Trade

Ministério do Turismo assina acordo pela competitividade

O Ministério do Turismo, o Sebrae e a Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo acabam de assinar um acordo de cooperação técnica pela competitividade no setor turístico. O compromisso foi firmado hoje (1), às 11h30 pelo Ministro do Turismo Gastão Vieira, o Presidente do Sebrae, Luiz Barreto e Flávio Dino, Presidente da Embratur. O acordo prevê investimento em estudos técnicos, cursos, certificações e seminários para estimular o crescimento e desenvolvimento do setor.

O novo acordo de cooperação prevê a implantação do Programa de Competitividade do Turismo Brasileiro, a partir de fatores como infraestrutura, serviços e equipamentos, políticas públicas, marketing e promoção do destino, além da economia local. A aplicação do índice permitirá o planejamento do setor por gestores públicos.

 

Estão previstas ainda pesquisas sobre os serviços de hospedagem, impactos da alimentação fora do lar na economia e de agências de viagem, a elaboração de um guia do empreendedor e estudos de investimentos no setor do turismo.

Outras ações que fazem parte do acordo são a qualidade de gestão, com a realização de seminários de sensibilização e mobilização empresarial, normatização e certificação para o setor de alimentação fora do lar e os meios de hospedagem, o turismo de aventura e o ecoturismo, e o fomento ao turismo no entorno de unidades de conservação. O objetivo é certificar os pequenos negócios segundo requisitos da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Nas ações de promoção e acesso a mercados, o acordo pretende fomentar o Prêmio Nacional de Turismo, como reconhecimento às melhores práticas no setor e ampliar a aplicação da metodologia “Economia da Experiência” em novos destinos, com a realização de viagens técnicas a destinos nacionais e internacionais de reconhecida excelência.

O termo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae tem validade de quatro anos, podendo ser prorrogado por termo aditivo. As instituições signatárias tem um histórico de mais de cinco anos de trabalhos conjuntos oficialmente. O primeiro acordo firmado entre elas data de 2007.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA