MTur celebra Dia do Hoteleiro e disponibiliza financiamentos
Em homenagem ao Dia do Hoteleiro, o MTur disponibilizou financiamentos pelo Fungetur e ainda ampliação da visibilidade, com o Cadastur
Uma das formas de suporte do MTur ao segmento, priorizada no Dia do Hoteleiro, é o acesso a financiamentos do Fungetur – Fundo Geral de Turismo, que disponibiliza crédito em condições diferenciadas a empreendimentos turísticos privados. Somente neste ano, meios de hospedagem de todo o país já captaram R$ 55,5 milhões por meio do Fungetur, o que permitiu avançar no aprimoramento dos locais, com recursos para aquisição de máquinas e equipamento, a realização de obras e capital de giro.
No Dia do Hoteleiro, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, parabeniza os trabalhadores do segmento que contribuem para qualidade do receptivo brasileiro. “Este é um importante reconhecimento a quem acolhe o turista no seu estabelecimento e que é responsável, em grande parte, pelo sucesso de uma viagem – além do retorno do visitante. Essa boa impressão ajuda a atrair mais turistas aos nossos destinos, favorecendo ainda o desenvolvimento econômico das regiões e a geração de emprego e renda”, aponta.
O Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) é outra ferramenta do MTur que favorece o fortalecimento da categoria, que, por Lei, tem o registro como obrigatório.
Atualmente, 16.035 meios de hospedagem estão inscritos no Cadastur, desfrutando de benefícios como visibilidade – o sistema serve como fonte de consulta de atividades regulares por turistas – e a contratação de financiamentos do Fungetur, que exige registro ativo no Cadastur.
O Ministério do Turismo também promove a atração de recursos privados ao ramo. Projetos de meios de hospedagem constam do Portal de Investimentos do órgão, plataforma digital com oportunidades de negócios no turismo nacional e que procura aproximar empreendedores e o poder público.