Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Monte Verde (MG) celebra o Dia do Turismo Ecológico

Data será comemorada em 1º de março e a região prepara atrações especiais em programas ao ar livre no tradicional destino turístico

Dono de uma farta natureza em meio a uma condição geográfica privilegiada, na qual está localizado a mais de 1.600 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) tem motivos de sobra para voltar a celebrar o Dia do Turismo Ecológico, em 1º de março. A data cai em uma sexta-feira neste ano e o distrito de Camanducaia está preparando atrações especiais para receber os turistas na abertura do final de semana e também ao longo de todo o próximo mês em rotas que atravessam as áreas rurais do vilarejo mineiro.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Uma das organizadoras do passeio ciclístico “Pedal Luz”, ocorrido em janeiro, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) continua investindo na realização de eventos de esportes de aventura no tradicional destino turístico do Sul de Minas e exalta os inúmeros atrativos proporcionados pelas paisagens locais para a prática de programas ao ar livre.

Rebecca Wagner, Presidente da MOVE, entidade que atualmente conta com mais de 40 agências de passeios associadas, comenta que, “em abril iremos promover o ‘Desafio de Trail Running Serra dos Poncianos’ e no final do ano o ‘Pedal nas Montanhas’. E uma das razões para essas provas poderem acontecer é a de que Monte Verde se destaca como um excelente lugar para o turismo ecológico. Quem visitar o distrito vai se encantar com as belíssimas rotas dos trajetos oferecidos aqui”, diz.

Monte Verde (MG) celebra o Dia do Turismo Ecológico
Monte Verde vai comemorar o Dia do Turismo Ecológico com várias atrações – Divulgação.
Publicidade
Clima ao Vivo

Fazenda Esperança e Pedra Redonda

A agência Marchadores Fora da Estrada oferece passeios personalizados e está com uma série de trajetos com descontos para o Dia do Turismo Ecológico. Um deles vai até a Fazenda Esperança, fundada em 1882 e que tem entre os seus atrativos uma enorme araucária de mais de 400 anos e um restaurante com a tradicional comida mineira. Já uma outra travessia é a que vai até a trilha da Pedra Redonda, onde é possível desfrutar de uma vista de 360º do horizonte na Serra da Mantiqueira. E o programa inclui um city tour realizado em um jipe com tração 4×4.

Tirolesa e quadriciclo na Fazenda Radical

Outras duas opções de programas interessantes de serem feitos em meio à natureza de Monte Verde são os da descida da tirolesa e os passeios de quadriciclo, oferecidos pela agência Pôr do Sol e realizados na Fazenda Radical. Na primeira dessas atividades, o turista percorre um caminho de 1.050 metros, a mais de 75 metros de altura, atravessando belas paisagens sentado em uma cadeirinha e segurando as duas alças presas ao suporte que é preso ao cabo de aço pelo qual o equipamento desliza. Já os passeios de quadriciclo, com duração média de uma hora, são feitos com a ajuda de um guia que conduz as rotas que passam por dentro das trilhas da vegetação local.

Publicidade
Fispal

Caminhada na travessia dos picos

Mais uma boa alternativa de passeio em Monte Verde é o da travessia dos picos, oferecido pela agência Companhia 4×4 e que consiste em cerca de três horas e meia de caminhada em um trajeto de  cinco quilômetros, passando pelas belezas naturais da Pedra Redonda, do Chapéu do Bispo e do Platô. As áreas das trilhas desses locais são administradas pela MOVE, cujas melhorias e manutenções promovidas estão permitindo que os percursos ocorram com segurança. Os turistas são inicialmente levados de jipe até a base da montanha antes de seguirem a pé. Conduzidos por guias, eles podem desfrutar das vistas da Serra da Mantiqueira no percurso.

Publicidade
Desbravador

Piquenique no Bosque Gato de Botas

Tradicional programa ao ar livre, o piquenique é uma opção interessante para quem pretende aliar o prazer gastronômico ao passeio na natureza. E um dos locais que permite essa atividade em Monte Verde é o Bosque Gato de Botas, que é público e está aberto para visitação diariamente. Diversas agências de passeios oferecem pacotes com esse tipo de programa. Entre elas está a Lino Tour, que dá a alternativa ao turista de percorrer a trilha da Pedra Redonda e depois curtir um piquenique no Gato de Botas com uma cesta já preparada pela agência de alimentos e bebidas.

Publicidade
Anuncie conosco

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA