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Mercado de cosméticos veganos deve crescer 56% até 2030

Segundo a Harus, líder no mercado de amenities, itens livres de produtos de origem animal são hoje grande sucesso entre meios de hospedagem; mercado valerá US$ 25 bilhões em 7 anos

O mercado de cosméticos veganos irá crescer 56% até 2030, chegando a US$ 25,1 bilhões, segundo pesquisa da Coherent Market Insights. A expansão será impulsionada pelo aumento da preocupação dos consumidores com a saúde e o bem-estar, além da busca por rótulos e marcas mais sustentáveis. Na hospitalidade, o reflexo desses hábitos nas escolhas dos viajantes vem atraindo também a atenção dos meios de hospedagem para esses produtos.

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Para atender a essa demanda, a Harus, marca líder no mercado brasileiro de amenities, lançou em 2021 uma linha vegana completa, com itens para corpo, cabelos e higiene pessoal. “Desde então, a participação dos produtos no faturamento da companhia só cresceu. Hoje, eles são um sucesso de vendas”, afirma Luiz Roberto Magrin Filho, Diretor-geral da Harus.

Parte da marca Alma Brasil, a Linha Vegana inclui shampoo, condicionador, sabonete líquido, loção hidratante e sais de banho, todos 100% naturais e livres de produtos de origem animal. Inclui ainda pente de madeira, escova de dentes de bambu e cotonetes com hastes de papelão, entre outros – sempre embalados em papel vegetal certificado.

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Os produtos veganos (que terão novidades ainda em 2023), contudo, não são o único fruto dos esforços da companhia para atender às exigências ambientais do mercado e de seus hóspedes. “Está no DNA da Harus buscar inovações e desenvolver produtos que estejam de acordo com as principais tendências e demandas do consumidor. Como parte disso, temos uma preocupação constante em gerar menos impacto ambiental com nossos produtos”, diz o empresário.

Mercado de cosméticos veganos deve crescer 56% até 2030
A linha de produtos veganos da Harus já é destaque na indústria hoteleira (imagem divulgação)

A Harus apresentou ao mercado a linha Sólido, com produtos 2 em 1 (shampoo e condicionador) em barra, eliminando o uso de plástico. Além disso, sua linha própria de amenities da Harus é 100% biodegradável e não testada em animais, e a empresa está substituindo gradualmente as embalagens plásticas de sabonetes e acessórios por papel biodegradável certificado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Os frascos, por sua vez, são produzidos com PET reciclado ou polietileno com o selo Plástico Verde.

O Diretor da Harus explica: “Nós também estamos apostando na ampliação do portfólio dispensers, que já são uma tendência na hospitalidade mundial. Os dispensers reduzem o descarte de embalagens no meio ambiente, ajudam a diminuir o desperdício e são vantajosos para nossos clientes, já que garantem economia de custo de entre 35% e 75%”. Eles proporcionam ainda redução de espaço em estoque e agilidade na arrumação dos quartos.

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As iniciativas sustentáveis também integram as novas parcerias. Em 2022, foram lançadas as linhas Harus by Carla Guerra e Harus by Regina Segui. Unindo o know-how da Harus e das embaixadoras, elas foram desenvolvidas com ingredientes naturais e fórmulas biodegradáveis, livres de parabenos, óleos minerais e silicones.

Magrin finaliza: “Não é só porque os hóspedes estão mais exigentes ou o mercado está cobrando boas práticas ligadas ao ESG. Ter uma operação mais sustentável é do interesse de todos e, ainda, pode gerar impactos financeiros positivos para o setor. Todos saem ganhando”.

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