Responsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

MTur oferece cursos para impulsionar acessibilidade no turismo

As ofertas de qualificação refletem o compromisso contínuo com a segurança e a qualidade da indústria do turismo nacional

O turismo é uma indústria dinâmica e em constante evolução, e o Ministério do Turismo está acompanhando esse processo, além de ser comprometido com a promoção de iniciativas que aprimorem a experiência dos viajantes. Pensando nisso, três cursos oferecidos pelo MTur destacam-se por abordar questões essenciais relacionadas à acessibilidade, inclusão e qualidade na prestação de serviços turísticos.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Ao abordar aspectos essenciais, como segurança, acessibilidade e inclusão, essas iniciativas visam não apenas melhorar a experiência do turista, mas também construir uma indústria do turismo mais consciente e sustentável.

Conheça um pouco mais cada um deles:

Publicidade
Harus

Condutor de Turismo Náutico (CTN)

O curso de Condutor de Turismo Náutico é uma iniciativa destinada a profissionais de turismo náutico devidamente registrados que realizam atividades em ambientes aquáticos. Com um enfoque especial nas normas de segurança, ecoturismo responsável e técnicas de comunicação específicas para esse ambiente, o curso visa garantir que os condutores ofereçam uma experiência única e segura aos turistas que buscam explorar destinos costeiros e marítimos.

Este curso não apenas promove a segurança durante as atividades turísticas náuticas, mas também destaca a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, promovendo um turismo sustentável e consciente. Mas, o curso é exclusivo para aqueles que detêm a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e que possuem a formação no curso Especial de Segurança de Embarcações e Passageiros (ESEP).

Publicidade
Desbravador

Audiodescrição e Turismo Acessível

Em um esforço contínuo para tornar o turismo acessível a todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas, o Ministério do Turismo oferece o curso de Audiodescrição e Turismo Acessível. Esse curso destaca a importância da inclusão e acessibilidade na indústria do turismo, capacitando profissionais a tornar seus serviços mais acessíveis a turistas com deficiência visual ou auditiva.

Os participantes aprendem técnicas de audiodescrição, estratégias para a criação de ambientes acessíveis e práticas inclusivas que contribuem para a construção de destinos turísticos verdadeiramente acolhedores. Esse curso não apenas cumpre as diretrizes de acessibilidade, mas também promove a conscientização sobre a importância de tornar o turismo uma experiência inclusiva para todos.

Publicidade
GTA

Orientação e Mobilidade de Pessoas Cegas em Ambientes Urbanos

Reconhecendo a importância da autonomia para as pessoas cegas ou com baixa visão, o Ministério do Turismo oferece o curso de Orientação e Mobilidade de Pessoas Cegas em Ambientes Urbanos. Esse curso visa capacitar profissionais do turismo a fornecer suporte adequado e a criar ambientes urbanos acessíveis para turistas cegos.

Ao compreender as necessidades específicas desses turistas, os participantes aprendem estratégias de orientação, mobilidade e comunicação que permitem a criação de itinerários acessíveis e seguros em ambientes urbanos. Além disso, o curso aborda a importância da sensibilização para promover uma cultura turística mais inclusiva e acolhedora.

Para mais informações, clique aqui.

 

Publicidade
Clima ao Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA