hierárquicas entre os hubs e as funções centrais foram revisadas para alcançar a verificação e o equilíbrio adequados, simplificar nossos processos de tomada de decisão e torná-los mais ágeis e eficientes, mantendo a consistência geral e melhorando o compartilhamento de melhores práticas dentro do Grupo.

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Os oito centros geográficos serão liderados por:

Europa
  • Maud Bailly, para Sul da Europa, incluindo França.
  • Duncan O’Rourke para o Norte da Europa, incluindo Europa Central e Oriental, e Rússia.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer sinceramente a Franck Gervais pela extensão da transformação que ele conduziu com sucesso nos últimos três anos, seu compromisso inabalável de desenvolver o grupo no seu maior mercado, e a um nível mais pessoal, pela qualidade de nossas trocas e sua sinceridade. Franck é um grande líder. Ele vai garantir a transição para esta nova organização antes de deixar o Grupo em busca de novos horizontes profissionais. Eu sei que seu futuro será brilhante.

Ásia
  • Simon McGrath para o Pacífico, incluindo Austrália e Nova Zelândia.
  • Gary Rosen para China.
  • Garth Simmons para o Sudeste Asiático, incluindo Japão e Coréia do Sul.

Michael Issenberg é um dos pilares da história da Accor. Por mais de 25 anos, Michael tem sido o arquiteto do nosso crescimento na região Ásia-Pacífico, onde o Grupo possuía 10 hotéis no final dos anos 80 e 1.200 atualmente, além do papel formidável que o Grupo desempenha na região.

Michael deixará a Accor após estabelecer esta nova organização para a região. Ele é um excelente profissional, por quem tenho um profundo respeito e admiração. A sua carreira e o Grupo são um só e sei que cada um de nós manterá a sua confiança e amizade.

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Em outras regiões
  • Mark Willis para a África e Oriente Médio, com a adição da Índia, Paquistão e Turquia
  • Heather McCrory para a América do Norte, América Central e Caribe
  • Thomas Dubaere para a América do Sul 
Para funções centrais
  • Patrick Mendes se tornará Chief Commercial Officer.
  • Steven Taylor permanece como Chief Marketing Officer.
  • Gaurav Bhushan nomeado como Head of Lifestyle Division.
  • Fabrice Carré será o responsável pela Estratégia.
  • Laurent Picheral será responsável pelo Solidarity Accor e o ALL Heartist Fund.

Nesta nova organização, o F&B será totalmente administrado dentro dos hubs geográficos. Amir Nahaï vai garantir a transição desta função. Ele tem sido um artesão incansável na reconstrução desta expertise ao serviço dos nossos hotéis e proprietários. A sua paixão, atenção aos detalhes e inteligência foram essenciais no desenvolvimento de uma oferta que posiciona hoje o Grupo como um dos melhores operadores de restaurantes e bares da indústria hoteleira. Continuaremos a trilhar o caminho que ele traçou.

Novos negócios continuam sendo essenciais para nossa mentalidade inovadora e ousada. Estamos entrando em uma nova fase de crescimento, combinando integração, desenvolvimento e parcerias. Após cinco anos na empresa, Thibault Viort irá embora. Ele trouxe uma ruptura necessária ao Grupo, que continuaremos a desenvolver em todas as nossas atividades.

Patrick Mendes retorna a Paris e Accor tem novo CEO na América do Sul

Steven Daines já passou pelo Brasil como Diretor de Operações da Accor Hospitality América Latina para as redes Ibis e Formule 1 – Foto – Divulgação

Steven Daines, na sua função de Head of T&C, será responsável por apoiar a implementação das equipes. Finalmente, para liderar esta nova organização, Chris Cahill e Jean-Jacques Morin trabalharão diretamente comigo na equipe de CEO.

Durante as últimas semanas, eu dediquei meu tempo para compartilhar essa nova organização e os princípios que a guiaram com cada um dos membros do Comex.

Gostaria de agradecê-los individualmente pela qualidade e abertura de nossas trocas. Nosso negócio e nosso Grupo contam com as mulheres e os homens que os constituem e com nossa capacidade coletiva de servir o Grupo e proteger seus interesses. Sei a gravidade das consequências dessas decisões para alguns membros de nossa equipe e agradeço as difíceis escolhas pessoais e profissionais que elas implicam. Elogio a confiança, o senso de responsabilidade e o compromisso inabalável de servir ao Grupo demonstrados por cada membro do Comex.

Na atual conjuntura, a velocidade é essencial para capturar totalmente a recuperação. Portanto, esta nova organização entra em vigor em 1º de outubro, com períodos de transição que podem durar mais.

Conto com o compromisso de todos em apoiar essas mudanças e, o mais importante, em continuar incansavelmente a servir nossos proprietários e hóspedes de maneira exemplar e dar vida aos nossos valores e ambições”.

Um caloroso agradecimento a todos vocês,

Sébastien Bazin

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