AconteceuÚltimas Notícias

Palestra fala sobre tendências na arquitetura da hospitalidade

O IMOBTUR 2022 promovido pela ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, reúne diversos meios de hospedagem, plataformas e operadores de aluguel por temporada, OTAs, startups de tecnologia e investidores na Amcham Business Center,  em São Paulo, recebeu Kardec Borges, Diretor Executivo da UNYT Arquitetura de Resultados e Lara Teixeira, Diretora de Design e Construção para América Latina e Caribe da Wyndham Hotels & Resorts, com moderação de Milene Abla, arquiteta, proprietária do VIVÁ Arquitetura e Presidente da AsBEA (SP) – Associação de Escritórios de Arquitetura para discutirem as tendências na arquitetura da hospitalidade.

Publicidade
Desbravador

Atualmente quando se fala em tendências é inevitável não citar a pandemia, que mudou a forma como as pessoas lidam com o cotidiano e isso sem duvida influencia na arquitetura. Milene destaca os assuntos que são tendências como os novos usuários, sustentabilidade, ESG, a busca por novas experiências, exponencial uso da tecnologia e como tudo isso pode agregar na hospitalidade. Lara Teixeira é Hospitality Design Manager com mais 20 anos de experiência em planejamento, orçamento, design, compras e desenvolvimento de projetos para operação de hotéis e resorts. “Desde o primeiro momento planejamos para que o hotel seja o mais operacional possível. A definição de materiais e produtos, como o hóspede vai se sentir nesse hotel, como os ambientes convergem, quais as necessidades dos hóspedes,  buscando sempre a integração de espaços”.

Palestra fala sobre tendências na arquitetura da hospitalidade
Milene Albla, Presidente da AsBEA (SP) e proprietária do VIVÁ Arquitetura foi moderadora do painel
Publicidade
Ameris

Kardec é especialista em projetos urbanísticos e arquitetônicos para empreendimentos residenciais, offices, comerciais e hoteleiros. “Precisamos pensar na nova demanda da hotelaria nacional, o novo comportamento e como projetar para atender essas necessidades. Nossa hotelaria era padrão. Poucos hotéis pensavam na experiência do hóspede”.

Projeto com propósito

Kardec ainda traz um ponto interessante que é montar um roteiro para desenvolver o projeto. “É preciso entender todo o contexto. O hóspede compra o destino e então ele procura um meio de hospedagem. Precisamos avaliar como o hóspede se relaciona com o ambiente, com as áreas comuns, com os quartos. O hotel precisa ter um proposito, uma história, dialogar com o local no qual está inserido, criar experiências. Esse é o grande valor que o hotel pode agregar”, avalia o arquiteto.

Palestra fala sobre tendências na arquitetura da hospitalidade
Lara Teixeira: “Desde o primeiro momento planejamos para que o hotel seja o mais operacional possível”

Lara ainda fala sobre os espaços mal aproveitados, os moveis que não eram úteis. “O hotel tem que ser flexível, os espaços precisam ser flexíveis para poder atender diversos tipos de público. Não é mais preciso ter um espaço para cada atividade, eles precisam  ser polivalentes”. Outra questão abordada é a questão da geração millenials e como o uso das redes sociais serve como base de referência. “Por isso é importante pensar em ambientes instragramáveis, que vão estar nas redes sociais, porque essas experiências serão compartilhadas. É preciso estar atento a esse público. Começa a trabalhar a experiência do hotel desde o master plan, a arquitetura é importante para isso”, explica Lara. “O cliente vai procurar uma hospedagem no qual ele conversa com o local, para isso buscamos a personalização”, conclui a arquiteta.

Sustentabilidade

Para Kardec a sustentabilidade é o que está além da porta do hotel, como o hotel se relaciona com a comunidade. “Como posso trazer a experiência lá de fora para dentro, eu consumo da comunidade local, eu faço parte dessa cadeia produtiva. A sustentabilidade não é só o prédio, a construção, são as práticas do empreendimento”, conclui.

Palestra fala sobre tendências na arquitetura da hospitalidade
Kardec Borges: “Precisamos pensar na nova demanda da hotelaria nacional”

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Denise Bertola

Denise Bertola - Repórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA